Entrega de IRS 2017: Sustos e bugs no preenchimento

Feita a primeira simulação do IRS via Portal das Finanças, dá para perceber que ainda há muito para andar em termos de integração de informação no pré-preenchimento. Desde logo, o ideal é descarregar a aplicação do IRS das finanças e usar o simulador para o IRS 2017 lá embutido. Tentar entregar diretamente via browser é cada vez mais difícil face à incompatibilidade com o java (a linguagem da aplicação desenvolvida pela Autoridade Tributária há vários anos). Mas vamos a um conjunto de comentários mais ordenados.

 

Entrega de IRS 2017 – Eis alguns exemplos:

  1. Os pagamentos por conta realizados ao longo do ano não surgem automaticamente incluídos na declaração; Se o contribuinte se esquece, pagará a mais;
  2. Porque é necessário todos os anos indicar os dependentes? Devia ser ao contrário, por definição,  mantinha-se o cadastro do ano anterior. Se ele for diferente, então sim o contribuinte altera. Só esta situação deve provocar alguns sustos em quem vá de imediato para o botão de simulação sem perceber que tem de introduzir os dependentes à unha;
  3. Pelo menos os atos isolados (os recibos verdes eletrónicas de quem não tem atividade aberta) não dão origem a um anexo de categoria B. Tal não deveria ser automático, tal como sucede com os recibos verdes eletrónicos de quem tem atividade aberta?
  4. Pelo menos a informação sobre rendimentos prediais surge incompleta a vários contribuintes o que é estranho dado que são situações em que os recibos de renda foram emitidos eletronicamente através do Portal;
  5. O simulador apresentado continua a não “descansar” o contribuinte em termos de deduções e benefícios pois tudo se faz na sombra (ou consta noutros sítio); a incorporação dos dados enviados pelas instituições à AT referentes a cada contribuinte fica algures atrás das janelas da máquina fiscal. No simulador da liquidação do IRS a informação não surge discriminada;
  6. Por outro lado, como já dissemos, é quase impossível preparar a entrega da declaração sem descarregar uma versão do software das finanças no PC pois são raros os browsers que suportam java; mais barreiras que nem todos saberemos superar de forma autónoma;
  7. Seria simpático que surgisse, na validação, uma informação do género “Não indicou nenhum entidade beneficiária da sua consignação de IRS, se desejar indicar clique aqui“. Outra hipótese seria, tal como se faz com o IBAN, perguntar se quer continuar a consignar o IRS à mesma instituição que no ano anterior. Instituir este protocolo representaria menos uns tostões para o orçamento do estado mas dar-se-ia melhor sequência ao espírito da consignação.

E para já é tudo, mais surgirão certamente, como sugestões de melhoria ao longo dos próximos dias.

Juntem as que tiverem, se desejarem, na caixa de comentários em baixo.
Bom IRS!

 

Pode acompanhar artigos mais recentes sobre o tema aqui em =>  IRS 2017.

143 thoughts on “Entrega de IRS 2017: Sustos e bugs no preenchimento

  1. Boa tarde Sr. Vítor Valente, será que me pode ajudar?

    É assim, fiz a entrega do IRS no dia 1 de Abril de 2017 pela Internet na altura o simulador das finanças dizia que receberia o que descontei ou seja, 341 euros, agora recebi em casa uma notificação para pagar 358 euros, será engano ou terei algo em falta ou mal preenchido?

  2. Rui, Como sabe a maquina do fisco até ao dia 4 de Abril não estava afinada. Pelas diferenças que são grandes, deve haver ai alguma coisa mal registada. Faça a impressão da declaração aceite, pelo fisco e compare com os valores reais, despesas gerais,saude, etc, se não atingiu as despesas maximas com a e-factura, pode vir a pagar a diferença, do valor do plafon, que não atingiu.Nesta altura do campeonato já recebeu o aviso de pagamento? alguma coisa esta mal!!!!!!!!!!! com os dados que me deu não posso ir mais além.cps.

  3. Boa noite Sr. Vítor Valente, primeiro o meu muito obrigado pela resposta.
    Enviei a declaração conjunta tenho na declaração dois dependentes, verifiquei que em vez de os colocar como dependentes coloquei como ascendentes e colaterais, terá sido esse o erro?
    O meu rendimento bruto foi de 10.010.00 e da minha esposa de 6.810.99.
    Retenção na fonte de 341.00 e da minha esposa 0.00.
    Ao fazer a simulação tenho prints que guardei sobre a simulação aparecia a receber 341.00, agora como já havia dito recebi notificação para pagar 348.65.
    Posso meter uma nova declaração, será melhor deslocar-me à repartição de finanças para ver o que se passa?
    .

  4. Sr. Vítor Valente o site das finanças não me deixa substituir, talvez porque já recebi o aviso de pagamento, resta-me ir às finanças, julgo, mas mais uma vez o meu muito obrigado.

  5. Em principio verifique se está a fazer alguma coisa mal, porque na verdade pode sempre entregar declarações de substituição até 30 dias após a entrega da primeira, sem qualquer coima. Deve entrar como se fosse fazer a primeira declaração e quando pergunta se é a 1ª ou a de substituição muda o cursor para a bolinha da substituição, experimente, não se esqueça que tem que introduzir todos os dados como se fosse a primeira vez.Ok. depois diga alguma coisa, o sistema está preparado para tudo, por vezes uma cruz mal colocada o calculo do irs altera como do dia para a noite.cps.

  6. Boa noite Sr. Vítor Valente,

    De facto, fui verificar novamente após as suas palavras que volto desde já a agradecer, e tinha lá a opção declaração de substituição, não tinha visto sequer, peço desculpa, mas nestas, como em outras coisas, já diz o velho ditado, quem não sabe, é como quem não vê,

    Fiz uma declaração de substituição e submeti, já que a anterior estava toda errada, pois para além de ter colocado erradamente 2 ascendentes, em vez de 2 dependentes, tinha também colocado o NIB de uma das minhas filhas erradamente, já que não pode constar, uma vez que já trabalha e foi a primeira vez que a mesma colocou o seu próprio IRS, e eu esqueci-me completamente.

    Portanto, tinha 2 erros ou seja, 2 ascendentes, em vez de 2 dependentes, já que coloquei os NIB no quadro 7, em vez de no quadro 6, e 2 dependentes em vez de 1.

    Deixo agora mais uma pergunta, peço desculpa, mas não sei como proceder, é assim, mesmo tendo já feito tudo correctamente a verdade é que tenho em casa uma notificação referente ao meu erro, para pagar o valor de 348,65 até 31-08-2017, será melhor recorrer às finanças para dar conta do sucedido ou a declaração de substituição por si só anulará tudo o resto.

    Mais uma vez o meu muito obrigado, Sr. Vítor Valente.

    Cumprimentos.

  7. Como lhe referi até aos 30 dias da primeira declaração pode e deve submeter a declaração correcta, o fisco ao aceitar a de substituição refaz todo o processo, penso que ao corrigir o NIB nesta altura irá atrasar o reembolso se fôr o caso, mas como vê o prazo para pagamento é só em Agosto o que dá muito tempo para o fisco acertar contas, só no limite em minha opinião ou seja mais lá para a frente, depois de fechar o registo das declarações é que deve recorrer à repartição de finanças para fazer uma reclamação “Oficiosa” mas penso que não vai ser necessário.Ainda sobre o NIB, acho estranho o fisco não dar erro na altura de validar uma vez que o nib, não diz respeito a qualquer contribuinte na sua declaração, porque só quem faz parte da declaração é que pode ter o NIB e mesmo assim o fisco, confirma junto do banco.cps.

  8. Boa noite mais uma vez Sr. Vítor Valente, irei fazer conforme refere, submeti a declaração de substituição e vou aguardar que as finanças a aceitem e refaçam todo o processo.
    Sobre a a explicação que acima lhe dei escrevi NIB em vez de NIF, peço imensa desculpa.

    O que aconteceu é que erradamente coloquei o NIF das minhas duas filhas que trabalham em vez do NIF da minha única filha que é realmente minha dependente e ainda por cima coloquei ambos em ascendentes no quadro 7, nem eu sei como cometi tal erro, mas o certo é que o cometi,

    Muito obrigado mais uma vez pela explicação,

    Cumprimentos.

  9. Rui, boa noite, sempre que achar conveniente posso ajuda-lo dentro dos meus conhecimento como cidadão comum que se interessa por estas matérias desde o inicio do IRS, como todos os anos surgem alterações é muito dificil acertarmos à primeira mas à sempre a possibilidade de correção quando as pessoas estão de boa fé. O meu conselho é que no futuro (proximo ano) normalmente um ou dois dias de entregar a sua declaração existe no sistema a chamada “Prova de Entrega” e por ai pode fazer a revisão dos dados registados na altura da entrega da declaração, se algo estiver mal, faz logo a de “Substituição” e ai evita logo a situação ocorrida este ano, mas penso que vai tudo correr bem. um abraço ao dispôr.

  10. Sr. Vítor Valente, o meu muito obrigado pelas suas palavras e pela sua ajuda que foi preciosa.
    Mais uma vez acabo de aprender com as suas palavras uma vez que desconhecia na totalidade que existia essa “Prova de Entrega”, no futuro estarei bem mais atento.

    Enorme abraço.

  11. Vitor Valente, como o prometido é devido, hoje a minha declaração de IRS já diz “Declaração com reembolso” e o montante está certo, tudo dentro da previsão que fez em Abril de que deveria receber por volta do dia 10 de Maio. Quando o dinheiro for transferido volto a comunicar. Sempre grata LR.

  12. Bom dia Sr. Vítor Valente, após a nossa conversa, coloquei então a declaração de substituição em 5 de Maio, após dois dias a declaração foi dada como certa, sendo que ao fazer a simulação dá um valor a receber de 262.91, no entanto, sempre que acedo ao site das finanças para ver o estado continua a aparecer a notificação para pagamento anterior referente á declaração que tinha submetido erradamente.

    A minha pergunta é, é normal esta demora em retificarem as coisas por parte das finanças?

  13. Muito obrigado Sr. Vítor Valente, fico então aguardar, é que como me encontro de férias estava na duvida se não seria melhor dirigir-me às finanças já que como não os vejo fazer a retificação dos valores começo a ficar preocupado.

  14. Boa tarde, no preenchimento fiz ‘copy-paste’ do nib do ano passado, ao qual este ano a conta desse nib já está encerrada pois mudei de nome. no site aparece que já foi processado, e agora?
    Obrigado

  15. Rui, vá acompanhado o evoluir da sua declaração no sistema, verifique no sitio onde diz ” Movimentos Financeiro” e vai vêr que o sistema fará as devidas correções, na devida altura e que não serão feitos de um dia para o outro, goze as suas merecidas férias e vai vêr tudo vai correr bem. No entanto se no inicio de Junho a situação não tiver a devida alteração, então ai deve ir à sua reparticão de finanças para as correções que sejam necessarias. cps.

  16. Boa noite Sr. Vítor Valente, já verifiquei onde diz Movimentos Financeiros e na nota de cobrança tem ainda o primeiro valor que era de pagar 348.65, faz-me confusão é dizer 2ª via e depois no quadro abaixo onde tem o período de tributação e descrição tem o valor de -348.65, será que isso já é a dar andamento ao processo?

    Peço desculpa por tanta pergunta, mas como não sei, pergunto, mas também é certo que a data limite da notificação que tenho em casa é 31-08-2017 por isso posso sempre ver como o sr. refere no inicio de Junho. Certo é que se as finanças aceitaram a declaração de substituição e a deram como certa devem fazer a anulação desta, estou preocupado devido à data de fim de entrega do IRS ser 31 de Maio,

    Muito obrigado mais uma vez.

    Cumprimentos.

  17. Rui, já me aconteceu, creio que foi no ano passado, por me ter enganado, ter de entregar a segunda vez a declaração de IRS via internet, e segundo me parece estiveram umas três semanas ou mais para me aceitarem esta segunda via. Mas eu sou como o Rui, fico muito ansiosa em tudo o que se refere à entrega de IRS. Por este motivo e como o seu caso ainda envolve bastante dinheiro, o melhor é dirigir-se a uma Loja do Cidadão, se houver na sua zona, ou a uma Repartição de Finanças, porque agora tem tempo, do que, quando voltar ao trabalho levar essa preocupação. Nunca se esqueça que após a entrega de IRS dão sempre uma prova de entrega e se clicar nessa linha duas vezes, a linha desdobra e dão mais informações. Também pode imprimir de imediato o modelo 3 e os respectivos anexos, que por já estarem corrigidos são os que estão certos, e embora apareça um carimbo de que não faz prova de entrega, para nós faz.

Deixar uma resposta