Prova Escolar 2017 2018

Termina a 31 de julho de 2017 o prazo para realizar a prova  escolar 2017 2018, ou seja a relativa ao ano letivo de 2017/2018. A prova pode ser feita online, através da Segurança Social Direta.

Esta prova é fundamental  para  garantir o pagamento das prestações sociais logo no início do ano letivo, a todos os que sejam elegíveis.

 

Quem deve fazer a prova escolar 2017 2018?

QUem recebe abono de família e bolsas de estudo. A prova escolar é fundamental para garantir o pagamento de:

– Abono de Família aos jovens com mais de 16 anos (24 em caso de deficiência), ou que completem essa idade no decorrer do ano escolar, e que estejam matriculados no ensino básico, secundário, superior ou equivalente (curso de formação profissional que dê equivalência);

– Bolsa de Estudo aos jovens com idade inferior a 18 anos no início do ano letivo que estejam matriculados no 10º, 11º ou 12º ano de escolaridade e recebam Abono de Família pelo 1º ou 2º escalão.

 

Note-se que, no caso de se tratarem de alunos cuja matrícula é feita após 31 de julho, poderão efetuar a prova escolar até 31 de dezembro.

 

E se me atrasar a fazer a prova escolar?

A principal consequência é que a partir de setembro deixará de ser feito o pagamento do Abono de Família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo.

Estes podem vir a ser retomados e pagos retroativamente desde que a prova escolar seja feita até ao final do ano. Quanto maior o atraso na prova, maior a demora em voltar a receber as prestações sociais serão suspensos a partir do mês de setembro, sendo pagos retroativamente se a Prova Escolar for entretanto feita até ao dia 31 de dezembro.

Salienta-se que a realização da Prova Escolar, através da Segurança Social Direta, é obrigatória para todos os jovens que recebem Abono de Família pela Segurança Social, devendo ser indicado o NISS no ato da matrícula.

Para mais informações consulte a informação Passo-a-passo  apresentada e preparada pela Segurança Social no seu sítio. Para fazer a Prova Escolar siga a ligação já indicada no início do texto, referente à Segurança Social Direta.

Pode ainda consultar um artigo específico sobre a Prova escolar no ensino superior.

Pode ainda ler o guia prático da segurança social sobre a Prova Escolar.

Deixar uma resposta