Pedir a senha de acesso ao Portal das Finanças

Sem senha de acesso ao Portal das Finanças não poderá aceder à sua área de contribuinte nem cumprir com as suas declarações fiscais. Para pedir a senha de acesso ao Portal das Finanças poderá escolher várias opções que a seguir se descrevem.

Artigos atualizado em 2018

 
 

Pedir a senha de acesso ao Portal das Finanças

Pedir a senha de acesso ao Portal das FinançasO Portal das Finanças tem uma área específica para ajudar o contribuinte a obter esclarecimentos quanto à senha de acesso (clique aqui).

Se for um novo utilizador deve clicar aqui e seguir as instruções. Note que é fundamental ter a sua morada fiscal atualizada dado que a senha inicial será enviada para o seu domicílio. Note ainda que caso faça a entrega de declarações anuais de IRS envolvendo um agregado familiar, a declaração conjunta exigirá a posse de senhas para os dois membros do agregado. Finalmente, as finanças recomendam que a senha deve ser pedida o mais tardar com uma semana de antecedência face ao fim do prazo para entregar o IRS ( 5 dias úteis). Recomendamos uma antecipação um pouco maior para ter margem para algum problema nos correios ou indisponibilidade do serviço das finanças nos últimos dias dos prazos.

 

Como obter a senha no próprio dia?

ou em alternativa deslocar-se a uma qualquer repartição das finanças e pedir a Senha na Hora Portal das Finanças. Clique na expressão a negrito para ler as instruções a seguir nesta opção criada em 2016 e que pode poupar o contribuinte às coimas aplicáveis por atraso no cumprimento das obrigações fiscais.

Recordamos que as coimas podem ser elevadas. Sobre o assunto recomendamos, por exemplo, o artigo sobre a Multa por entregar o IRS fora de prazo.

 

Posso pedir a senha por SMS?

Quem tiver dado e validado o seu email como contacto no Portal das Finanças pode, de facto, pedir a senha por sms. Eis o que é dito no Portal das Finanças sobre o assunto:
Esta opção só se encontra disponível se o seu número de telemóvel estiver fiabilizado no Portal das Finanças.

“Caso já tenha fiabilizado o seu contacto telefónico (e este corresponder a um telemóvel) tem ao seu dispor duas opções para recuperar a senha.
Em ambas terá de selecionar e responder à pergunta de segurança anteriormente por si escolhida. Quando escolhe a opção “Carta”, a senha anterior é cancelada de imediato e é-lhe remetida, para o seu domicílio fiscal atual, uma carta com a nova senha, no prazo médio de 5 dias úteis.
A escolha da opção “Código por SMS” permite-lhe a alteração da senha imediatamente. Depois de selecionar a opção “Código por SMS” terá que digitar o número de telefone fiabilizado. São-lhe indicados os 3 últimos dígitos desse número no campo que terá de preencher. Após ter selecionado a opção “Recuperar Senha”, é-lhe enviado um código de 5 dígitos por SMS para o telemóvel. A partir desse momento, terá 5 minutos para o digitar no campo respetivo e escolher uma nova Senha de Acesso.”

 

Há também áreas específicas no Portal das Finanças para outras situações apresentando instruções e requerem informações específicas, nomeadamente:

9 comentários

Deixar uma resposta