Declaração IRS 2018 já não se fará com Java

A declaração IRS 2018 já não se fará com Java, o software utilizado durante largos anos pela aplicação de entrega do IRS por parte das Autoridade Tributária e Aduaneira.

Quando os contribuintes começarem a aceder ao Portal das Finanças a partir de 1 de abril de 2018 para confirmar dados e/ou preencher a sua declaração de IRS de 2018 relativa a rendimentos de 2017, já não serão direcionados para uma aplicação suportada por linguagem java, Ou seja, problemas como o que aqui descrevemos “Chrome e Edge Não Permitem Entregar IRS” deverão ter deixado de existir.

Esta mudança faz antever que desaparecerão muitos dos problemas de compatibilidade de sistemas, antivírus e de navegadores de internet que durante muitos anos tem feito perder tempo e paciência a muitos contribuintes.

Esta alteração é particularmente oportuna num ano em que é já difícil encontrar browsers de internet compatíveis com java e num ano em que, pela primeira vez, todos os contribuintes são obrigado a entregar a declaração de IRS pela internet.

Segundo divulgado pelo sítio pplware, a nova aplicação de entrega de IRS baseia-se em html complementado por javascript desaparecendo todos os java applets habituais.

A prática nos dirá se os problemas do passado terão herdeiros ou se, pelo contrário, todo o processo será agora mais suave e simples.

Recomendamos a leitura destes artigos adicionais sobre o IRS e a Declaração IRS 2018:

5 comentários

Deixar uma resposta