Euribor+ vai substituir a Euribor?

Depois de vários escândalos envolvendo a manipulação de taxas de juro referência como a Libor e a Euribor (ver por exemplo, “Bancos denunciadores do cartel da euribor e dos derivados eram os que tinham mais a perder“), e passados vários anos de estudo, adiamento e discussão, a European Money Markets Institute (EMMI) divulga a 4 de maio de 2017 a nova fórmula de cálculo que passará a usar para apurar a nova euribor, caso venha a ter aprovação dos seus membros, a Euribor+ ou Euribor Plus.

[ADENDA: Numa atualização com a reação dos bancos à metodologia proposta a 4 de maio de 2017, a adoção da Euribor+ foi posta em causa pelos próprio banco invocando que a nova metodologia iria descer a taxa inada mais e tornála muito instável. Face a esta posição dificilmente a Eurobor+ avançará em breve pelo que se perspetiva novo adiamento. ]

Até aqui, a Euribor era calculada tendo por base uma média das taxas de juro praticadas pelas principais instituições de crédito da Zona do Euro nos seus empréstimos no mercado interbancário (operações de crédito entre os próprios bancos).

De maio de 2017 em diante, se a proposta da EMMI vier a ser aprovada pelos próprios bancos que integram a EMMI sem novos adiamentos, como se espera, abandonam-se as médias estimadas das operações entre bancos para se usar uma fórmula alimentada pelas taxas efetivas aplicadas nas próprias operações individuais entre os bancos mas também entre seguradoras, alguns tipos de fundos de investimento (do mercado monetário) e as taxas que remuneram alguns títulos de dívida de curto prazo. Esta nova fórmula poderá introduzir maior variabilidade à taxa e implicar, no curto prazo, uma descida deste indexante para valores ainda mais negativos do que os atuais.

Seja a três meses, a seis meses ao a um ano, mesmo com o surgimento de taxas fixas nos novos contratos de crédito, a verdade é que a euribor continua a ser o indexante mais usados em muitos dos contratos de crédito vivos no mercado europeu, pelo que, uma alteração da sua composição ou fórmula será relevante para um número muito significativo de pessoas.

Logo que haja uma decisão final sobre a Euribor+, nomeadamente a sua fórmula de cálculo definitiva, daremos disso nota no Economia e Finanças. Siga a tag Euribor+, recebamos por email ou subscreva os nossos alertas (inscreva-se no canto inferior direito do ecran).

Deixar uma resposta