Nova nota de cinco euros entra em circulação a 2 de maio de 2013

Segundo o Eurosistema – representado em Portugal pelo banco de Portugal – vai-se iniciar a substituição das atuais notas de euro por uma segunda edição que incorporará inovações tecnológicas ao nível da prevenção das falsificações e que permitirá dar o merecido descanso às notas em circulação.

O Banco de Portugal lançou hoje o kit de imprensa sobre a primeira destas notas que entrará em circulação a 2 de maio de 2013 – a nota de 5 € euros. Note-se contudo que a atual nota continuará em circulação em simultâneo com a nova nota, devendo, durante alguns meses, existir edição simultânea de ambas (até se esgotarem as reservas de material em armazém, afetas à produção da primeira edição).

Nova nota de 5 euos
Clique para aumentar

Além das informação disponibilizada pelo Banco de Portugal no seu sítio na internet, pode ainda visitar o sítio dedicado às novas notas: www.novafacedoeuro.eu no qual poderá jogar ao “Euro Cash Academy”.

À nota de €5 sergir-se-ão as restantes, progressivamente, e de ordem crescente de valor, não havendo ainda datas de referência divulgadas. Recomendamos que, caso não conheça alguma nota que lhe queiram entregar, confirme a sua autenticidade seguindo as indicações de teste enumeradas no kit de imprensa. O Banco de Portugal irá também realizar ações de formação para despiste de falsificações (mais detalhes aqui). Um excerto sobre o porquê no novo nova desta segunda série, a série Europa:

“(…) A nova série de notas de euro é denominada “série Europa” devido a um retrato de Europa – uma figura da mitologia grega que deu origem ao nome do nosso continente – que aparece no holograma e na marca de água das notas.
A utilização de retratos em notas de banco é uma tradição a nível mundial e estudos indicam que as pessoas tendem a reconhecer os rostos intuitivamente. Por isso, o Eurosistema seleccionou um retrato de Europa para figurar na marca de água e no holograma da nova série de notas de euro. Esta imagem de Europa foi retirada de um vaso com mais de 2 mil anos, encontrado no Sul de Itália, pertencente à colecção do Museu do Louvre em Paris. Este retrato foi escolhido devido à sua clara associação com o continente europeu e também porque confere um toque humano às notas.
Na mitologia grega, Europa, a filha de um rei fenício, foi seduzida por Zeus, que para tal assumiu a forma de um touro e a levou para Creta. Esta história inspirou os gregos antigos a usarem “Europa” como termo geográfico. (…)”

Deixar uma resposta