Chave Móvel Digital: Autenticação digital junto do Estado vai ter método alternativo

Segundo comunicado do conselho de ministros, foi aprovada uma proposta de lei a enviar à Assembleia da República que visa estabelecer um sistema alternativo e voluntário de autenticação dos cidadãos nos portais e sítios na Internet da Administração Pública, apelidado de Chave Móvel Digital.
Sem mais detalhes perspetiva-se que o processo de autenticação digital, atualmente efetuado com o Cartão do Cidadão, com vários códigos secretos entregues ao cidadão no momento de renovação do cartão e com um dispositivo de leitura a adquirir pelo cidadão, será agilizado surgindo como complemento a referida Chave Móvel Digital.
Segundo o governo “Esta medida decorre da constatação de uma utilização relativamente baixa dos serviços públicos digitais, a qual contrasta com a elevada disponibilidade destes serviços e se deve em muito à complexidade dos meios de autenticação atualmente existentes.”.

Chave Móvel DigitalO que é a Chave Móvel Digital?

“É um meio alternativo para se autenticar e aceder a serviços em portais e sítios na Internet de entidades públicas e privadas (e.g. “Portal do Cidadão” ) com recurso ao seu telemóvel ou e-mail.”

Como se pode aderir?

   ?  Pela via online – se é cidadão português com o seu Cartão de Cidadão, após ter realizado a sua autenticação.
   ?  Pela via presencial num balcão de atendimento (Espaço do Cidadão) – se é cidadão português ou estrangeiro com o seu cartão de identificação.

Como usar a chave?

Introduza os seus dados: nº de telemóvel ou e-mail, PIN da Chave Móvel e código de segurança que recebe por SMS ou por e-mail.

Um comentário

  1. Mais outra inovação a dar em nada…. A comunicação com a AT e o cidadão tem a fiabilização de morada, @-mail, Via ctt e não contentes ainda pode o cidadão receber correspondencia da AT por correio em carta registada! ….é o sistema!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *