Chrome e Edge Não Permitem Entregar IRS

Os navegadores Chrome e Edge não permitem entregar IRS mas há alternativas. Este ano devido a alterações nos navegadores da Google e da Microsoft que abandonaram a linguagem java será impossível aceder através das versões mais recentes destes browsers à aplicação de envio da declaração de IRS.

Os navegadores Firefox e Safari continuam a ser alternativas mas a Autoridade Tributária alertou recentemente para a existência de uma aplicação específica para a entrega do IRS que deverá ser descarregada para o computador resolvendo a questão. Esta aplicação permitirá preparar a declaração offline e entregá-la para as finanças quando o contribuinte achar conveniente. Recordamos aqui o calendário de entrega da declaração em 2016 (rendimentos de 2015): Prazos de entrega da declaração anual de IRS 2016.

Chrome e Edge não permitem entregar IRS:

Reproduzimos de seguida a mensagem deixada no Portal das Finanças como informação aos contribuintes.

Chrome e Edge não permitem entregar IRS - há alternativas

Browsers suportados na entrega de IRS 

A entrega eletrónica de declarações de IRS não é possível caso se esteja a utilizar as versões mais recentes do Google Chrome ou o Microsoft Edge. Para minimizar o impacto nos contribuintes, o processo de entrega de declarações de IRS foi alterado de forma a detetar que o contribuinte está a utilizar um browser que não suporta a tecnologia Java e nesse caso propor-lhe soluções alternativas que passam pela instalação de outros browsers gratuitos como o Internet Explorer, o Firefox, o Safari (para Mac OS X) ou a utilização da aplicação off-line de preenchimento da declaração do IRS.

Em meados 2015, alguns dos fabricantes de browsers internet anunciaram que iriam deixar de suportar a tecnologia NPAPI. Em consequência disso as versões mais actuais do Google Chrome e o Microsoft Edge não suportam as Java Applets utilizadas nas aplicações de suporte à entrega das declarações fiscais, que requerem processos complexos de introdução, edição e validação de informação, bem como mecanismos de segurança adaptados ao meio web.

A aplicação de recolha do IRS é uma aplicação com um elevado grau de complexidade, decorrente dos seus vários impressos, extensas regras de preenchimento e é aquela que se destina a um público mais numeroso, correspondendo à entrega de mais de 5 milhões de declarações. Atendendo a este contexto, à maturidade da nova tecnologia e à experiencia existente na AT no momento do inicio do desenvolvimento da aplicação de recolha do IRS, não foi possível promover a adoção de uma nova solução tecnológica a tempo de ser utilizada na recolha de declarações de rendimento do IRS em 2016, porque existiam sérios riscos para todo o processo de recolha e processamento das declarações.

A AT continua a trabalhar em soluções que possibilitem a utilização generalizada nos vários browsers de modo a garantir uma maior universalidade de utilização para todos os contribuintes.”

Face à constatação de que o Chrome e Edge não permitem entregar IRS e às indicações de que outros browsers poderá seguir-lhes as pisadas, é de esperar que a Autoridade Tributária apresente uma nova plataforma de entrega em 2017.

blank

Deixar uma resposta