Declaração Amigável pelo Telemóvel

Declaração Amigável pelo Telemóvel (Android, iOS, Windows)

Chama-se E-Segurnet, é uma app para smartphone e para computador pessoal e tablet, disponível nas plataformas mais utilizadas como a Android (Google Play Store), o iOS (na loja app store da Apple) e o Windows (na Windows Store), desenvolvida pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS). O que faz? É uma declaração amigável pelo telemóvel que, como as declarações em papel oferece uma suporte padronizado de reporte de um sinistro automóvel às respetivas seguradoras.

 

Como usar a Declaração Amigável pelo Telemóvel?

Primeiro é preciso ter a app disponível num smartphone de um dos acidentados. Depois, será necessário que todos os envolvidos concordem com a utilização desta app, a E-Segurnet, para procederem à declaração amigável, em alternativa à versão em papel.

Note-se que todas as seguradoras a operar em Portugal aderiram e reconhecem esta modalidade de reporte dos detalhes de um sinistro pelo que por essa via não se antecipam surpresas negativas. Na declaração deverá indicar-se toda a informação já exigida na declaração em papel sendo ainda possível enviar fotografias anexas, entre outros.

Na imagem anexa apresentam-se os QR Code que desencadeiam o download da E-Segurnet em cada uma das lojas de aplicações. Para utilizar a aplicação será desejável proceder a um registo com nome de utilizador e password ainda que seja possível aceder sem registo.

Declaração Amigável pelo Telemóvel
Declaração Amigável pelo Telemóvel
QR Code para download

A APS salienta como vantagens três aspetos:

  1. SIMPLES
    Evita erros e um preenchimento demorado com o pré registo dos seus dados e dos seus veículos.
  2. PRÁTICO
    Utiliza as funcionalidades do seu smartphone, tais como a geolocalização e a câmara, de forma a documentar melhor a ocorrência.
  3. RÁPIDO
    Informa automaticamente as seguradoras envolvidas evitando deslocações e entregas em papel.

A APS disponibiliza também um vídeo de apresentação, de pouco mais de seis minutos cuja visualização recomendamos (ver em baixo) e ainda um conjunto abrangente de perguntas e respostas no seu portal dedicado à E-Segurnet.

De entre as perguntas e respostas existentes destacamos a seguinte:

Como se procede à assinatura?

O processo de assinatura é muito simples. Receberá um código no seu telemóvel e será esse código, em conjunto com o seu n.º de telemóvel, que deverá colocar na aplicação funcionando como assinatura.

Todos os intervenientes recebem um código nos telemóveis, que devem registar no dispositivo móvel que estiver a ser utilizado para o preenchimento da declaração.

A aplicação é gratuita e pode ou não ser assinada digitalmente sendo que em ambos os casos a informação será enviada às seguradoras. Nos oito dias seguintes ao envio qualquer dos intervenientes poderá enviar informação adicional para as seguradoras sob a forma que entender.27

 

 

O que é a Declaração Amigável?

A declaração amigável é um documento padronizado, definido e aceite pelas seguradoras, preenchido voluntariamente pelos envolvidos num sinistro que estes remetem às respetivas seguradoras para estas resolverem o sinistro, determinar responsabilidades e avançar com os procedimentos necessários da forma mais célere possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *