Trabalhadores independentes passam a pagar 34,75% para a Segurança Social (oficioso)

ADENDA: informação confirmada pela proposta oficial do orçamento do estado de 2013.

Confirmando-se a proposta preliminar de Orçamento do Estado para 2013 hoje divulgada pela comunicação social, os trabalhadores independentes (vulgo recibos verdes), empresários em nome individual terão de pagar, em 2013, uma taxa social única de 34,75% contra os 29,6% em vigor até aqui. Não é ainda claro se se mantém a obrigatoriedade de, caso 80% ou mais dos rendimentos do trabalhador independente serem atribuíveis a um mesmo cliente, esse cliente terá de pagar, como até aqui, o equivalente a 5% dos honorários pagos.

Adicionalmente os membros de órgão estatutários bem como administradores e gerentes deverão passar a pagar, no total, entre o contributo pessoal e da entidade patronal os mesmos 34,75%.

4 comentários

  1. Há 7 anos que não tinha um mes tão fraco como este… As pessoas estão cheias de medo do orçamento, o mais certo é ter que fechar a porta daqui ha uns meses porque não suporto mais carga fiscal… mas nem tenho direito ao subsidio de desemprego, que pago ha alguns que andam a passear e nem querem trabalhar.
    Esta politica esta a acabar com tudo.

Deixar uma resposta