Portugueses estão a comprar menos automóveis… ou talvez não – janeiro de 2018

Olhando sem informação adicional para as estatísticas divulgadas pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) referentes à venda de automóveis em janeiro de 2018, poderiamo concluir que os Portugueses estão a comprar menos automóveis pois registou-se uma queda do número de veículos registados em janeiro de 2018 face a janeiro de 2017.

Ao todo, entre ligeiros e pesados, venderam-se 18.050 em janeiro de 2018. Mas, na realidade, a própria ACAP reconhece que os números deste mês podem estar a dar uma ideia errada do que se passou no mercado de venda de automóveis pois: “Com efeito, um problema com origem no sistema informático da Autoridade Tributária, tem impedido a normal emissão de matrículas, existindo casos em que os operadores representantes legais de marcas de automóveis liquidaram o Imposto Sobre Veículos não tendo, no entanto, sido atribuídas as matrículas.

Os próximos meses irão permitir ter uma imagem mais clara sobre a tendência para 2018.

Para já, registaram-se quedas nas vendas registadas em todas as categorias, com especial destaque para a de veículos pesados que viu as vendas homólogas diminuírem 4,9% (as vendas somaram 702 veículos).  A categoria dos comerciais ligeiros foi a que apresentou a queda menor: 1,0% (venderam-se 2.454 automóveis).

A categoria de veículos ligeiros de passageiros registou uma queda de 2,1% e foi responsável pala aquisição de 14.894 automóveis ou seja, 82,5% do total de veículos automóveis vendidos no primeiro mês do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *