Desemprego em queda em todos os parâmetros

Desemprego em queda em todos os parâmetros

Desde o início da atual série estatística sobre o emprego e desemprego do INE que não se registava uma taxa de desemprego tão reduzida em Portugal. Em concreto, os dados do segundo trimestre de 2016 são os mais baixos desde pelo menos a primeiro trimestre de 2011. Ainda assim o seu valor mantém-se acima dos dois dígitos, nos 10,8%.

 

Desemprego em queda em todos os parâmetros

Além da descida global face a igual período do ano anterior que ser repercutiu em todas as regiões exceto no Alentejo (onde a taxa de desemprego subiu uma décima para os 12,7%) a descida do desemprego abrangeu todos os parâmetros fundamentais acompanhados pelo INE.

Desemprego em queda em todos os parâmetros
Desemprego em queda em todos os parâmetros
Fonte: INE com alguns cálculos do Economia e Finanças

De facto, a redução do contingente de desempregados em cerca de 61 mil indivíduos para os 559 mil desempregados foi transversal a todos os grupos etários, sexos, níveis de habilitações literárias, duração da procura de emprego e divisão entre procura de primeiro emprego ou de novo emprego.

Reproduzimos com algumas modificações uma das tabelas de síntese divulgadas pelo INE para evidenciar melhor esta realidade. Damos destaque especial às variações homólogas que permitem evitar eventuais fenómenos sazonais presentes nas comparações entre trimestres consecutivos.

 

Mais informação:

Pode ler o artigo “Emprego em máximo de quatro anos” e ainda encontrar informação mais recente (ou anterior) aqui => Estatística do Emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *