Aumento das Rendas para 2018

O valor oficial que determinará em quanto poderão ser atualizadas as rendas no ano de 2018, é indicado pelo Instituto Nacional de Estatística após se conhecer o índice de preços no consumidor do mês de agosto de 2017, ou seja, é conhecido no dia 12 de setembro de 2017. Será nesse dia que se poderá conhecer oficiosamente, o aumento das rendas para 2018. Dizemos oficiosamente, porque o INE, alguns dias depois (obrigatoriamente até 30 de outubro), fará publicar um aviso oficial em Diário da República, contudo, esse aviso remeterá para a informação oficial divulgada a 12 de setembro.

Note-se que o valor de referência do índice de preços no consumidor não é o índice total (usado para apurar a taxa de inflação) mas antes o índice de preços no consumidor sem habitação.

Este índice, um mês antes do valor oficial daria lugar a um coeficiente de atualização dos diversos tipos de arrendamento urbano e rural de 1,0108 o que compara com o coeficiente oficial em 2017 de 1,0054.

Se o valor de julho se mantivesse em agosto, o aumento das rendas seria assim de 1,08%. Ou seja, um renda de €600 passaria para €606,48. Recorde-se que, segundo a lei em vigor, o arredondamento dos aumento de renda passou a fazer-se ao cêntimo e não ao euro.

Os aumentos só se aplicam no aniversário do contrato de arrendamento e deverão ser comunicados por escrito com antecedência de 30 dias aos respetivos inquilinos.

Logo que o valor oficial seja conhecido atualizaremos este artigo.

Recorde: Aumento das rendas em 2017.

GOSTOU DO QUE LEU?
Então não perca nenhum dos nossos artigos.
Receba um EMAIL diário com os resumos:

Um comentário sobre “Aumento das Rendas para 2018

  1. É sempre contra nós. A roubalheira continua com aumentos e mais aumentos. Só os vencimentos, estagnados desde 2010 é que ninguém se preocupa com eles. Assim eu também governava.

Deixar uma resposta