Zona Euro cresceu 1,7% no primeiro trimestre de 2017

Passados 30 dias do final do trimestre de referência, o serviço de estatísticas oficiais da União Europeia, o Eurostat divulga uma estimativa preliminar sobre o Produto Interno Bruto (PIB) na União Europeia e na Zona Euro (19 países). Essa estimativa indica que a economia da Zona Euro cresceu 1,7% no primeiro trimestre de 2017, enquanto a União Europeia, ainda com 28 países, terá crescido 1,9%, isto sempre por comparação com o mesmo trimestre de 2016.

Face ao trimestre imediatamente anterior a zona euro viu o seu PIB aumentar 0,5% (na UE cresceu 0,4%).

Estes valores revelam uma ligeira desaceleração do ritmo de crescimento do PIB quando se comparam os mesmos indicadores apurados para o último trimestre de 2016. Note-se que esta informação foi sujeito a um procedimento de correção de sazonalidade.

Para apurar esta estimativa preliminar o Eurostat recorre, entre outros, a informação ainda não divulgada mas já disponibilizada internamente por vários estados membros.

Em Portugal, a estimativa rápida com difusão pública, relativa ao primeiro trimestre de cada ano será conhecida em meados do mês de maio, 45 dias após o fim do trimestre de referência (a 15 de maio de 2017 pelas 9h30m no caso do primeiro trimestre de 2017). Esta estimativa ainda não incorporará toda a informação relevante para as contas nacionais trimestrais, devendo ser revista com mais informação e detalhe aos 60 dias após o final do trimestre (provavelmente a 31 de maio de 2017 no caso do primeiro trimestre de 2017).

A expectativa presente é de que o PIB português tenha registado uma taxa de variação homóloga superior à agora divulgada para a média, quer da Zona Euro, quer da UE.

A este respeito ler o artigo “PIB no primeiro trimestre de 2017 deverá superar 2%“.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *