Carta de Condução pedida pela internet e 10% mais barata em 2017

A partir de 2017, pedir a carta de condução (renová-la, segundas vias, etc) poderá passar a ser feito pela internet com a vantagem adicional de, nesse caso, beneficiar de uma desconto de 10% sobre o preço de emissão.

 

Carta de Condução pedida pela internet e não só

Além da referida possibilidade de pedir a carta de condução pela internet há ainda várias outras alterações em todo o procedimento administrativo e burocrático que irão simplificar todo o processo relacionado com a emissão deste documento. De facto, para cartas de condução emitidas a partir de 2017, deixará de ser necessário requerer a sua renovação sempre que ocorra uma mudança de morada pois a morada desaparecerá fisicamente da informação visível na carta de condução, sendo o registo associado à carta atualizado automaticamente com a informação que conste a cada momento do cartão do cidadão.

O mesmo sucederá com a assinatura e com a fotografia, ou seja, a carta de condução será emitida com a fotografia e assinatura que já consta da base de dados associada ao cartão do cidadão.

Quanto ao preço, como referido, a carta de condução custará assim €27 se for pedida a um balcão e menos 10%, ou seja, €24,3 se for pedida pela internet.

Finalmente, nas situações de renovação da carta de condução em que seja necessário apresentar o atestado médico, o processo passará também a ser desmaterializado, ou seja, será o próprio Ministério da Saúde sob indicação do médico que irá enviar em formato digital o atestado que deverá ser utilizado para certificar que a carta de condução pode ser renovada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Todo este processo insere-se em medidas de modernização e simplificação administrativa patrocinados pelo programa Simplex + e irá contribuir para aquilo que se espera uma melhoria muito significativa de toda a eficiência do processo burocrático em torno da carta de condução, provavelmente aquele que, no momento presente, mais penalizador e retrógrado seria em toda a administração pública na relação com o cidadão.

 

Mais informação

Logo que esteja disponível a ligação a usar para iniciar todo o processo de pedido de nova carta de condução iremos atualizar este artigo deixando aqui o respetivo endereço para referência dos nossos leitores.

Deixar uma resposta