Atualização da previsão da Inflação para 2017 e 2018

Previsão da Inflação para 2017 e 2018

Entre outubro e novembro ocorreram várias atualizações das previsões feitas por instituições nacionais e internacionais sobre variáveis macroeconómicas referentes a Portugal.

Quanto à inflação, temos o governo a antecipar que a inflação feche o ano de 2017 nos 1,2%, o Banco de Portugal (BdP) a esperar 1,6% e a Comissão Europeia (CE) a prever 1,5%. Em abono da verdade tanto o BdP como a CE utilizam o IHPC e não o IPC (o H representa “Harmonizado”) e esse indicador tem estado uma décima acima do IPC pelo que as diferenças de previsão são mesmo marginais.

Face aos dados até outubro que colocam a inflação a subir ligeiramente nos últimos meses e a fixar-se nos 1,3%, diríamos que é provável que o valor final seja uma média das três previsões apresentadas.

A previsão da inflação para 2018 temos o governo a antecipar uma aceleração de 1,2% para 1,4% e a Comissão Europeia a antecipar uma ligeira desaceleração de 1,5% para 1,4%. No final convergem em esperar que os preços cresçam 1,4% em 2018. A imagem anexa é uma captura do Relatório do Orçamento do Estado para 2018 com o cenário macroeconómico usado pelo governo.

Previsão da Inflação para 2017 e 2018 – Relatório do OE 2018

 

Os dados reais à data em que se escreveu este artigo

Com dois meses em falta para completar o ano, a inflação média anual fixa-se, segundo o INE, nos 1,3% em outubro de 2017.

A variação homóloga mensal em outubro foi de 1,4% havendo, portanto, um alinhamento quase total entre o ritmo a que os preços estão a subir face ao mesmo mês do ano anterior e o ritmo a que os preços crescem quando se considera a média dos últimos doze meses.

Também por isso, dificilmente será expectável que a inflação feche o ano em valor muito diferente dos agora registados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *