Estatísticas do Emprego 2013

Taxa de desemprego no 2º trimestre sobe face ao ano anterior e desce face ao 1º trimestre de 2013

O INE acaba de divulgar os dados oficiais relativos à taxa de desemprego em Portugal no 2º trimestre de 2013 apontando para um ligeiro aumento face a igual período de 2012. A comparação com o trimestre anterior (sujeita a fenómenos sazonais) revela uma redução da taxa de desemprego igualmente marginal.

O número de empregados no país continua a cair face a igual período do ano anterior ainda que, face aos primeiros três meses de 2013 haja mais empregados em Portugal.

Em suma, o sinal mais positivo que se pode extrair destes dados agregados é que os fenómenos sazonais voltaram a surgir na informação estatística deixando de estar dominados por uma forte tendência que os esmagava.  Ainda assim, a informação fundamental corrigida dos habituais picos sazonais continua a revelar uma degradação dos números do desemprego e do emprego em Portugal.

Eis o resumo do INE:

 A taxa de desemprego estimada para o 2º trimestre de 2013 foi de 16,4%. Este valor é superior em 1,4 pontos percentuais ao do trimestre homólogo de 2012 e inferior em 1,3 pontos percentuais ao do trimestre anterior.

A população desempregada foi de 886,0 mil pessoas, o que representa um aumento homólogo de 7,1% e uma diminuição trimestral de 7,0% (mais 59,1 mil e menos 66,2 mil pessoas, respetivamente).

A população empregada foi de 4 505,6 mil pessoas, o que representa uma diminuição homóloga de 3,9% e um aumento trimestral de 1,6% (menos 182,6 mil e mais 72,4 mil pessoas, respetivamente).

Estão disponíveis muito mais detalhes no sítio do INE (clique aqui para aceder).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *