Respostas Oficiais sobre Perguntas Frequentes Relativas ao Novo IRS 2015

O que preciso de fazer para assegurar que as faturas são corretamente emitidas para poder beneficiar das deduções à coleta em IRS?” Esta é a primeira de várias perguntas a que (finalmente) a Autoridade Tributária resolveu responder formalmente no seu sítio através de um ofício no qual agrupa várias respostas oficiais sobre perguntas frequentes relativas ao Novo IRS 2015  em seis temas distintos:

  1. Despesas dedutíveis à coleta – Perguntas no âmbito do sistema e-fatura
  2. Despesas dedutíveis à coleta
  3. Agregado familiar e ascendentes
  4. Categoria B
  5. Arrendamento
  6. Residência fiscal em Portugal

A listagem de perguntas e respostas está longe de ser exaustiva mas é um bom princípio ainda que serôdio dado que o calendário fiscal já entrou no segundo trimestre de 2015. Pode descarregar o documento na íntegra aqui com as Respostas oficiais sobre Perguntas Frequentes relativas ao Novo IRS 2015.

Atendendo ao relevo das questões e à limitada publicidade que acabam por ter iremos reproduzir perguntas e respostas em artigos individuais do Economia e Finanças.

11 comentários

  1. Gostava que alguém me informa-se qual a razão de os emigrantes que regressam a Portugal depois de atingirem a reforma serem tributados por um dinheiro que o estado Portugues em nada contribuiu para ele, não se compreende.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *