Simulador oficial de juros para Certificados do Tesouro Poupança Mais

No dia em que lança os Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) o IGCP disponibiliza na sua página a possibilidade de se fazer a Simulação de Carteira de CTPM. O aforrador apenas tem de indicar o valor do investimento inicial para que lhe seja indicado o fluxo anula de juros (antes de impostos) e a respetiva taxa de juro. Para saber qual o valor líquido de juros a receber terá de multiplicar os juros por 0,72, descontando-se assim os 28% da taxa de IRS que incide sobre os mesmos.

A taxa efetiva líquida antes de impostos para quem mantenha os certificados do tesouro poupança mais até à maturidade (5 anos) e os tenha subscrito no primeiro mês de subscrição será de 4,2% (note-se que os juros são pagos anualmente, não capitalizam) podendo ou não vir a receber no 4º e no 5º ano algum adicional correspondente a 80% real do PIB caso este seja positivo (consideram-se as contas nacionais trimestrais durante os 4 trimestres anteriores ao vencimento).

Esta informação também será atualizada regularmente na página no ICGP. Adicionalmente, os subscritores terão acesso ao extrato da conta corrente após registo no portal Aforro.net do IGCP.

Finalmente, pode ainda aceder-se à informação sobre habilitação de herdeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *