Como obter uma segunda via da nota de liquidação de IRS sem sair de casa?

Para obter uma segunda via da nota de liquidação de IRS sem sair de casa deverá aceder ao Portal das Finanças com o seu nome de utilizador e palavra passe. Pode ler este artigo ou ver o vídeo que publicamos mais abaixo.

Uma vez feito o registo deverá, na coluna da esquerda, escolher a opção “Todos os Serviços“. Com esta ação será direcionado para o Mapa do Sítio onde deverá procurar o tópico com o título “Documentos“. Para o efeito vá descendo no Mapa do Sítio sabendo que os tópicos estão ordenados alfabeticamente.

Portal das Finanças Todos os Serviços
Portal das Finanças Todos os Serviços

 

Portal das Finanças Mapa do Sítio
Portal das Finanças Mapa do Sítio

Uma vez encontrado o tópico “Documentos” selecione a opção “Pedir Certidão“.

Portal das Finanças Pedir Certidões
Portal das Finanças Pedir Certidões

Será redirecionado para uma nova página onde deverá clicar na pequena seta que surge junta do caixa de “Pedido de Certidão“. Ao clicar nessa pequena seta deverá escolher a opção “Liquidação de IRS“. De seguida deverá inserir o “Ano” da nota de liquidação de IRS que quer emitir no retângulo que entretanto aparece imediatamente em baixo. De seguida clique no botão que surge mais abaixo que diz “Confirmar“.

Na sequência desse clique surge no écran a informação de resumo referente ao “Pedido de Certificação de Liquidação de IRS” e entretanto surgiu um novo botão chamado “Obter“.

Este passo serve para confirmar os dados e se os dados estiverem todos corretos deverá clicar em “Obter” e, então sim, será gerada a Liquidação de IRS que pretende, de forma gratuita. Poderá então imprimir e/ou guardar o ficheiro que é gerado.

Em suma, eis o caminho que terá de fazer dentro do Portal das Finanças para obter uma segunda via da nota de liquidação de IRS:

Início => Todos os Serviços =>  Escolher o botão “Emitir certidão” na divisória “Documentos” (que encontra descendo dentro do Mapa do sítio para onde foi direcionado após escolher “Todos os Serviços” => Escolher a opção “Liquidação de IRS” na caixa de certidões que surge => Digitar o ano da nota de liquidação que pretende => Clicar em “Confirmar” => Clicar em “Obter” se os dados de resumo da certidão que será emitida estiverem corretos e… já está.

Em baixo apresentamos o vídeo inspirado neste artigo que publicámos no canal do YouTube do Economia e Finanças.

Caminho alternativo:

No écran inicial que lhe surge logo que completa o registo no Portal das Finanças, em vez de escolher “Todos os Serviços” escolha uma opção que surge por baixo de “A Minha Área”. Poderão então encontrar, a azul, os passos que o levaram até à opção que tomou e alguns são comuns ao que interessa para obter a nota de liquidação do IRS.

No caso representado pela imagem em baixo, escolhemos a opção “Situação Cadastral Actual” de entre as opções de “A Minha Área” e surgem-nos a azul, os vários passos associados à posição atual ao “Você está aqui”.

Compare esse caminho com o caminho que pretende percorrer:

Início => Os Seus Serviços => Obter => Certidões => Efectuar Pedido => Confirme no botão Obter.

 

O que fazer? Clique em Os meus Serviços e depois percorra o caminho que falta: Obter => Certidões => Efectuar Pedido => Confirme no botão Obter.

Este processo não é dos mais intuitivos do Portal das Finanças dado que o acesso à nota de  liquidação do IRS não surge nos locais mais óbvios. Seria mais compreensível disponibilizar uma ligação para a nota de liquidação juntamente com o acesso à declaração de IRS também disponível no Portal das Finanças, logo que a nota de liquidação seja emitida.

Outra opção seria apresentá-la juntamente com uma outra declaração resumo que permite ir consultando o estado do processo durante a fase de espera pela emissão da nota de liquidação e que apresenta, após conclusão, um breve resumo sobre a declaração. Contudo, nenhum destes procedimentos leva à nota de liquidação que é requerida em vários processos burocráticos e contratuais.

 

Dá erro “Já existe uma certidão activa. Para obter segunda via utilize a consulta” O que fazer?

Note que se voltar a repeti este passo depois de já ter pedido anteriormente a certidão de liquidação de IRS vai-lhe surgie uma mensagem a vermelho que lhe recomenda ir para “Consultar”. Se reparar bem, por baixo do botão de “Confirmar” surge-lhe um conjunto de opção por baixo do título “Poderá também estar interessado em” nomeadamente a opção “Consultar > Certidões” clicando aí será direcionado para todas as certidões que já pediu para emitir.

Para encontrar a “Liquidação de IRS” só precisa de clicar em “Continuar” e depois, junto da Certidão que há-de aparecer numa lista, clicar no botão “Obter” que surge na mesma linha da certidão, encostado à direita.

O ficheiro será despejado para o seu browser de internet e poderá guardá-lo onde quiser no seu computador.

 

O que encontra na Liquidação de IRS?

Eis as variáveis que surgem na Nota de Liquidação do IRS:

  1. RENDIMENTO GLOBAL
  2. Deduções específicas
  3. Perdas a recuperar
  4. Abatimentos
  5. Deduções ao rendimento
  6. RENDIMENTO COLETÁVEL (1-(2+3+4+5))
  7. Quociente rendimento anos anteriores
  8. Rendimentos isentos englobados para determinação da Taxa
  9. TOTAL DO RENDIMENTO PARA DETERMINAÇÃO DA TAXA (6+8-7)
  10. Coeficiente Conjugal 2 Taxa 37,000%
  11. IMPORTÂNCIA APURADA (9: COEF x TAXA)
  12. Parcela a abater
  13. Imposto correspondente a rendimentos anos anteriores
  14. Imposto correspondente a rendimentos isentos
  15. Taxa adicional [(0,00 x 0,0% + 0,00 x 0%) x 2]
  16. Imposto relativo a tributações autónomas
  17. COLETA TOTAL [(11-12)x(1 ou 2)+13-14+15+16]
  18. Deduções à coleta
  19. Benefício Municipal (2,50% da coleta)
  20. Acréscimos à coleta
  21. COLETA LÍQUIDA (17-18-19(>=0)+20)
  22. Pagamentos por conta
  23. Retenções na fonte
  24. IMPOSTO APURADO (21-(22+23))
  25. Juros de retenção-poupança
  26. Sobretaxa-resultado
  27. Juros compensatórios
  28. Juros indemnizatórios

 

Este ficheiro foi atualizado a 27 de julho de 2018.

7 comentários sobre “Como obter uma segunda via da nota de liquidação de IRS sem sair de casa?

  1. Muito Obrigado, realmente não é nada intuitivo ter de efectuar o pedido em vez de simplesmente consultar as certidões, tendo em conta que depois de efectuar o pedido as mesmas podem ser consultadas no local correcto admira-me que este processo não seja automático e esteja desde logo disponível para consulta.

  2. Boa tarde
    Muito útil esta informação, andei às voltas com o portal e não encontrei a “demonstração de liquidação”, só consegui graças à vossa ajuda.
    Contudo, a “declaração de liquidação” que aparece não é exactamente igual à original, os valores são os mesmos mas não aparece a referencia para pagamento, como é que temos acesso a esta referencia para podermos pagar ?
    Obrigado
    Sérgio Silvestre

  3. Boa tarde. Eu segui exactamente a sua sugestão,e efectuei com sucesso o acesso á nota de liquidação do IRS.

    Você está aqui Início Os Seus Serviços Obter Certidões Efectuar Pedido

    Obrigado

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.