Gasóleo Profissional desce 13 cêntimos a 15 de Setembro nas Fronteiras

Na sequência do artigo “Fronteiras com Gasóleo Profissional em 2016” no qual se apresenta a medida de apoio ao setor do transporte internacional de mercadorias no atual contexto de significativo diferencial de preços dos combustíveis entre Portugal e Espanha, o governo prepara-se para apresentar através de uma portaria os últimos detalhes remanescentes, nomeadamente, quais os concelhos fronteiros abrangidos por esta medida.

 

Gasóleo Profissional desce 13 cêntimos a 15 de Setembro nas Fronteiras

No momento em que escrevemos o presente artigo foi anunciado que a descida efetiva de preço do gasóleo profissional para empresas de transporte de mercadorias nas quatro regiões de fronteira abrangidas nesta fase piloto (Quintanilha, Vilar Formoso, Caia e Vila Verde Ficalho) será equivalente a 13 cêntimos, garantindo-se assim um preço base equivalente ao praticado em Espanha.

Esta medida entrará em vigor a 15 de setembro de 2016 e, em 2017, deverá ser alargada às restantes regiões de fronteira do país após avaliação da eficácia da implementação na fase piloto.

Uma medida de sucesso da medida será o aumento do consumo de combustível (gasóleo profissional) nas referidas regiões de fronteira dado que se sabe que, em virtude do diferencial de preço existente dos dois lados das fronteira, terá existido transferência de consumo para Espanha, penalizando a receita fiscal e a atividade de revenda em Portugal.

 

Mais informação:

Logo que hajam ais detalhes quanto aos concelhos abrangidos daremos nota. Pode ainda acompanhar as novidades acompanhando a tag “Fronteiras Com Gasóleo Profissional” ou “Descida do ISP“.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *