Portal das Finanças: recuperar senha pelo telemóvel

Abordámos várias vezes o processo e alternativas à obtenção e recuperação das senhas de acesso ao Portal das Finanças. destacamos a esse propósitos os artigos indexados aqui: “Como Pedir Senha de Acesso ao Portal das Finanças“. Hoje apresentamos uma outra alternativa que a Autoridade Tributária e Aduaneira tem vindo a promover.

 

Portal das Finanças: recuperar senha pelo telemóvel

O método clássico de pedido de primeiro registo junto do Portal das Finanças por via digital passava pela atribuição de uma senha de acesso. Nesta opção de envio de uma senha de acesso, a validação de um email era um passo imprescindível. Essa opção continua a ser um método disponível mas agora não é o único. É também possível validar um contacto telefónico que possa receber mensagens por sms. Esse contacto telefónico, uma vez validado poderá vir a ser usado como uma método alternativa mais expedito de recuperação das senhas de acesso.

Num primeiro registo, as senhas de acesso serão sempre enviadas para a residência fiscal devendo depois ser utilizadas para confirmar o email ou o telefone no Portal das Finanças em  “Cidadãos > Outros Serviços > Confirmação de Email e Telefone“.

Portal das Finanças recuperar senha pelo telemóvel
Portal das Finanças recuperar senha pelo telemóvel

 

Mas como recuperar uma senha se já tiver o telemóvel validado junto do Portal das Finanças?

A Autoridade Tributária indica o seguinte:

“Caso já tenha fiabilizado o seu contacto telefónico (e este corresponder a um telemóvel) tem ao seu dispor duas opções para recuperar a senha. Em ambas terá de selecionar e responder à pergunta de segurança anteriormente por si escolhida.

Quando escolhe a opção Carta, a senha anterior é cancelada de imediato e é-lhe remetida, para o seu domicílio fiscal atual, uma carta com a nova senha, no prazo médio de 5 dias úteis.

A escolha da opção Código por SMS permite-lhe a alteração da senha imediatamente. Depois de selecionar a opção Código por SMS terá que digitar o número de telefone fiabilizado. São-lhe indicados os 3 últimos dígitos desse número, no campo que terá de preencher.”

Recomendamos vivamente a consulta da brochura que a Autoridade Tributária preparou e atualizou sobre as opções de recuperção de senha que tem bonecos explicativos 🙂

10 comentários

  1. Bom dia
    Já enviei imensos mails para pedir a palavra passe e deparo-me sempre com problemas.
    A última informaçao era a de que a senha era enviada para a morada de correspondência e não fiscal.
    Preciso urgente de resolver este problema e à meses que solicito a mesma e até hoje não ma enviaram.

  2. não consigo recuperar a senha da minha filha de 13 anos e nunca tive senha pois nunca me enviaram e agora tenho que recuperar . è muito estranho. quero fazer o irs e isti está a atrasar… Ilda Martins

  3. tenho a informar de que não sei onde meti a minha senha já a meses que tento pedir as finanças nova senha e encontro sempre dificuldades para pedir nova senha e não consigo Sérgio Santos

  4. A designação ‘Recuperar senha’ não me parece adequada à recuperação de uma senha perdida/esquecida. Efectivamente O sistema só esta preparado para quem se lembre da resposta à pergunta quando se registou pela primeira vez (o que tbem pode ter sido perdido/esquecido). Portanto, aparentemente, para quem se tenha registado uma primeira vez e não se lembre da pergunta e respectiva resposta, não tem possibilidade de recuperar a senha online!
    Por favor revejam a questão.
    Grata,

  5. pedro miguel alves andrade com o nif ######## morada Avenida ########### Viseu, nâo tendo conhecimento da minha senha de acesso a AT e desconheçendo a palavra passe para a sua recuperaçâo,solicito o favor da anulaçâoa fim de solicitar outra.Obrigado

    1. Pedro, leia o artigo. Este não é o sítio para pedir, é o sítio para aprender como pedir. Depois terá de ir ao Portal das Finanças.

  6. Eu moro na França e nao posso fazer os pedidos que você solicita, porque você nao aceita o numéro de telefone francês Maria De Lurdes

Deixar uma resposta