Produção de Automóveis Acelera em Fevereiro 2016

A produção de automóveis acelera em fevereiro de 2016 com especial destaque para os veículos comerciais ligeiros (aumento de 26,6%). Os veículos ligeiros de passageiros que são aqueles com maiores volumes de produção em Portugal também registaram um crescimento ainda mais modesto (2,8%) recuperando de uma quebra muito expressiva da produção em janeiro. Finalmente, a produção de veículos pesados aumentou 9,9% atingindo as 322 unidades.

Produção de automóveis acelera em fevereiro:

Em termos globais a produção de veículos aumentou em fevereiro face a igual mês do ano anterior em 8% tendo-se fixado nas 14 569 unidades.

Olhando para o acumulado do ano constata-se que o volume de produção é ainda inferior ao registado entre janeiro e fevereiro de 2015: -16,0%. Esta evolução resulta de contributos intensos e particularmente simétricos com a quebra de produção de veículos ligeiros (-30,0%) a não ser completamente compensada pelo incremento significativo na produção de veículos comerciais ligeiros (+29,1%) e veículos pesados (+1,5%).

Produção de automóveis acelera em fevereiro

Estes dados da ACAP são ainda complementados pela seguinte análise:

“Por regiões de destino, a Europa absorveu 92,6 por cento das nossas exportações de veículos automóveis nos dois primeiros meses do ano. A Ásia registou uma penetração nas exportações nacionais de apenas 4,4 por cento, o que representou uma queda 10,7 pontos percentuais face ao período homólogo do ano anterior

Por países, a Alemanha (23,3%) e a Espanha (16%) lideraram os nossos principais mercados de exportação nestes dois primeiros meses do ano.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *