Autárquicas 2017 a 1 de outubro

A eleições autárquicas 2017 estão marcadas para 1 de outubro. A decisão veio a ser difundida através do Diário da República, a 12 de maio. Na realidade, nesse dia, realizam-se três votações, em simultâneo, a eleição para a assembleia de freguesia, para assembleia municipal e para câmara municipal.

 

923 eleições no mesmo dia

Sendo 308 os municípios do território nacional estaremos perante 923 eleições (a ilha do Corvo não tem freguesia sendo-lhe reconhecida uma povoação – Vila do Corvo – que é sede de concelho) que elegerão vários milhares de representantes e envolvem várias dezenas de milhar de candidatos.

As eleições autárquicas vão decorrer em todo o território nacional, entre as 8 e as 19 horas locais.

 

Onde votar?

Para saber onde votar no dia da eleição, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomenda três alternativas.

Uma é aceder ao portal do Recensemento do Ministério da Administração Interna e indicar os seus dados. Outra é enviar um SMS (gratuito) para 3838, com a mensagem “RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento=aaaammdd”. Finalmente poderá deslocar à junta de freguesia da sua residência ou (menos garantido mas que geralmente funciona) consultar a distribuição dos eleitores pelos locais de voto e mesas que costuma estar afixados em qualquer local de votação de uma mesma freguesia.

 

Para votar, o cartão de eleitor não é obrigatório

Para votar, não se esqueça de levar um documento oficial de identificação com fotografia e o cartão de eleitor ou, em alternativa, o número de eleitor. De facto, o cartão de leitor não é obrigatório, mas terá que conhecer o seu número de eleitor para ser descarregado dos cadernos eleitorais após ter votado.

Se por ventura lhe faltar um ou mais dos documentos necessários ainda assim poderá votar desde que seja identificado por dois eleitores devidamente documentados ou, em alternativa, desde que todos os membros da mesa de voto o identifiquem.

 

Esclarecimentos de dúvidas sobre as Autárquicas 2017

Para proceder à formação dos membros das mesas e eleitores em geral, bem como para esclarecer dúvidas que possam surgir, a CNE tem disponível um conjunto de recursos na sua página dedicada às eleições autárquicas. Entre outros encontra perguntas frequentes e respetivas respostas assim como informação organizada sobre os mais variados temas referentes às autárquicas 2017.

Iremos acompanhar mais novidades sobre estas eleições ao longo do ano e poderá consultar os artigos mais recentes em eleições autárquicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *