Venda de ligeiros e pesados de passageiros acelera Novembro 2016

As vendas de ligeiros e pesados de passageiros estão a acelerar, segundo os dados relativos a novembro de 2016 divulgados publicamente pela ACAP- Associação Automóvel de Portugal, relativos à comercialização de veículos.

Note-se contudo que a realidade para ligeiros e pesados é distinta. Além da escala – a esmagadora maioria dos veículos vendidos em Portugal são automóveis ligeiros de passageiros –  a evolução dos meses mais recentes relativos à venda de ligeiros de passageiros apontava para uma desaceleração das vendas, enquanto que nos pesados novembro representa uma aceleração em cima de outra.

 

Venda de veículos de passageiros acima da média do ano em novembro

Venda de ligeiros e pesados de passageiros acelera Novembro 2016
Venda de ligeiros e pesados de passageiros acelera Novembro 2016 Fonte: ACAP com composição do Economia e Finanças

Considerando os primeiros 11 meses do ano e comparando com a evolução de novembro verifica-se que o ritmo de crescimento homólogo das vendas de veículos de passageiros está claramente acima da média do ano, algo que não acontecia há vários meses, no caso dos ligeiros.

A evolução entre outubro e novembro (sempre apurando as variações face aos respetivos esses homólogos) revela uma alteração significativa em quase todas as categorias de veículos. Os ligeiros que vinham desacelerando aceleram significativamente, com os comerciais, inclusive, a inverterem a tendência e os pesados de mercadorias que se destacavam pelo forte aumento de vendas face a 2015 registaram uma queda abrupta.

No conjunto do ano o mercado está a registar um incremento de 14,7%, uma taxa de crescimento muito parecia com a que se regista, quer para o total de ligeiros, quer para o total de pesados.

Os veículos destinados à atividade económica (comerciais ligeiros e pesados de passageiros e mercadorias) registam também uma crescimentos acumulado sempre acima dos dois dígitos, destacando. se, em especial, os pesados de mercadorias que estão crescer 37,4% face a aos primeiros 11 meses de 2015.

Sublinhe-se que estas estatísticas se referem ao número de unidades comercializadas, não existindo aqui a incorporação de qualquer informação quanto ao valor de veículos adquiridos, um dado relevante em falta, importante para melhor compreender a evolução do mercado em termos da sua escala monetária.

 

Orçamento do Estado 2017 e o preço dos automóveis:

No início de 2017, co ma difusão dos dados provisórios para o ano completo iremos atualizar o TOP de vendas por marcas. Entretanto, com o Orçamento do Estado para 2017 já conhecido, pode simular as alterações fiscais com impacto na compra/ venda de veículos consultando os artigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *