Como poupar com o crédito habitação?

Com a subida da concessão de crédito a habitação é natural que o interesse das famílias portuguesas vá aumentando em torno deste produto. Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas para encontrar o melhor banco para o seu crédito habitação.

 

Quais os melhores spreads?

O spread é um indicador muito seguido no que toca ao crédito habitação. Depois de consultar a tabela de melhor spread e taeg constatamos que os bancos com o spread mínimo mais competitivo são o Santander e o Bankinter. No entanto, chamamos a atenção para a necessidade de olhar para algo mais do que para o spread, daí a referência à TAEG que como sabemos incorpora todos os outros custos.

 

Como conseguir baixar a TAEG?

O fator fundamental quando falamos de créditos quaisquer que estes sejam, é analisar a TAEG do crédito. Esta taxa inclui diversos custos, sendo os mais expressivos os custos com seguros, nomeadamente o seguro de vida do crédito habitação. Assim, uma dica que deixamos prende-se com a tentativa de negociar o seu crédito habitação excluindo a obrigatoriedade de contratar o seguro de vida. Sim, o spread irá ser ligeiramente superior (apesar de existirem bancos que lhe permitem contratar o seguro fora sem agravamento) mas o seu custo mensal será inferior.

 

Serão os spreads mínimos um indicador fiável?

Esta é outra questão importante. Os spread mínimos são um indicativo da agressividade comercial do banco. No entanto, exigem alguma negociação e cedência por parte dos clientes. O que podemos sugerir é que consulte diversos bancos e que negoceie. Nos dias que correm os bancos estão mais agressivos o que implica que conseguem oferecer melhores condições para garantir a fidelização do seu cliente.

 

Tem atualmente um crédito habitação?

Se tem atualmente um crédito habitação o que sugerimos é que contacte o seu banco e que peça a revisão do seu spread. A primeira resposta será que é impossível ou remetem-lhe para uma análise que com grande probabilidade será demorada e infrutífera. Insista. Exija e negoceie. É possível poupar muito dinheiro com a redução do spread.

Uma segunda alternativa passa por transferir o seu crédito habitação para outra instituição. Nestes casos pode inclusivamente beneficiar de spreads inferiores aos spreads mínimos bem como beneficiar da isenção de muitas comissões que normalmente são praticadas.

Artigo patrocinado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *