5 marcas que ganharam e perderam mais quota no mercado automóvel – JAN a ABR 2018

Completado o primeiro quadrimestre de 2018 fomos explorar um pouco mais as estatísticas preliminares da ACAP relativas às vendas de veículos automóveis ligeiros de passageiros com vista a identificar as 5 marcas que ganharam e perderam mais quota no mercado automóvel.

E as conclusões são um pouco surpreendentes dado que revelam alguns grandes vencedores e alguns grandes perdedores pouco habituados a estes registos.

 

5 marcas que ganharam mais quota no mercado automóvel

Entre os grandes vencedores, até ao momento, destaca-se a Toyota que, nos primeiros quatro meses de 2018, ganhou quase 1 ponto percentual de quota vendo as suas vendas disparar 38,7% e ultrapassando a Ford, a Seat e a Audi, no acumulado de vendas, face ao que sucedia no final do primeiro quadrimestre de 2017. A Toyota é agora o 10º maior vendedor de veículos automóveis em Portugal.

TOP 5 Marcas de Automóveis que Ganharam Quota JAN ABR 2018

TOP 5 Marcas de Automóveis que Ganharam Quota JAN ABR 2018Outra marca subir no ranking das mais vendidas é a Nissan que com quase mais 1000 veículos vendidos (+22,5%) do que em igual período de 2017, ascendeu à 5ª posição, ganhando três posições. A Nissan ultrapassou assim a Volkswagen, a BMW e a Opel.

Seat e Citroen, ambas registaram aumentos das vendas superiores a 20% tendo assim sido as 3ª e 4ª marca que mais quota de mercado ganharam, no entanto, não mudaram de posição no ranking mantendo-se como 12ª e 9ª marcas com mais vendas, respetivamente.

O último destaque entre os ganhadores vai para a Jeep que completa o TOP 5. A Jeep passou de umas insignificantes 18 unidades vendidas nos primeiros quatro meses de 2017 para umas respeitáveis 429, um aumento de mais de 2000% que a coloca na 24ª posição, à frente de marcas como a Alfa Romeu, Jaguar, Land Rover, entre outros. Há um ano era a 32ª marca no ranking.

 

5 marcas que perderam mais quota no mercado automóvel

Do lado dos perdedores impressiona a escala da queda, em especial da Volkswagen e da Audi, empresas do mesmo grupo. Nos primeiros quatro meses de 2018 a queda de vendas em cada uma destas marcas superou um valor acumulado de 1000 veículos, isto num contexto em que as vendas cresceram, em média, 6,4%, no conjunto do mercado de veículos automóveis. A Volkswagen vendeu menos 17,8% automóveis e a Audi registou uma queda de 34,6%. Com este registo a Volkswagen sai da 3ª posição do pódio das mais vendidas e cai para 8º lugar e a Audi de 10º para 15º.

TOP 5 Marcas de Automóveis que Perderam Quota JAN ABR 2018
TOP 5 Marcas de Automóveis que Perderam Quota JAN ABR 2018

No TOP 5 das empresas que perderam mais quota de mercado só quatro registaram uma redução efetiva do número de veículos vendidos, além das duas já referidas, juntam-se-lhe a BMW com uma queda de 1,5% nas vendas e a Skoda com uma queda muito superior (36,7%) mas que, em função de ocupar um lugar muito mais modesto do ranking geral de marcas mais vendidas acaba por perder menos quota de mercado. Quanto a estas duas marcas a posição no ranking manteve-se praticamente igual.

A campeã de vendas em Portugal, a Renault, apesar de ter conseguido vender mais 4,8% de veículos do que em igual período de 2017 não escapa a este ranking dos perdedores já que ocupa a 5ª posição, tendo sido a 5ª empresa a perder mais quota de mercado. Ainda assim, a Renault continua a liderar destacada o top de vendas nacionais, sendo responsável pela venda de 13,74 vendas em cada 100. A Peugeot, 2ª classificada, tanto em 2017 como em 2018, encurtou a distância já que tem um crescimento acumulado das vendas superior à Renault e à própria média do mercado, concretamente, 10,4%

 

Pode-lhe interessar:

Sabe como encontrar o proprietário de um automóvel só tendo a matrícula

Veja aqui mais informação sobre a venda de automóveis em Portugal.

Deixar uma resposta