Europa

PIB na Zona Euro continua a contrair face ao ano anterior (-0.4%)

Tal como em Portugal, o PIB na Zona Euro (ZE) continua a contrair face ao ano anterior (dados corrigidos da sazonalidade) e fá-lo a um ritmo mais intenso do que em Portugal: caiu 0,4% (-0,2% em Portugal). Alargando a análise à União Europeia (UE) regista-se um pequena subida do PIB em termos homólogos no 3º trimestre de 2013 de 0,1%.

A comparação direta, sem correções, entre os dois últimos trimestres revela um ligeiro aumento do PIB quer na Zona Euro (+0,1%), quer na União a 28 (+0,2%). Em todo o caso uma desaceleração face a igual indicador estimado entre o 1º e o 2º trimestre de 2013 (+0,3% tanto na ZE como na UE).

Estes número revelam uma economia a rondar a recessão, um cenário bem diferente do registado nos EUA onde o PIB está em franco crescimento, quer em variação homóloga (+1,6%) quer em variações em trimestres sucessivos (0,7%).

Por países destaca-se o regresso da França às quedas (-0,1% face ao trimestre anterior), a desaceleração da Alemanha no mesmo indicador (passando de 0,7% para 0,3%) e as ligeira recuperações na Itália (de -0,3% para -0,1%) e da Espanha (de -0,1 para 0,1%). Portugal reduziu significativamente o valor deste indicador onde no trimestre havia registado o melhor desempenho entre os seus parceiros (de 1,2% para 0,2%).

Há pelo menos sete países que continua a registar quedas da sua produção nacional em termos homólogos, não existindo informação disponível para 8 dos 28 países da União Europeia.

Fonte: Eurostat (PDF).

Deixar uma resposta