Inflação anual permanece estável nos 0,6%

Inflação anual permanece estável nos 0,6% – Julho 2016

Inflação anual permanece estável nos 0,6% em termos de variação média anual. Em concreto, no mês de julho, a variação homóloga acelerou um pouco passando dos 0,5% no mês anterior para os 0,6%, ou seja, alinhada com a variação média anual.

Excluindo do indicador os produtos alimentares não transformados e energéticos (inflação subjacente) a inflação em julho registou uma variação homóloga de 0,8% o que representa uma ligeira subida, de uma décima, face ao mês anterior.

Inflação anual permanece estável nos 0,6%
Inflação anual permanece estável nos 0,6%
Fonte: INE

Se olharmos separadamente para os produtos alimentares não transformados e para os produtos energéticos descobrimos que registaram evoluções completamente opostas. De facto, o INE destaca que:

O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de 3,3% em julho (2,3% em junho), enquanto o índice referente aos produtos energéticos apresentou uma taxa de variação mais negativa em julho, passando de -3,3% no mês anterior para -4,3%.

 

Que classes de despesa estão a subir mais face ao ano anterior?

  • Vestuário e Calçado com + 1,3% (-0.9% em junho)
  • Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas com +1,6%, respetivamente (1,0% em junho)

Que classes de despesa estão a descer mais face ao ano anterior?

  • Transportes com -2,1% (-1,5% em junho)

Com os atuais dados a previsões de que a inflação em 2016 terminará entre os 0,5% e os 0,7% mantêm-se como hipóteses perfeitamente razoáveis.

Deixar uma resposta