Nova Versão Anexo H – IRS 2016

Nova versão Anexo H relativo ao IRS 2016: na sequência do regime transitório de IRS a implementar com o IRS 2016 (rendimentos de 2015) aqui descritos, “Entrega da declaração de IRS com regime transitório em 2016“, o governo apresentou uma nova versão do Anexo H que permite a introdução das despesas com saúde, com educação, com imóveis e com lares que eventualmente não surjam preenchidas corretamente na declaração anual de IRS via registos do e-fatura.

Pode conhecer a nova versão do anexo H através da Portaria n.º 32/2016 que “Aprova o novo modelo de impresso Anexo H – benefícios fiscais e deduções – da declaração Modelo 3 de IRS, e respetivas instruções de preenchimento“.

Nova versão Anexo H:

Destacamos que este anexo se destina a declarar:

i) Os rendimentos total ou parcialmente isentos;

ii) As deduções à coleta previstas no Código do IRS, no Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF) e em outros diplomas legais, que não sejam objeto de comunicação à AT e por esta diretamente apuradas;

iii) As despesas de saúde, de formação e educação, os encargos com imóveis destinados à habitação permanente e os encargos com lares, caso pretenda optar pela declaração destas despesas em substituição dos valores comunicados à AT;

iv) Informação relativa a imóveis que originam encargos dedutíveis à coleta;

v) Os acréscimos à coleta ou ao rendimento por incumprimento de requisitos legais.

Clicando na imagem acede à portaria com a versão integral do Anexo e as respetivas instruções de preenchimento:

Nova versão Anexo H

3 comentários

  1. Penso que estou a fazer confusão, pois além de eu e meu marido já estarmos reformados há bastantes anos, pois ele está a caminho dos 80 e, eu dos 77, e, também de não possuirmos bens materiais, já temos em n/poder o modelo 3 e, o Anexo A,que nos foi entregue há já tempo e, que segundo fomos informados só a partir do do dia 15 de Março a 15 de Abril (salvo erro),entregariamos os devidos impressos preenchidos.

  2. Maria Carmina da Silva GuerreiroMouco, só quero e agradeço me informem se tenho de adquirir o Anexo H, embora nas traseiras do Modelo 3 vem um quadro (nº.12) com os Anexos de A a L. Assim como também mais uma zona,sobre donativos,etc.etc.

Deixar uma resposta