Simulador Aumento ISP 2016

Construímos o Simulador Aumento ISP 2016, conhecendo-se já a proposta de Orçamento do Estado 2016 e sendo público que o imposto sobre os produtos petrolíferos será aumentado em 6 cêntimos o que, na prática, após o IVA, se deverá traduzir num aumento de 7,38 cêntimos por litro (ver “Imposto sobre os combustíveis sobe mas pode descer se o preço aumentar“). Trata-se de um simulador muito simples que permitirá estimar o aumento dos gastos mensais com gasóleo ou gasolina, o Simulador Aumento ISP 2016.

Simulador Aumento ISP 2016 – como usar:

O Simulador do Aumento ISP 2016 em excel está construído numa folha de excel e precisa de quatro dados base introduzidos nas células a amarelo para lhe devolver o acréscimo de custo diário e mensal.

Os dados que deverá introduzir serão:

  • Dias úteis por mês;
    Consumo médio em litros aos 100 Km;
    Aumento por litro considerando ISP e IVA;
    Número de quilómetros diários.

Por definição as quatro células já surgem preenchidas com uma simulação para 20 dias úteis, consumo médio de 7 litros aos 100, um aumento de impostos de 7,38 e 40 quilómetros de viagem diária com automóvel.

Introduzidos os valores terá a estimativa nas células a verde.

Mais abaixo surgem já três cenário previamente calculados nos quais a única alteração face ao que está pré-preenchido será o número de quilómetros percorridos (40, 80 ou 120 km por dia).

Finalmente, para pôr em prespetiva o impacto orçamental deste aumento face a estes exemplos, simulamos de forma grosseira qual a redução do IRS que resultará da atualização dos escalões em 0,5% que será realizada e que já aqui destacámos em Escalões IRS 2016.

Pelo exercício feito, na maioria dos casos a atualização dos escalões do IRS deverá compensar o custo adicional com os combustíveis. Sobrarão ainda os ganhos com a devolução da sobretaxa e, no caso de ter filhos e não estiver nos 20% que mais recebem segundo a máquina fiscal, deverá ainda recuperar mais IRS do que em 2015.

Simulador Aumento ISP 2016

Note que se por ventura os preços do petróleo dispararem o governo se comprometeu a anular parcial ou totalmente o aumento de impostos via ISP dado que o objetivo do aumento é alcançar uma meta de receita e não superá-la. Se tal acontecer poderá simular usando o Simulador Aumento ISP qual o impacto da oscilação do preço do combustível na sua fatura mensal.

2 comentários

Deixar uma resposta