Acesso ao Portal das Finanças via Chave Móvel Digital

Desde 31 de outubro de 2017 o acesso ao Portal das Finanças passou a contar com mais uma alternativa de acreditação por parte dos cidadãos.

Até o final de outubro de 2017, o acesso podia fazer-se através das senhas de acesso (veja “Pedir a senha de acesso ao Portal das Finanças“) ou usando o Cartão do Cidadão através do leitor de cartões e respetivos códigos. Em caso de indisponibilidade de acesso a um leitor de cartões, restava então o recurso à identificação através do número de contribuinte e da respetiva palavra-passa que tinha (tem) de ser previamente pedida às finanças.

Em 2016, com a criação do serviço Senha na Hora Portal das Finanças os casos de perdas das senhas passaram a ter uma via mais rápida de solução ainda assim, vale a pena considerar a nova opção, a chave móvel digital.

 

Acesso ao Portal das Finanças via Chave Móvel Digital

A Chave Móvel Digital (CMD) está associada ao Cartão do Cidadão e, uma vez criada junto de um dos serviços (como o  autenticação.gov.pt ou um Espaço Cidadão), permite que o cidadão, na posse do telemóvel com o número de telemóvel que associou ao seu cartão do cidadão e de um PIN de quatro dígitos, aceder a qualquer sítio oficial com o sistema a funcionar sem ter necessidade te recorrer a um leitor de cartões, ao próprio cartão do cidadão ou aos PINS do cartão do cidadão. A associação de um número de telemóvel ao Cartão do Cidadão e a definição do PIN de quatro dígitos acima referido faz-se no momento em que se pedir a Chave Móvel Digital.

Acesso ao Portal das Finanças via Chave Móvel Digital
Acesso ao Portal das Finanças via Chave Móvel Digital

 

 

Como explicamos no artigo Chave Móvel Digital: Nova forma de autenticação do Cartão do Cidadão, a CMD permitirá uma dupla acreditação, muito à semelhança do que se passa com muitos bancos online quando pretendemos efetuar uma transferência ou pagamento.

Para nos acreditarmos num sítio, como o Portal das Finanças (ou como o Segurança Social Direta), precisamos de duas coisas: indicar o número de telefone associado ao Cartão do Cidadão e o PIN que foi criado no ato de pedir a Chave Móvel Digital.  Esta é a primeira acreditação. A segunda resultará de um SMS com um código que nos será enviado para o telemóvel para confirmar a operação que estamos a realizar.

Desta forma existe redundância aos códigos secretos enviados pelo registo civil ao detentores do cartão do cidadão e ao certificado digital presente no cartão do Cidadão (que por vezes gera problemas na autenticação) e reduz-se a parafernália associada ao leitor de cartões.

 

Chave Móvel Digital e Portal das Finanças

Onde pode Usar a Chave Móvel Digital

À data em que escrevemos este artigo – dezembro de 2017 – a Chave Móvel Digital já pode ser usada para entrar nos portais da Segurança Social, Serviço Nacional de Saúde, Ministério da Educação, Finanças, do Cidadão, do Empreendedor, vários serviços da Justiça, entre outros.

Segundo dados do final de outubro de 2017 existiam, pelo menos, 50 mil utilizadores desta opção de autenticação dos cidadãos junto do Estado.

Pode encontrar aqui mais informação sobre a => Chave Móvel Digital.

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *