Mais construção nova, menos reabilitações - 2º trimestre 2017

Mais construção nova, menos reabilitações – 2º trimestre 2017

Os dados do INE relativos ao setor da Construção (Obras Licenciadas e Concluídas) revelam que, no segundo trimestre de 2017, se registou um aumento dos edifícios licenciados em 7,4% face a igual período de 2016, tendo este aumento sido justificado pelo incremento de 12,4% verificado nos licenciamentos de construções novas. Note-se que as licenças para reabilitação caíram marginalmente (0,7%) face a 2016. Em ambos os casos estamos perante uma degradação da situação face ao primeiro trimestre, seja por que a emissão de licenças desacelerou (na construção nova) seja porque deixou de crescer e passou a negativos (na reabilitação).

Quando de atenta nas obras concluídas, o segundo trimestre registou um crescimento homólogo (12,2%) praticamente em linha com o apurado no trimestre anterior (13,1%) continuando o ano de 2017 a revelar um dinamismo claramente superior ao verificado em 2016.

Mais construção nova, menos reabilitações - 2º trimestre 2017
Mais construção nova, menos reabilitações – 2º trimestre 2017

A região Norte, seguida de perto de Lisboa, é a que apresenta maior dinamismo em vários indicadores de licenciamento: quando às obras concluídas, a posição cimeira vai para a Área Metropolitana de Lisboa seguida de Perto da Região Autónoma dos Açores.

Como conclusão geral, parece evidente que, sendo certo que o segundo trimestre continua a revelar franco crescimento de atividade, está não estão a acelerar face ao que sucedeu nos primeiros três meses do ano, por outro lado, o licenciamento de construção nova, em especial para habitação familiar está a ganhar peso o que é em si uma detalhe significativo face ao que sucedeu em anos anteriores.

Pode encontrar mais detalhes no sítio do INE.

blank

Deixar uma resposta