Perdi a resposta à pergunta de recuperação da senha de acesso

Perdi a resposta à pergunta de recuperação da senha de acesso para o IRS, o que faço?

Já aqui publicámos alguns artigos que explicam como recuperar a senha de acesso ao Portal das Finanças ou de como obter senha na hora, contudo, temos recebido algumas perguntas dos nossos leitores sobre como resolver uma questão muito concreta que por vezes surge no processo de recuperação da senha, em concreto: perdi a resposta à pergunta de recuperação da senha de acesso para o IRS, o que faço?

 

Perdi a pergunta de recuperação da senha de acesso

Infelizmente, no caso em que o contribuinte se esqueceu ou perdeu a resposta à pergunta de recuperação da senha para o Portal das Finanças que ele próprio terá definido no momento do registo inicial, o processo passa a exigir dois passos para ficar resolvido. Na prática será necessário cancelar a senha antes de poder iniciar a sua recuperação.

Tendo-se esquecido da resposta à pergunta de segurança deverá enviar um email à Autoridade Tributária [para portal-senhas[arroba]at.gov.pt], utilizando o mesmo endereço com que efetuou o registo através do qual obteve a primeira palavra-passe das finanças.

No email a enviar deverá escrever no campo do assunto “Cancelamento de senha”. Depois, no texto da mensagem deverá obrigatoriamente incluir o seguinte:

  • Número de Identificação Fiscal;
  • Nome Completo;
  • Domicílio Fiscal Atualizado.

Só após receber, por email, a confirmação de que a sua senha foi cancelada é que deverá dirigir-se ao Portal das Finanças para pedir uma nova senha. E aí deve seguir os passos que já indicámos em outros artigos. Recordando, escolha as seguintes opções em sequência: Serviços Tributários > Cidadãos > Consultar > Situação Cadastral Actual > Dados gerais > Novo Utilizador.

Feito isto e concluída a inscrição, conforme indicado no Portal, resta aguardar pela senha que será enviada para a caixa de correio físico da morada fiscal. Em média demora 5 dias úteis.

Perdi a resposta à pergunta de recuperação da senha de acesso
Perdi a resposta à pergunta de recuperação da senha de acesso

Mas há alternativas!!! Veja se pode recorrer por exemplo ao que se segue.

 

Posso pedir a senha por SMS?

Quem tiver dado e validado o seu email como contacto no Portal das Finanças pode, de facto, pedir a senha por sms. Eis o que é dito no Portal das Finanças sobre o assunto:
Esta opção só se encontra disponível se o seu número de telemóvel estiver fiabilizado no Portal das Finanças.

“Caso já tenha fiabilizado o seu contacto telefónico (e este corresponder a um telemóvel) tem ao seu dispor duas opções para recuperar a senha.

Em ambas terá de selecionar e responder à pergunta de segurança anteriormente por si escolhida. Quando escolhe a opção “Carta”, a senha anterior é cancelada de imediato e é-lhe remetida, para o seu domicílio fiscal atual, uma carta com a nova senha, no prazo médio de 5 dias úteis.

A escolha da opção “Código por SMS” permite-lhe a alteração da senha imediatamente. Depois de selecionar a opção “Código por SMS” terá que digitar o número de telefone fiabilizado. São-lhe indicados os 3 últimos dígitos desse número no campo que terá de preencher. Após ter selecionado a opção “Recuperar Senha”, é-lhe enviado um código de 5 dígitos por SMS para o telemóvel. A partir desse momento, terá 5 minutos para o digitar no campo respetivo e escolher uma nova Senha de Acesso.”

Em alternativa, uma vez cancelada a senha poderá ainda recorrer ao serviço senha na hora que implicará efetuar o pedido numa repartição de finanças ou pedir por telemóvel ou usar a Chave Móvel Digital.

Saiba como aqui:

Senha na Hora Portal das Finanças.

aqui:

Portal das Finanças: recuperar senha pelo telemóvel

e aqui:

Acesso ao Portal das Finanças via Chave Móvel Digital

17 comentários

  1. Digam a verdade às pessoas, não fiquem pela rama.
    Só a chulice vigente dentro da AT tem esta capacidade de recusar limpar a senha existente em cadastro, que qualquer contribuinte possua e solicite a sua limpeza.
    Aquelas inteligências pardas consideram que todos os cidadão têm computador e possuem email.
    Se o cidadão pedir a um familiar ou um amigo ou um contabilista ou um advogado para lhe tratar do que ele necessita, nunca mais se desenrasca por o email destas pessoas solicitadas a ajudar o desgraçado que precisa não ser aceite por não ser o email do pedido original da primeira senha.
    Como resposta vai receber um email dizendo à pessoa que enviou o email pedindo a limpeza da senha que por não ter usado o email original:
    “pega no camelo que queres ajudar e vai com ele ao serviço de finanças a que ele pertence, no teu carro ou às costas, para ele pedir uma senha provisoria valida por cinco dias para resolveres o assunto que queres ajudar a resolver”.
    Tudo isto porque a limpeza da senha pelo serviço responsável não dá dinheiro para prémios e como tal dá muito trabalho fazer delete e enviar o email de confirmação da limpeza.
    Isto é serviço combinado com alguns chulos que chefiam Serviços de Finanças e dão 10 dias aos cidadão para se desenrascarem com os problemas que tenham que resolver.

  2. Esta chulice exiatente dentro do At E VERDADEIRO, nao esclarecem direito ,nao procuram se atualizar para esclarecer, e quando a p3essoa e cidadao portugues e vive em dois paises por ser aposeentado, tem carteira do cidadao, tem residencia fixa ai em Portugal, mas eles nao englobam mesmo o cliente optar por ser mais vantagem pois os rendimentos serem abqaixo de 7.000,00 euros,mas eles mete a faca, e calculam um rendimento anual de aluguel de 3.600,00 euros aplicam 28 por cento sobre omrendimento do alluguel ,nao engloba o que deveria englobar pois ele recebe pensao por ai, e tem pequena aplicaçao no banco millenium , pela gaqnancia cobra Gratos . Gratos 908,00 euros de irs, primeiro englobando o percentual seria 14,5 por cento, sobre o total que no caso dele seria isento, o endereço fiscal dele e em Portugal, os rendimentos dai declara ai, e os do Brasil declara no Brasil..Gratos por ter lido meu desabafo.cada atendente tem uma resposta diferente do outro para a mesma pergunta, seria melhor estudar mais.

  3. Boa noite,
    Gostaria de pedir uma senha nova, no entanto, não me recordo da pergunta/resposta de segurança.
    Já não tenho acesso ao email que ficou associado ao registo.
    Como devo proceder?
    É urgente, grata pela disponibilidade.

    1. Ola Sofia você sabe me dizer como conseguiu uma nova senha?? É que eu não estou conseguindo mesmo pedindo pelo email novo, pois já não tenho o outro email.

Deixar uma resposta