Base de Dados de Contas Bancárias

Base de Dados de Contas: Como saber quais as suas contas bancárias

Conhece a Base de Dados de Contas Bancárias? No final de junho de 2017 editámos um artigo com o título “Mudar de Banco para poupar dinheiro” no qual, além de apresentarmos uma comparação entre os três bancos online clássicos que operam em Portugal, procurámos chamar a atenção para o aumento dos custos associados à detenção de uma conta bancária e à vantagem em comparar a oferta existente e em o cliente se dispor a mudar de banco.

Neste artigo, destacamos uma outra peça desta mesma questão que, desconfiamos, afetará mais pessoas do que talvez fosse de supor. Ao longo da vida surgem sucessivas solicitações comerciais e pretextos de marketing e de acesso ao crédito e é natural acontecer uma perda de controlo sobre as contas bancárias que estão ativas em nome de cada um de nós (independentemente de estas acarretarem ou não, por exemplo, custos de manutenção).

 

Base de Dados de Contas: Como saber quais as que tem ativas?

O Banco de Portugal disponibiliza um serviço através do seu portal que permite responder a esta questão facilmente. Trata-se da Base de Dados do banco de Portugal com as  Contas Bancárias.

Para conseguir obter informação sobre si nesta base de dados, precisará de se autenticar ou através das credenciais associadas ao cartão do cidadão, ou através das credenciais associadas ao Portal das Finanças.

No fundo, o processo de registo e login é um tudo semelhante ao aplicado para aceder ao Mapa de Responsabilidades de Crédito.

Feita a autenticação e pedido o mapa conforme é indicado nas breves instruções presentes no sítio, inicia-se o envio (via download automático) de um ficheiro em formato PDF com toda a informação registada sobre as contas bancárias associadas ao número de identificação fiscal ou ao número do cartão de cidadão indicado.

Base de Dados de Contas Bancárias
Base de Dados de Contas Bancárias

A base de dados inclui a informação a que as instituições bancárias estão obrigadas comunicar ao Banco de Portugal. Entre elas inclui-se a data de abertura, a data de encerramento, as características da conta (conta à ordem, de investimentos financeiros, conta de crédito). É ainda indicada a data de início e encerramento de contratos associados a cada conta como sejam todos os depósitos alguma vez feitos, contratos de crédito, as suas características – sempre sem se indicarem valores no referido mapa.

Peça o seu mapa e talvez tenha uma surpresa. Analise e verifique se a informação que foi enviada pelos bancos ao Banco de Portugal para constar da base de dados está atualizada. Se descobrir alguma falha, a recomendação inicial do Banco de Portugal é de que contacte o banco que terá reportado a informação errada ou que ainda não tenha informação, por exemplo, do encerramento de uma conta.

Se tiver dúvidas poderá começar por tentar esclarecê-las lendo a página com perguntas e respostas sobre a Base de Dados de Contas que o Bando de Portugal disponibiliza.

Recomendamos ainda a leitura do artigo:

Deixar uma resposta