Já é possível entregar o IRS pela internet?

Entregar o IRS pela internet passou a ser a regra e não a exceção. Desde  a versão inicial deste artigo em 2013 que a entrega pela internet é uma realidade para a larga maioria dos contribuintes e é também por aqui que muitos trocam impressões, acompanham a evolução do estado da sua declaração através do Portal das Finanças e esclarecem dúvidas nas caixas de comentários, por exemplo, deste mesmo artigo que ao longo dos anos tem servido de porto de abrigo e de contacto a muitos milhares de leitores e contribuintes.

Pela nossa parte espero que tenham um contacto proveitoso e cordial por aqui e que regressem sempre que possam e tenham necessidade de entregar o IRS ou de validar ou corrigir a entrega automática do mesmo que estará em vigor a partir de 2017 como aqui relatámos: “Entrega Automática do IRS“.

 

Prazo para Entregar o IRS:

Se aqui chegou em busca dos prazos do IRS para o corrente ano (seja ele qualquer for) procure aqui: Prazo de Entrega do IRS.

10.386 comentários sobre “Já é possível entregar o IRS pela internet?

  1. Olá Pessoal
    Mais um ano!!! 😀
    Já submeti a minha declaração mas tenho aqui uma dúvida que gostava que me esclarecessem:

    A minha senhoria enganou-se e declarou mais uma renda do que aquelas que lhe foram efetivamente pagas. Eu fui honesta, corrigi e submeti a declaração. Era só este o procedimento ou tinha de pôr em mais algum lado que não concordava?

    Boa sorte a todos
    Que comece a nossa saga anual e que seja curtinha e bem recheada de €

  2. Boa noite a todos.

    Aqui também já foi colocado.
    Mas tenho aqui uma dúvida, para quem souber responder é claro.
    Eu consigo ver os recibos de renda electónicos, mas nas despesas não me aparecem nada de valores, já reclamei (19/03) e aguardo uma resposta até hoje. Mas as deste ano 2016, ia colocar os recibos nas deduções de imóveis e diz isto: “O emitente não tem atividade registada (CAE/CIRS) pertencente ao sector indicado”
    Alguém sabe o que fazer para aquilo me aparecer nas deduções?

  3. Boa noite, este ano é a primeira vez que apresentei a declaração conjunta em união de facto. Espero não ter surpresas desagradáveis. No meu caso, feitas as simulações no site das finanças, a diferença da devolução entre apresentarmos a declaração em separado ou em conjunto é mais do dobro…

  4. Boa noite,
    Estranho… desde as 9 da noite que por 3 vezes aqui “post” ter submetido o IRS às 20:49, e não aparece aqui nada… Já devo ser persona non grata neste blog, e não sei porquê… Boa sorte e até qualquer dia 🙂

  5. boa noite, se poderem agradeço uma ajuda.. na minha declaração so aparece preenchido os dados dos descontos da parte da entidade patonal. nao deveria tudo oresto estar ja pre preenchido? ou estou a saltar algum campo para ir buscar os valores? nem o anexo h aparece tenho de selecionar e esta todo por preencher apesar de estar declarado no efatura.se alguem me poder ajudar agradeço

  6. Bom dia. Tenho a mesma dúvida da D. Helena Cunha. Não aparece o anexo H. Alguém pode ajudar por favor? Obrigada

  7. Bom dia,

    Tal como a D.ª Helena Cunha o anexo A aparece preenchido mas o anexo H não?

  8. Bom dia,
    Cuidado, no meu caso, o preenchimento do Campo C do Quadro 6 do Anexo H, se optar por não (automático), deste modo, na simulação, o valor total das deduções à coleta não considera as despesas suportados a titulo encargos com imóveis. Mas, se optar por sim (semi-automático – apenas é necessário no Quadro 7 adicionar a natureza do encargo), já o valor total das deduções à coleta é considerado corretamente.
    É só um alerta.

  9. Para o Amigo GOMES:
    Caro tinha-me dito: “Mário Oliveira segundo informação dada a mim pelas finanças, se efectuou a reclamação deve inserir os dados correctos manualmente na declaração (se não vierem já corrigidos) e submeter independentemente de a situação estar resolvida”
    E foi o que aconteceu. Declarei ontem e no Anexo H ainda vinha o somatório de Despesas de Saúde sem o tal prémio de Seguro Saude. Conforme seu conselho emendei e coloquei a quantia corrigida. O processo de Divergencia continua a Aguardar Decisão. Quando submeti o sistema perguntou se era mesmo assim e lá aceitou. O problema é que não tinha espaço para explicar o porquê da minha quantia ser diferente da pre-preenchida, o que penso poderá retardar a liquidação. Obrigado mais uma vez.

  10. ola Susana. Ja tive explicaçoes…basta dizer que concordamos num dos campos para as deduçoes da saude e educação..no anexo h para habitaçao temos de preencher com os dados no meu caso logo a 1º opcao e por os dados referentes a habitação, mas….liguei para o apoio porque dava erro no contribuinte do banco e disseram que agora so deixam validar amanha e esse erro é propositado…

  11. Bom dia , tenho assistido todos os anos a partilha de informação da evolução do reembolso da declaração de irs este ano resolvi comentar . Declaração submetida aguardar validação .
    espero que este ano não existam dificuldades no reembolso .
    boa sorte e que o reembolso não demore muito 🙂

  12. Olá Helena,

    Está a colocar o contribuinte do banco na coluna que diz senhorio ou na outra? Eu coloquei na do locatário e não me deu erro.

  13. Não consigo simular o irs na aplicação, conseguem? conseguem obter os dados das despesas comunicadas à AT

  14. Boa tarde a todos.

    Declaração entregue hoje. Consigo fazer a simulação para verificar se há reembolso já com a decl. a aguardar validação? Como procedo? Obrigada.

  15. é obrigatorio anexar o anexo H ? simulei mais tarde com o anexo H e o valor é o mesmo a receber, submeti ontem
    deduzo que o valor do e-fatura seja inserido automaticamente a quando simular sem o anexo H pois a mim com ou sem dá igual

  16. @Helena Cunha: Tenho conhecimento de que se o banco tem sede fora de Portugal, o NIF é dado como inválido no Portal. É um problema informático no programa e que os serviços de finanças já têm conhecimento. Há que aguardar o desbloqueio. O caso que conheço report-se ao Detusch Bank mas tb já li que acontece tb com o Barclays.

  17. Boa tarde Ana Sousa,

    Penso que a validação tinha de ser efetuada antes da submissão. No entanto podes preencher tudo novamente simular e depois fechar sem enviar.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.