portugal-bandeira

Boas notícias: exportações recuperam significativamente

As exportações aumentaram 5,7% no trimestre terminado em maio de 2013 face ao mesmo período do ano anterior, informa hoje o INE na sua síntese sobre as estatísticas do comércio internacional. No mesmo trimestre, as importações caíram 1,6%.

 A taxa de cobertura das importações pelas exportações atingiu os 86,6% acima do valor registado em período homólogo (mais 6,1 pontos percentuais). Sublinhe-se a disparaidade que ocorre dentro da própria União Europeia. Se considerarmos apenas os países da Zona Euro, a taxa de cobertura é de 80,0%, se a estes juntarmos os restantes 10 países da União Europeia ela atinge os 85,4%, aidna assi mabaixo da taxa de cobertura com o resto do mundo (89,4%).

Para o incremento das exportações terá contribuido algum dinamismo adicional do comércio intra-comunitário que se veio juntar ao melhor comportamento registado no comércio com o resto do mundo.

Como consequência, as exportações para a Zona Euro continuam a perder relevância mas ainda continuam a representar a larga maioria: 59,3%. As exportações para fora da União Europeia representam 30,1% quando há um ano representavam 28,4%.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *