Melhores taxas de juro de depósitos a prazo

5 dicas para poupar dinheiro para viajar

Tendemos a olhar para o nosso orçamento familiar com algum ceticismo. Achamos que não há nada a fazer ou que não podemos alterar o nosso estilo de vida. A ideia de “apertar o cinto” porque o “país está de tanga” acabou por gerar alguma desconfiança. Apesar de muitos viverem no limite, há algumas dicas que podem fazer a diferença se quer poupar dinheiro para viajar.

 

É possível viajar!

Viajar traz consigo um enriquecimento pessoal de grande valor. Toda a experiência, a abertura de horizontes, o conhecimento de novas culturas… É de facto um privilégio poder conhecer novos povos e culturas. Tem, claro está, um custo associado.

É preciso mudar um pouco o nosso “sistema de crenças” – aquilo que acreditamos que somos capazes ou que vamos conseguir – ter a motivação para experimentar e começar a obter os primeiros resultados. Depois disso, é um caminho a trilhar todos os dias – poupar dinheiro com objetivos muito específicos é sempre mais fácil e altamente recomendado.

 

Abra uma conta poupança ou use um mealheiro

Uma estratégia de grande sucesso passa por abrir uma conta poupança separada da sua conta à ordem. Tornar o processo automático e fazer uma poupança orientada. Se poupar 8 euros por semana, ao fim de um ano serão quase 400 euros poupados.

Imagine como retirar à sua rotina esses 8 euros por semana. Será que exige assim tanto esforço? Já imaginou que se colocar as moedas que lhe sobram na carteira todos os dias é capaz de poupar bem mais do que 8 euros semanais e sem se dar conta? Se quiser saber como poupar dinheiro sem esforço poderá começar por analisar qual a melhor conta à ordem disponível atualmente.

 

Poupe (muito) nos transportes

É cada vez mais comum a economia da partilha. A mobilidade do futuro é a da partilha e cada vez mais a malta nova olha para a propriedade com outros olhos. Para quê ter um carro (com todos os custos associados) se pode usar o carro dos outros e poupar muito dinheiro? Porquê perder tempo no trânsito se pode deslocar-se de bicicleta ou de trotinete elétrica? Salvaguardando as devidas cautelas (porque não queremos que parta a cabeça contra o passeio).

 

Já ouviu falar dos movimentos de couchsurfing?

Esta forma de viajar implica que tenha um sofá ou um quarto em sua casa para receber viajantes a custo zero. Troca experiências e ganha a oportunidade de ser acolhido noutros países. É certo que exige um espírito de partilha e de aventura e que escolha bem quem deixa entrar em sua casa. Mas diz quem experimentou que as experiências são muito gratificantes pois consegue conhecer um novo país integrado nos hábitos locais e na vida real das pessoas.

Estas plataformas não são apenas para jovens ou solteiros. Muitas famílias com filhos já experimentaram e gostaram. Espreite estas plataformas e veja se fazem sentido.

 

Troque ou arrende a sua casa

Um tipo de oferta em que pode ir de férias para casa de alguém e oferecer a sua casa em troca, em sites como o Guest to Guest, o Troca Casa, o Troque de Casa ou o InterVac. Há outros, como a Check In Check Out, Home Away e Lovely Stay, em que uma empresa trata do aluguer da sua casa a turistas enquanto viaja ou ao fim de semana, sem preocupações, cobrando-lhe uma taxa.

Se tiver disponibilidade, pode tratar de tudo diretamente e sem recorrer a intermediários em sites como o Airbnb. Há também simuladores, como o Elliot and Me, onde poderá ver, por morada, quanto pode render a sua casa, consoante a época do ano. Se tiver uma segunda casa para onde possa ir ao fim-de-semana (no Verão, por exemplo), e desocupar a sua para turistas, ou arrendar a sua segunda casa, pode obter algum lucro e poupar para o próximo destino de férias.

 

Corte nos jantares e saídas múltiplas

Os nossos hábitos culturais levam-nos a multiplicar jantares e saídas à noite. São saudáveis os hábitos de convívio no sul da Europa. O problema é que é muito fácil gastar muito dinheiro com isso. Tente limitar esses gastos aos jantares/noites que são mesmo importantes, com as pessoas mais próximas. Vai mesmo a 5 ou 6 jantares de Natal com amigos este ano? Pode contornar isso com o tradicional café, há sempre maneira. Poupará muito.

Para quê adaptar o seu estilo de vida e cortar custos? Se quiser viajar e se os recursos são escassos, terá de cortar custos para poupar dinheiro. Nunca se esqueça que todo o dinheiro poupado pode ser usado por si para o que bem entender.

Veja também como poupar dinheiro no seu crédito habitação.

 

Artigo patrocinado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *