Como saber quanto tempo de fidelização ainda lhe resta?

Como saber quanto tempo de fidelização ainda lhe resta? Esta é uma pergunta cuja resposta fácil e rápida muito poderia ajudar os consumidores fidelizados em contratos com prestadores de serviços vários e é uma resposta que os consumidores de telecomunicações vão passar a poder ter por imposição de uma decisão recente do regulador do setor, a ANACOM.

A Autoridade Nacional das Comunicações – ANACOM impôs aos operadores de telecomunicações que divulguem, junto de todos os consumidores, um conjunto de informação adicional omissa até aqui, a de forma gratuita e regular como seja:

  • A data em que termina o período de fidelização;
  • Quais os encargos a suportar pelo cliente caso pretenda rescindir assumindo como referência a data da emissão da fatura.

 

Esta intenção da ANACOM foi revelada no início de junho, seguindo-se um período de 20 dias de consulta pública e deverá ser sujeita a uma decisão final no início de julho de 2018.

A obrigação de divulgação, em todas as faturas, da informação sobre o período de fidelização e sobre os encargos de rescisão insere-se num pacote de obrigações que a ANACOM definiu no sentido de garantir que os clientes passem a ter de forma fácil e gratuita mais informação sobre a sua relação e cumprimento contratual face ao serviço de telecomunicações. Entre outros detalhes, os operadores deverão também garantir que divulgam na fatura os contactos adequados para o cliente poder reclamar se detetar algum problema na fatura.

Toda esta informação poderá ser importante para capacitar o cliente de mais meios para poder renegociar o próprio contrato, antecipando em devido tempo quando este terminará e evitando dissabores como por exemplo descobrir que a fatura disparou porque os descontos acordado no início da fidelização terminara. Descontos esses que, muito provavelmente, serão repostos se o cliente tomar a iniciativa de iniciar uma nova negociação.

A este propósito recomendamos o artigo Dicas para renegociar o contrato de telecomunicações. e ainda este coleção que lhe poderá ser útil sobre Telecomunicações.

Logo que haja novidades sobre este tema daremos delas notícia no Economia e Finanças.

Um comentário sobre “Como saber quanto tempo de fidelização ainda lhe resta?

  1. Uma excelente medida registando na fatura mensal a data do terminus do período de fidelização das operadores de telecomunicações, evitando-se assim um aproveitamento das mesmas, quando chegar ao fim desse período.
    Mas não é tudo. Terminado meu período de fidelização, solicitei à minha operadora (NOWO) o cancelamento do contrato que tinha com a mesma. Estabeleceram um prazo de 30 dias para para cancelarem esse contrato, devendo fazer entrega nos CTT da one Box mais os acessórios. Assim fiz, mandei a One Box para a NOWO em 17de maio. No final do mês de Junho recebi uma fatura de €33,00. Como estou a pagar um serviço que não utilizei, até 15 de Junho, uma vez que a OneBox estava em poder deles a partir de 17 de Maio? É uma roubalheira descarada. Aprendem depressa o que esta sociedade de governo lhes ensina e que são as vitimas
    pagadoras quase com mudanças diárias da austeridade de que tanto apregoavam. Eu creio que a partir de 2010 nunca tive um centimo de aumento. Nem os partidos de governo viveram com tanto luxo.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.