Reembolso do IRS 2017

Reembolso do IRS 2017: como saber novidades?

Qual a melhor forma de saber novidades sobre o reembolso do IRS 2017? A Autoridade Tributária preparou um documento para ajudar os contribuintes a optarem pelo método mais expedito e menos penalizador para a própria capacidade de atendimento da Autoridade Tributária para obterem informação sobre o reembolso do IRS e sobre o reembolso do IVA.

Basicamente sugerem-se dois canais alternativos à deslocação física e presencial numa repartição de finanças.

Por um lado, o acesso ao Portal das Finanças e, em concreto, depois de feito o log in na área pessoal percorrer o seguinte caminho: Serviços Tributários > Cidadãos > Serviços > Consultar > Informação Financeira > Movimentos Financeiros – Exercício (2016) – Imposto: IRS

Reembolso do IRS 2017
Reembolso do IRS 2017

Por outro, o contacto telefónico através do número do Centro de Atendimento Telefónioco, o 217 206 707, disponível das 9 horas às 19 horas, nos dias úteis. Mas para conseguir obter a informação que pretende deverá, antes de fazer a chamada, obter o Código de Acesso Telefónico através do Portal das Finanças. Segundo as finanças, para oter o referido código deverá:

No Portal das Finanças, clique em Serviços Tributários e obtenha o código de acesso telefónico, procedendo do seguinte modo:

Contacte-nos e-balcão > Atendimento e-balcão > Autenticação com o número de identificação fiscal e senha de acesso ao Portal das Finanças.

Aceda a novos serviços por telefone (lado direito do ecrã) > Obter Acesso Telefónico No quadro Novo Código de Acesso Telefónico, deve preencher o código desejado (6 dígitos) e confirmar de imediato.

Com o registo de um Código de Acesso Telefónico, poderá realizar operações de forma segura quando contactar o Centro de Atendimento Telefónico.

Nos seus contactos telefónicos com a AT, tenha presente a sequência numérica que escolheu.

Durante a conversação telefónica com o operador, poderá, se necessário, ser-lhe solicitado que indique apenas 4 dos 6 algarismos que compõem o seu código de acesso telefónico e nunca a totalidade dos algarismos que o compõem.

No atendimento automatizado (gravação prévia), o sistema solicita os 6 algarismos. Se quiser alterar o código, deve utilizar a opção Alterar senha

 

Munido do código de acesso telefónico poderá então proceder à chamada e escolher as opções para chegar até à opção que pretendo, sobre o IRS. No caso deverá escolher, em sequência, a opção 1 e a opção 0.

Finalmente, poderá ainda enviar um email para o e-balcão.

2 comentários

  1. As instruçõe para obter o Código de Acesso Telefónico não estão correctas.
    “Aceda a novos serviços por telefone (lado direito do ecrã)”, simplesmente não existe esta opção.

Deixar uma resposta