Como obter a certidão online de registo civil?

Com  publicação a 31 de maio de 2017 da Portaria n.º 181/2017 do ministério da justiça, foi criada a certidão online de registo civil tendo então ficado definindo e regulamentando o âmbito, as condições de acesso, o prazo de validade e os emolumentos devidos.

A certidão de registo civil, jutou-se assim a outros documentos como o processo de casamento, o pedido de processo de divórcio e de separação de pessoas e bens por mútuo consentimento e o pedido e disponibilização de certidão permanente de registo de nascimento quanto à possibilidade de poderem ser pedidos através da internet.

Com esta portaria alarga-se o conjunto de documentos disponíveis através de pedido em linha, via internet às certidões de registo civil de nascimento, casamento, óbito, declaração de maternidade e de perfilhação.

Esta medida legislativa insere-se no programa SIMPLEX +.

 

Certidão online de registo civil

Os documentos extraídos dos registos de nascimento, casamento, óbito, declaração de maternidade e perfilhação e pedidos online, deverão estar disponíveis a quem os pediu, em suporte digital, durante um período de seis meses a contar da data do pedido dos mesmos.

O acesso à certidão online de registo civil far-se-á através de uma ligação que estará disponível mediante a indicação de um código de acesso que terá sido enviado ao requerente da certidão.

No momento do pedido será indicado a quem pretende a certidão como deverá efetuar o pagamento da mesma (que custará €10), tendo o código multibanco uma validade de 48 horas.

A portaria que regulamenta a implementação da certidão online de registo civil determina que “A entrega a qualquer entidade pública ou privada do código de acesso à certidão equivale, para todos os efeitos legais, à entrega de uma certidão de registo em suporte de papel.

 

Quando estará o serviço disponível?

À data da publicação da portaria só era possível pedir certidão online de registo de casamento devendo as restantes estar disponíveis, o mais tardar, até ao final do mês de novembro de 2017.

 

Onde será possível obter a certidão?

O serviço está já parcialmente disponível (ver ponto anterior) no Portal do Cidadão (clique na expressão a negrito para aceder – exige autenticação com o Cartão do Cidadão ou código de acesso).

Logo que haja mais novidades sobre este tema daremos aqui notícia.

Recorde os seguintes artigos que talvez lhe interessem:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *