Reembolso de IRS 2012 garantido em 20 dias se entregar declaração pela internet

[wp_ad_camp_1]

A Autoridade Tributária acaba de garantir que, tal como no ano anterior, o reembolso do IRS aos contribuintes que a ele tenham direito poderá concretizar-se até 20 dias após a entrega das declaração anual de IRS caso esta seja entregue pela internet.  Recordamos que a entrega da declaração pela internet se inicia em abril para rendimento da categoria A e H e em maio para os restantes. Em suma, quanto mais depressa entregar o IRS pela internet mais depressa poderá receber o reembolso se for elegível para tal.

A data limite de entrega do reembolso aplicável nas restantes situações será 31 de Julho de 2011 conforme aqui (“Reembolso do IRS em 2012 será feito até ao final de Julho”)  avançámos em outubro passado.

Recordamos aqui o Calendário e prazo de entrega do IRS em 2012.

Fonte: Diário Económico.

4.431 comentários em “Reembolso de IRS 2012 garantido em 20 dias se entregar declaração pela internet”

  1. Bom dia,

    Deixo a informação de que a submissão online da declaração relativa aos rendimentos de 2011 já está disponível no portal das finanças.

    Responder
  2. Declaração certa com a data de 29/3, com comprovativo de entrega emitido. Na SIF, está validada também com a data de 29. Esta primeira etapa foi rápida, vejamos as que se seguem.

    Responder
  3. A avaliar pela notícia acima, sim. 20 dias, tal como no ano passado. Os primeiros reembolsos foram feitos em 14, 15 dias, independentemente de serem feriados ou fins-de-semana.

    Responder
  4. A AT diz que o limite serão mesmo os 20 dias. Em 2010 recebi após 17 e em 2011 após 16 dias. Mas entre a data de entrega e a validação decorreram 2 dias e este ano foi praticamente imediato, uma questão de horas apenas.

    Responder
  5. bom dia amigos.embora nos ultimos anos já tenha entregue o irs pela net,nunca fui eu a preencher,este ano vou “arriscar”mas estou com receio,porque,tenho medo que nao faça as coisas bem,e depois não recebo o “guito”nos tais 20 dias.só tenho despesas de,..saude,educaçao,(da minha filha)e do apartamento(mensalidades).já tentei preencher mas dava muitos erros…estou quase a concluir que sou mesmo muito “burro”porque, pelo que oiço dizer não é nada dificil preencher .já agora,faço votos para que corra tudo bem,com a devolução do irs(para quem tem direito a receber).o ano passado só recebi em junho,(porque,o contabilista não colocou o nib,e tive de enviar uma declaração de substituição)0 que atrasou todo o processo.espero que este ano as coisas corram melhor.

    Responder
  6. Sim, a data é 1 de abril mas este ano estive atenta porque percebi que, no ano passado, a aplicação ficou disponível mais cedo. E voltou a ser assim, dia 29 já dava para submeter a declaração. A diferença é receber o reembolso uns dias mais cedo. Para quem tem despesas pendentes e aguarda o reembolso para as regularizar alguns dias fazem alguma diferença. Em relação ao preenchimento online é mesmo muito simples, com a opção «validar» é possível ir confirmando se está tudo ok ou se falta algum campo. Este ano, se tudo correr como no ano passado, espero que comecem a reembolsar a partir de dia 10/11. 14 dias foi o tempo médio de reembolso para quem submeteu pela internet. Mas é sempre uma dúvida. Pelo menos o «temido» orçamento retificativo não avança congelamento de reembolsos, o que achei a determinada altura que fosse acontecer. Mas a ver vamos, com a situação atual de crise tudo é possível.

    Responder
  7. A supresa é que os simuladores q andavam por aí a circular, os valores a reembolsar não coincidem nem de perto com o simulador do portal…aconteceu-vos a mesma coisa?
    Paula Martins

    Responder
  8. Desculpem a minha declaração já diz declaração certa.
    O que quer isto dizer?
    Alguém tem conhecimento?
    Obrigado a todos os que me possam informar.

    Responder
  9. No quadro 7, ponto 737, suponho que deve ser lares, tem que colocar o seu NIF, tem que colocar a importância paga, e por fim o NIF da entidade que passa o recibo, por fim é só validar.

    Quanto ao NIB da sua fiha não é necessário apenas tem que confirmar o seu NIB, e colocar o NIF da sua filha, como dependente.

    Responder
  10. BOA NOITE
    ENVIEI HOJE A MINHA DECLARAÇAO
    NO ENTANTO O VALOR DE LIQUIDAÇAO FOI UMA SURPRESA DESAGRADAVEL POIS O VALOR E MUITO INFERIOR AO QUE EESTAVA A ESPERA , SERA QUE CONVOSCO ACONTECEU O MESMO?

    Responder
  11. Em média, de acordo com as novas tabelas, todos irão receber menos do que habitualmente. Os prémios dos seguros de vida e acidentes pessoais deixaram de poder constar já este ano, é só um exemplo. Depois, é caso a caso. Eu tive mais despesas de saúde e educação, recebo mais ou menos a mesma coisa. Em relação aos simuladores, nunca são corretos a 100%. Já em anos anteriores, os valores nunca coincidem, já desisti de os utilizar.

    Responder
  12. ERROS DO QUADRO 8
    H126 para o nif indicado,por favor indique o codigo 737 no quadro 7

    Continua a não haver resposta, será q também vou demorar 23 horas???

    Responder
  13. o bom seria devolver já a “massa”antes que as regras mudem daqui a alguns dias.
    agora vou trabalhar(é verdade,tambem trabalho ao domingo),se me quiserem “ouvir”trabalhar sintonizem,www.santiago.fm.bom fim de semana.

    Responder
  14. Eu envie a minha declaração no dia 29 e tive uma muito agradável surpresa, pois além de conseguir recuperar tudo que descontei em 2011 também vou recuperar o valor da sobretaxa do subsídio de natal (conforme simulador), contradizendo todas as minhas expectativas. Boa sorte a todos e que o dinheirinho entre rápido nas nossas contas.

    Responder
  15. Em alguns casos a aplicação das Finanças dá valores errados: o reembolso será maior, uma boa surpresa certamente :-).

    Falámos com as pessoas da ATA que confirmaram esta situação e fornecemos tudo o que tínhamos para eles fazerem as correcções necessárias, mas não sabemos de prazos para estas correcções ficarem disponíveis.

    Ainda assim, para quem ainda não entregou a declaração, fica o convite para dar um salto ao http://modelo3.pt/ e usar o simulador gratuito. O sistema tenta optimizar a declaração e mesmo a lista de despesas que disponibilizamos tem ajudado bastantes contribuintes a perceber que até dá para incluir mais qualquer coisa.

    Responder
  16. Boa noite,
    Eu estava a preencher o irs e reparei que o banco, no qual tenho um empréstimo bancário, já tinha colocado os dados referentes ao meu marido (metade do valor pago), porque o banco enviou 2 declarações uma para mim e outra para o meu marido (metade do valor para cada um) foi a primeira vez que isto aconteceu, nos outros anos vinha tudo num só documento e o valor todo junto. Pergunto se alguém me souber responder eu coloco a minha parte a declaração e tenho que repetir o código, a fracção, etc.?
    Obrigada

    Responder
  17. olá maria
    Sim para fazer a deducao do emprestimo habitacao e caso esteja assim, deve dividir o valor global por os dois e colocar no campo 814 as duas linhas com a fracao, codigo,etc, para cada umdo contribuinte.
    caso não queira , coloque como estava nos anos anteriores,basta somar os dois valores e colocar no nif habitual. eu faco isso e nunca tive problemas.
    ,Mesmo que fosse interpelado, estou de conciencia tranquila porque isso não implica falsas declaracoes ou fuga aos impostos.
    O meu irs já entreguei hoje á noite preenchi em 20 minutos, pouco a declarar este ano ou melhor pouco imposto retido e ganho:) mas enfim para o ano será melhor, espero eu!

    Responder
  18. feito e com muito sucesso, ainda demoro uma hora a por toda a informação, mas se o simulador for verdade…vai haver festa 😀

    Responder
  19. Enviei a minha declaração ontem. Mas ainda não aparece validada… Neste momento o site tb está em manutenção…

    Responder
  20. Até agora tudo correto, sem qualquer problema no prenchimento e na entrega pois consegui tal como no ano anterior meter a dia 30, recebi o reembolso a dia 13, por isso espero que a UNICA COISA BOA QUE O SÓCRATES DEIXOU, que foi um reembolso rápido se mantenha. Vamos todos fazer figas para que sim.

    Responder
  21. Boas,
    Quanto ao simulador que utilizei e quanto ao valor do Min.Finanças existe a diferença de 12 euros para cima… do reembolso a pagar pelo Min.Finanças. Pena não ser mais…:P

    Responder
  22. Não creio… Começou hoje a avalanche de entregas, o site tem estado on/off desde as 7 da manhã. Porventura poderá mesmo atrasar quem já entregou. Mas tendo entregue no dia 29, apenas começo a esperar pelo reembolso após o dia 13. Sendo que a sistema actualiza mesmo ao fim de semana (e feriados) os primeiros reembolsos devem sair na sexta-feira, 13.

    Responder
  23. No ano passado, os primeiros reembolsos começaram a cair nas contas no dia 13. Contudo, as primeiras pessoas a receber tinham entregue a declaração a 30, de acordo com informações que por aqui foram deixadas. Mas se o tempo médio continuar a ser 14 dias (entreguei a 5, o reembolso caiu na conta a 19), penso que a partir de 10/11 começarão a ser pagos os primeiros. A partir de amanhã já teremos informações novas no site, hoje acho difícil. Mas este ano, no meu caso, entreguei dia 29, por volta das 9h e a declaração ficou certa no mesmo dia à tarde. Pode ser que seja mais rápido, o tempo médio tem reduzido de ano para ano.

    Responder
  24. E devemos sempre ter em conta que as informações do site têm um atraso. No ano passado, apesar das consultas constantes ao portal, acabei por receber num dia e só dois dias depois tinha a informação atualizada.

    Responder
  25. No meu caso entreguei ontem dia 1 Abril por volta das 2 da tarde e ainda nao tenho a mesma como Certa. portanto vamos a ver se amanha ou hoje d tarde avança mais um passo

    Responder
  26. No ano passado entre a entrega e a informação de validada foram dois dias, entreguei a 30, foi validada a 1. Este ano foi no mesmo dia, dia 29. No ano passado o valor do reembolso surgiu 7 dias depois e 15 dias depois foi emitido o mesmo que entrou na conta no dia seguinte. Relativamente a 2010 o processo em 2011 foi em tudo dois dias antecipado. este ano seguiu o mesmo caminho, pelo menos na parte da validação. Dos 4 dias de 2010. 2 dias de 2011, este ano foi uma questão de horas. Vou “acreditar” que no final da próxima semana me devolvem o dinheiro.

    Responder
  27. Boas,

    Eu fiz ontem a declaração e fiquei com a agradável surpresa que vou receber mais do que o ano passado. Penso que tem a ver com a taxa que nos foi cobrada do subsídio de natal do ano passado. Se pagarem até dia 15 já é porreiro.

    Responder
  28. Ora boas tardes, já tinha saudades deste forum 🙂

    O ano passado foi uma comédia os posts que aqui fizemos.

    Espero que o pessoal do ano passado cá apareça.

    Em fiz a minha declaração ontem dia 01/04

    Um abraço

    Responder
  29. Rui, podem pagar depois do dia 15 mas pelos anos anteriores pagam antes de perfazer os 20 dias ou seja, entra na conta antes desse período!

    Responder
    • Olá Nelson. O primeiro comentário de cada leitor carece de aprovação pelo administrador. A partir daí serão publicados automaticamente. Abraço.

      Responder
  30. A minha declaração ainda não se encontra como certa e fiz ontem mas é normal a comparar com anos anteriores.
    Nos primeiros dias a afluencia de pessoa a fazer o IRS é muita como tal o estado pode não mudar logo.

    Abraço

    Responder
  31. BOA TARDE
    SUBMETI A MINHA DECLARAÇAO NO DIA 30
    NO ENTANTO HOJE , APERCEBI-ME QUE O VALOR DO MEU CREDITO HABITAÇAO TINHA SIDO DIVIDIDO POR MIMI E PELO MEU MARIDO .
    DAI TER ENTREGUE OUTRA DECLARAÇAO HOJE .
    SERA QUE AGORA VAI ATRASAR TODO O PROCESSO?

    Responder
  32. Depois de certa virá declaração com reembolso (na SFI e nas declarações) uns 5 a 6 dias depois, mais uns 2 dias surge declaração com reembolso na SFI e o valor aparece nos Movimentos Financeiros, mais 2 dias e surge nos MF Reembolso emitido e 2 dias depois está na conta. Mais ou menos… Em 2010 e 2011 demorou dois dias desde a entrega até ao estado de Validada e este ano foi no p´roprio dia (entreguei a 29 às 16:53 e voi validada dia 29 entre as 22 e as 23). Hoje surgiu na SFI declaração com reembolso, mas sem valores.

    Responder
  33. Olá Patricia, lembro-me sim.

    Andamos cá até todos recebermos.

    Houve pessoal que trocou email e também facebook.

    mais um anito 🙂

    Este ano voltas a receber?

    Responder
  34. Olha que bom!

    bem se vais receber mais é porque também descontaste para isso 🙂

    Eu tb vou receber mais do que o ano passado (27€) 🙂

    Responder
  35. a minha ainda aguarda validaçao e foi entregue já ontem a mais de 24h portanto nem a todos fica validade logo no mesmo dia ou dia seguinte

    Responder
  36. Oi pessoal

    Também andei cá no ano passado, embora pouco.. entreguei hoje de manhã a minha declaração, vamos ver o que se segue 🙂

    Responder
  37. Atenção que o cálculo feito pelo simulador das finanças tem um bug segundo consta, na parte do rendimento colectável… Em todos tem dado um valor superior aquele que eventualmente iremos receber. Vejam o site que já aqui foi mencionado: Modelo 3. Infelizmente é mais fiável…

    Responder
  38. ola outra vez os dois anos anteriores tambem andei por aqui,submeti a minha dia 30 e no dia 31 estava dada como certa.agora nao querendo decepcionar ninguem,hoje tive que ligar para as finanças para por uma questao relacionada com o irs da minha mae,porque é reformada o primeiro ano e eu estava com algumas duvidas,e no final aproveitei para perguntar se o reembolso igualmente aos outros anos era feito em 20 dias,ao que a sra me respondeu que nao ao contrario do que a comunicaçao social estava a divulgar,ela propria tinha sido informada numa formaçao que o reembolso seria efetuado dentro dos prazos previstos e legais ate dia 31 de agosto!fiquei mesmo lixada…..sera que so disse para xatear?eu como sempre ja a contar com os euros la para dia 18 no maximo!!!!este ano tambem vou receber mais fazendo o calculo penso que tem a ver com a retençao da sobretaxa extraordinaria (subsidio de nata que me gamaram)

    Responder
  39. meus amigos,se alguem começar a especular sobre informacoes fornecidas pelos funcionarios das finanças vamos concerteza ter aqui muitas informaçoes contraditorias.no ano passado de cada vez que ligava para as finanças ,obtinha sempre uma resposta diferente,nunca batia certa com a anterior.por isso vamos ter calma .

    Responder
  40. Estou com o problema “H126 : Para o NIF indicado, por favor indique o código 737 no Quadro 7.” já mencionado. Podem ajudar-me como resolveram? Mas a qual nif se refere? é que os nif estão todos correctos.
    Agradeço a ajuda dos que já passaram pelo mesmo.
    Joaquim….HHHEEEELLLPPPP!

    Responder
  41. Concordo com o joaquim, as informações dadas telefonicamente nem sempre coincidem e, de fato, foi a autoridade tributária que anunciou os 20 dias, a comunicação social transmitiu apenas informação que é oficial e que está disponível no portal. Penso que não será muito diferente do ano passado, a tendência será até para ser mais eficiente. A ver vamos… entreguei dia 29 às 9h e até agora não evoluiu. Encontra-se validada e certa desde dia 29 à tarde.

    Responder
  42. Boa noite a todos.

    Entreguei a minha ontem ao meio dia e ainda não foi validada. Nem sabia que se podia submeter antes do inicio do prazo.

    Tenho uma duvida que espero que possam esclarecer:

    – é verdade que para ser elegível para o reembolso em +/- 20 dias é necessário ter pago o IMI?

    Bons reembolsos.

    Responder
  43. Boa noite, Daniel
    Eu no ano passado recebi em vinte dias e ainda não tinha pago o IMI. Acho que não tem nada ver…
    Só se mudaram as regras este ano!?

    Responder
  44. francisco borges.veja no quadro 8 se escreveu alguma coisa,referente a despesas com lares etc,é que se colocou algum nib aí vai dar sempre erro,a nao ser que tenha tido despesas com lares de idosos,se nao foi o caso nao ponha quaquer nif no nº 813.
    espero ter ajudado,comigo tambem dava sempre erro,só depois de deixar o 813 em branco é que deu “TUDO CERTO”

    Responder
  45. Bom dia. Nada de evoluções! Entreguei a 29 e continua certa. Muito rápida a passar a certa e validada, agora vai cumprir os tais 7 dias para passar à próxima fase.

    Responder
  46. Pois como certa e validada foi rápido, mas não passou a mais fase nenhuma,a minha já lá vão 4 dias e mais nada, cá para mim os tais 20 dias este ano não vão ser a mesma coisa.

    Alguém já está noutra fase?

    Responder
  47. olá Nelson
    entregou a sua declaração quando? eu entreguei dia 1 por volta das 14 da tarde e ainda tenho a aguardar validaçao

    Responder
  48. Bom dia Bijua, entreguei também no dia 01/04.

    Por vezes demora mais a aparecer mas depois de aparecer aparece com a data de declaração certa o dia 02/04 por exemplo.

    Fiz o ano passado a minha declaração e da minha esposa e também dos meus pais no mesmo dia.

    As diversas fases do processo nunca estavam iguais entre as duas mas o reembolso foi feito com diferença de um dia.

    Responder
  49. Andei a «reler» 🙂 os posts do ano passado e percebi que a primeira indicação de evolução no portal depois de «declaração certa» só foi referida no dia 7, por uma das participantes que foi a primeira a receber o reembolso, a 13 de abril. Aparecia na altura «declaração com reembolso» e nota de liquidação emitida a dia 6 de abril. Ela tinha entregue a declaração a 30, pelo que percebi. Resumindo, ainda vamos ter de esperar mais uns dias por novidades. Bem que podia estar mais rápido, afinal é um processo que acaba por ser simples, as contas estão todas feitas desde que a submetemos.

    Responder
  50. 20 dias, à semelhança do ano passado, de acordo com comunicado da autoridade tributária. Não faria sentido que fosse diferente, uma vez que ainda fazem reembolsos este ano. No próximo ano, isso sim, será uma incógnita. Roubo por roubo, não fazer reembolsos do irs é só mais um. A determinada altura, também nos custava a acreditar que os subsídios fossem retirados na totalidade. Para muitos, este reembolso é tudo o que vamos ter este ano extra 12 meses regulares de vencimento.

    Responder
  51. patricia Moreira estou igual tambem entreguei a minha do dia 1 a aguarda validação
    há ja aqui casos que entregaram no mesmo dia e já se encontram como certas , pode ter a ver com as horas que entregamos…

    Responder
  52. verusky o que disseram nas linhas?

    O ano passado foi a mesma coisa, o que diziam nas linhas de atendimento nunca condiziam com a realidade.

    “A Autoridade Tributária acaba de garantir que, tal como no ano anterior, o reembolso do IRS aos contribuintes que a ele tenham direito poderá concretizar-se até 20 dias após a entrega”””

    Até informação em contrário por parte da Autoridade Tributária, prevalece esta informação, que é quem nos paga.

    Responder
  53. Paciência é aconselhável. O prazo legal é dia 31 de Julho e contra isso nada podemos fazer. Relativamente aos 20 dias foi compromisso assumido pela AT apenas para quem entrega via internet. Para os restantes será o 31 de Julho. Quanto ás informaçãoes da linha de atendimento é normal. Já em anos anteriores sabiam menos que a maioria. Chegavam mesmo a dizer que ainda não havia pagamentos efectuados e muitos de nós já tinhamos o dinheiro há dias, se não semanas. Infelizmente eles sabem apenas o que lhes dizem lá dentro. Concordo com a Sandra, antes do final desta semana não haverá grandes altterações e não adianta gritar, desesperar… Os 20 dias são um compromisso de palavra relembro, a lei dita outro prazo bem menos benéfico para nós.

    Responder
  54. eu entreguei a 1 de abril a 00h20, não entreguei antes a pensar que não dava… a minha declaração ficou certa hoje. espero que seja tão rapido como no ano passado!

    Responder
  55. ENVIEI A MINHA NO DIA 1 DE ABRIL E AINDA AGUARDO QUE SEJA VALIDADA.
    SE O ESTADO PAGASSE AS SUAS DIVIDAS A TEMPO E HORAS QUER AOS PARTICULARES QUER AS EMPRESAS QUE TRABALHAM PARA O ESTADO A ECONOMIA TALVEZ MELHORASSE BASTANTE. TENHO UM AMIGO QUE FOI DESPEDIDO NA SEMANA PASSADA DE UMA TIPOGRAFIA QUE FAZ 80% DOS SEUS TRABALHOS PARA O ESTADO PORQUE ESTES NAO PAGAM!!!!

    Responder
  56. Entrguei a minha no dia 31 domingo e ontem dia 3 já estava aceite. o reembolso não tem nada a ver se o IMI está gago ou não. Não pode é haver dividas do ano anterior.hoje estive nas Finanças, e disseram-me que será pago em 20 dias dwsde que tudo esteja correto. Quanto á senhora que lhe disse que o pagamento seria só em Agosto deve estar lá só para chatear, pois depois dela me ter dito o mesmo , dei-me ao trabalho de ligar varias vezes falar com varios operadores e nunguem sabia nada de Agosto. também mandei um mail, para o Gabinete do Ministro das Finaças a saber se nos iam tirar a UNICA coisa boa go Governo Socrates, responderam-me prontamente que as declarações via Nete iriam ser reembolsadas com a mesma brevidade que nos anos anteriores.

    Responder
  57. Recebi agora um email das finanças a indicar que a declaração tinha sido confirmada pelos serviços centrais e foi dada como declaração certa… LOL

    Responder
  58. Entreguei IRS dia 2 de manhã e rectifiquei com declaração de substituição no mesmo dia à tarde porque o NIB (tinha indicado o NIB duma conta na qual sou autorizada e não titular!!!)
    Ainda não foi validada……..

    Responder
  59. Meus caros amigos entreguei 31 as 23h ja esta madrugada apareceu validada o nº de declaração XXXX-I0049-09 é bem anterior ao do ano passado -37000 declarações .A declaração de IRS entregue em 2012-03-31 23:47:52, foi considerada certa após validação central.

    Responder
  60. Boa tarde,
    entreguei a 29/03 perto das 18:00 está validada. Em relação ao reembolso, normalmente, tem mais a ver com o valor que foi deduzido durante o ano e não com as despesas, no máximo devolvem o valor total deduzido! Este ano estou um bocadinho cética em relação a datas, no ano passado dia 18/04 já tinha o reembolso, mas este ano não sei porque “troikas” tou com duvidas! Mas vamos mantendo as informações das alterações!!!

    Responder
  61. Eu já recebi o email e já tenho como declaração certa. Vamos aproveitar este ano porque para o ano que vem quase todos vamos pagar ou nem pagar nem receber. Haverá cortes nas deduções. Para o ano vai ser duro sem subsídios e sem IRS.

    Responder
  62. Efectivamente não sei qual o critériod e actualização e de estado. A minha declaração ficou com o número XXXX-I0005-28. No ano passado não foi muito superior e recebi em 15 dias. Mas tive colegas com numeração superior, a entregar dia depois de mim e receberam dois a três dias antes. Como digo, paciência… Vamos andar por aqui a desbafar até final da próxima semana, depois disso podemos começar a desesperar.

    Responder
  63. Boa noite a todos
    Preciso de um pequeno esclarecimento se possivel. Enviei a minha declaração no passado dia 31, ao submeter a mesma apareceu me um erro a informar me que deveria entregar na 2ª fase. Eu já passei recibos verdes mas no ano 2011, não. Submeti assim mesmo porque nao faz sentido eu entregar numa segunda fase. A declaração foi dada como certa hoje. A minha questão é a seguinte: mesmo estando validada e certa, a declaração poderá numa fase posterior aparecer com divergencias?
    Alguem poderá dar me um help?
    Obrigado e boa noite

    Responder
  64. Isabel,
    Mesmo não tendo passando recibos e se não fechou a atividade terá de fazer na 2ª fase, agora se fechou até ao final do ano de 2010, pode fazer agora na 1ª fase, comigo já se passou o mesmo como tinha a atividade aberta e não passei recibos tive de fazer na 2ª fase.
    Espero estar a dar a informação correta!

    Responder
  65. Bom dia a todos

    Este ano vai falhar de certeza os 20 dias.

    Seis dias depois de ter entregue a minha declaração ainda só esta como certa, so aparece como certa, não avançou mesmo nada, ainda não fizeram nem as contas para aparecer com reembolso, para a transferência e liquidação anda à volta de 10 dias.

    Não me parece.

    Alguém que entregou entre 29 e 30 tem algum avanço na declaração???

    Obrigado

    Responder
  66. Pois eu estou na mesma situação Mia Cardoso, entreguei dia 29 no dia 30 recebi o mail a dizer que a declaração estava certa e foi validada…a partir desse dia nenhuma evolução…

    Responder
  67. Bom dia, a minha declaração foi entregue no dia 2 e hoje foi dada como certa. Estive a ver a situação do ano passado – entreguei a dia 1 e o reembolso foi creditado na conta a dia 15. Esperemos que este ano seja da mesma forma

    Responder
  68. Entreguei a 29 e nesse dia ficou certa. Só espero alguma evolução amanhã, quando se completa 1 semana desde a entrega. Assim foi nos últimos dois anos. Depois mais 2 ou 3 dias e surge a informação de liquidação e mais 2 ou 3 dias e está na conta.

    Responder
  69. Èntreguei a minha dia 2 de manhã, rectifiquei-a dia 2 à tarde. Apareceu mesmo agora como certa e validada.
    Está a correr da mesma forma que o ano passado……temos de ter calma…

    Responder
  70. Bom dia a todos! Entreguei a 29, ficou certa e validada no mesmo dia e hoje continua na mesma, pelo menos para já. Acho que entre hoje e amanhã teremos algum avanço na parte da liquidação. Vou dando notícias.

    Responder
  71. Uma coisa já sabemos. O fato de ter sido considerada certa no mesmo dia da entrega ou no dia seguinte para quem conseguiu entregar a 29 não implica que todo o processo seja mais rápido do que no ano passado. Concordo com o Neni, completa 1 semana entre hoje e amanhã e depois, se for semelhante aos últimos anos, serão mais 5 ou 6 dias. Temos também de contar com os feriados da Páscoa. Já não me recordo se esses dias eram úteis.

    Responder
  72. Pois é, agora vem ai a Pascoa o que vai atrasar este processo todo de liquidações.
    PARA O ANO JÁ NÃO VAMOS TER NADA DISTO, ESPEREM E DESFRUTEM DO ULTIMO REEMBOLSO 🙁
    E os subsidios esta de partida!!!!

    Responder
  73. eu entreguei dia 1 e só hoje verifico que esta como certa mas indica como certa a data de dia 3
    sim no ano passado desde o certa até mais evolução ainda foi 1 semana

    Responder
  74. Joaquim, isto só mostra que somos um País de tesos, pois estamos anciosos por umas, migalhas. ontem á noite tive a ouvir o telejornal de Espanha, e o Ministro da finanças dizia que não iria mexer nem no 13º nem no 14º mês dos espanhois pois havia muito por onde cortar antes, cá foi o que se viu e o que ainda se vai ver.

    Responder
  75. Como diz o sr(a) Campos também ñ consigo aceder aos movimentos financeiros, será que quer dizer alguma coisa? será um ovinho de Pascoa……

    Responder
  76. ZITA,já o ano passado andei por aqui,apenas com um intuito,tentar ajudar alguêm com menos conhecimento do que eu em algumas matérias,e procurando tambêm desfazer algumas duvidas que tinha,e posso dizer que foi bastante positivo,pois para alem de poder acompanhar a evolução do reembolso,tambêm tive a oportunidade de conhecer casos diferentes,ou parecidos ao meu.
    é claro que todos nós (independentemente de precisar-mos ou não do dinheiro),só estamos ansiosos por reaver o que nos pertence,(não é favor nenhum que nos fazem),
    e quanto mais depressa for devolvido,mais cedo temos a oportunidade de o gerir.
    a mim, custa-me muito a ganhar,por isso tambem gosto de ser eu a gasta-lo.
    e que venha depressa,pois já estâo outros á espera dele.

    Responder
  77. Concordo Caro Joaquim, não estamos a aguardar esmolas de ninguém: apenas o que é nosso por direito .. e que venha depressa…. há uma criança cá em casa que este mês completará 3 anitos – ele e a sua irmãzinha de 5 anos terão uma festinha muito mas muito mais recheada !!!!!

    Responder
  78. obrigado Lalinha.por acaso não tenho por habito,passar por esses “locais de conversa”
    já me basta “conversar”várias horas por dia (noite)uma vez que estou na comunicação social á muitos anos (20)já agora se tiver curiosidade em saber mais vá a http://WWW.SANTIAGO.FM ou no youtube,video “NOVA GRELHA DE PROGRAMAÇÃO DA RADIO SANTIAGO.divirta-se

    Responder
  79. CARLOTA,fico muito feliz,por saber que vai fazer uma “festinha”com as suas filhotas,quando receber o reembolso,é a forma de pensar como a sua,que me faz feliz,por saber que o dinheiro que vai reaver(que é seu por direito)servirá para unir a familia,toda a sorte do mundo para si e toda a sua familia.tambem tenho uma filha,11 anos( e é o oxigenio de que preciso para respirar todos os dias)

    Responder
  80. Isso tudo Joaquim, isso tudo … agora vou espreitar a Santiago FM .. Obrigada pelas suas palavras – eles são mesmo a nossa razão de viver !!!!!

    Responder
  81. Ja se consegue aceder aos MF. Quem entregou a declaração dia 29 ou 30 pf veja se tem novidades :-). Eu não tenho pq entreguei dia 2

    Responder
  82. Lamento, entregue a 29 á tarde e nenhuma alteração. Como digo a ansiedade dá cabo de nós. Mas insisto na minha: é aguardar.

    Responder
  83. Boas, que velo fórum, 🙂 descobri por acaso…

    mas também gostava de partilhar… 🙂

    declaração entregue no dia 01 de Abril, com actualização para Certo dia 04 de Abril…

    vou receber menos do que o ano passado infelizmente…

    Continuem com o bom trabalho… muito bom ler as opiniões do pessoal,

    saudações

    Responder
  84. Também não tenho alterações, entreguei a 29 🙁 Mas cá voltarei mais umas vezes hoje. Entretanto, acho que vou também espreitar a Santiago FM 😉 para descontrair.

    Responder
  85. calma pessoal,senão ainda vos vai dar “uma coisa”,quando as coisas começarem a andar, ( o que deve estar a acontecer)vai ser sempre a abrir.geralmente esta fase é sempre a mais lenta.

    Responder
  86. Neste momento não consigo aceder nem à SFI, nem à área de Rendimentos, nem MF. Tudo bloqueado. Mas esta é efectivamente a fase mais lenta. Serão 8 dias seguramente, depois as coisas evoluem quase dia sim dia não. (In)felizmente amanhã estarei de férias e bem longe daqui pelo que só volto a ter acesso ao site na próxima semana. Até lá espero que tudo corra rápido para todos e da forma que desejam.

    Responder
  87. Caro Joaquim, espero que não tenha levado a mal o meu comentário, pois eu estou na situação de todos os que por aqui andam, o que eu queria dizer, no que a mim me toca, é que quando o reembolso á varios anos era pago em julho ou Agosto, ñ me fazia a difrença que faz hoje, só por isso digo que estamos todos tesos, e que venha o dinheiro pois é nosso e muito nosso, a uns mais a outos menos mas a todos nos custa a ganhar.

    Responder
  88. ZITA,pela minha parte,pode ficar tranquila,pois,não tenho por habito ficar ofendido com qualquer comentário, como tambem,não costumo ofender ninguem,mesmo que,seja ofendido,pois se eventualmente isso acontecer,não respondo a ninguem,limito-me apenas a ignorar qualquer comentário que seja ofensivo.quando diz que o dinheiro faz mais jeito agora que em julho ou agosto,lá nisso tem razão,estou de acordo consigo,pois assim dá para “respirar” um pouco mais até chegar as ferias.

    Responder
  89. ZITA, Há 5 anos atrás eu nem me lembrava do IRS (recebia, quando recebia …. se é que recebia ….) tenho 40 e picos anos e trabalho desde os 20, altura em que me formei – nunca, mas nunca na minha vida senti a falta de dinheiro que hoje sinto; viajei, curti comprei e vendi casas, casei e tive filhos, nunca na minha vida contei dinheiro (ou a falta dele ….) como o faço agora !!!!

    Responder
  90. CARLOTA.comigo passa-se o mesmo,embora tenha que admitir que nunca fui um bom gestor do meu dinheiro(defeito meu),mas o que é certo é que há uns anos atrás eu fazia uma má gestão do dinheiro e chegava sempre para tudo e agora faço uma boa gestão e não chega para nada.mas não quero que entendam isto como uma “queixinha”pois sei que (infelizmente)á gente em pior situação que a minha,(embora a desgraça dos outros não contribua em nada para a minha felicidade).

    Responder
  91. Tudo a andar normalmente….
    Declaração certa após validação central ( resposta por e-mail)

    entregue dia 2

    estejam descansados porque no dia 18 é Certinho…se for antes melhor, mas depois duvido muito.

    Responder
  92. Boa noite a todos.
    Acho este cantinho da net muito interessante.
    No ano passado acompanhei todos os comentarios e fiquei sempre a par do desenrolar das datas dos reembolsos irs.Estava previsto 20 dias mas algumas pessoas tiveram a sorte de receber o guito 13 dias depois, tratei a 6 e recebi a 22 ou seja 16 dias depois.
    Este ano espero que os reembolsos sejam rápidos porque na situação em que nós estamos a viver o nosso dinheiro faz-nos imensa falta.Enviei no dia 2, se andar como no ano passado espero que lá para o dia 18 esteja na minha conta.Acho que para o final da proxima semana muita gente começa a receber, pelo menos aqueles do dia 29 e 30.Boa sorte a todos

    Responder
  93. Olá Joaquim agora um assunto que não tem nada a haver com a conversa, reembolso lol, tou a fazer promoção a um novo artista musical será que podia ouvir e ver se tem interesse passa-lo na Radio Santiago?

    http://www.youtube.com/watch?v=xBI9dQky6Mc&feature=relmfu

    http://www.youtube.com/watch?v=4uteKhdK7jE

    http://www.youtube.com/watch?v=Xb1Rf1x3YbQ&feature=channel

    Também canta em Ingês, tem um cd de 12 músicas com muito boa onda;)

    Obrigada e desculpe qualquer coisinha 😉

    Responder
  94. Carlota, partilho inteiramente esse sentimento. Antigamente (e não era assim há tanto tempo), chegava quando chegava, era sempre um extra para extras. Agora é absolutamente necessário para ontem, e vai servir para tudo menos para extras. Entretanto, nem «ontem nem hoje», a situação mantém-se inalterada, declaração certa desde o dia da entrega, 29.

    Responder
  95. Lalinha.ouvi,as musicas do youtube,fiquei com uma boa impressao,tenho que “analizar”melhor,mas pelo que pude ouvir,tem desde já a minha aprovação.

    Responder
  96. bom dia.como era de esperar,está tudo na mesma(tudo normal)em relação aos anos anteriores,só se começa a ver alguma evolução passados 4 ou 5 dias depois de ficar CERTA,o que deve estar a acontecer.

    Responder
  97. Obrigada Joaquim, vamos mantendo-nos em “contacto” lol
    Fui agora ver se havia novidades e nao consigo aceder ao site, manutenção, vai haver novidades 😉

    Responder
  98. Submeti declaração dia 29/03. passou declaração certa dia 30/03 ate agora nenhuma mudança. Site em manutenção pode ser que va haver novidades!!

    Responder
  99. Bom dia

    Ao fim de 7 dias tudo na mesma.

    Nem contas feitas.

    No ano passado ao fim de 19 dias ja estava reembolso emitido.

    Alguém tem uma situação diferente?

    Obrigado

    Responder
  100. acho que o ministro das finanças bem nos está a enganar…estamos a contar com o reembolso no prazo dos 20 dias…ao menos no tempos do Sócrates era espetacular…

    Responder
  101. Este ano as coisas vão demorar mais um pouco do que o ano passado,

    porque o numero de declarações entregues à data de ontem é 30% superior as entregues no ano passado…

    ou seja 30% mais pessoas do que o ano passado entregaram a declaração já… por isso as situações estão a demorar mais… porque há mais declarações para analisar…

    mas deve correr tudo pelo normal…até dia 20 devemos receber… 😉

    Responder
  102. Ate que podem entregue mais pessoas, Adrian, mas a trabalhar mais lentamente vão com certeza demorar o dobro do tempo, se já tivessem começado, de certeza que iria correr tudo da mesma maneira.

    Infelizmente a vontade de devolver o que nos pertence é menor, quanto mais tempo nos cofres do estado mais rende daquele lado, porque a nós ninguém nos paga juros do que nos foi retirado.

    Espero que sejam feitas durante o dia de hoje feitas as actualizações, senão só na próxima 2ª feira poderá haver alguma evolução.

    Responder
  103. Nada de nada, tal como vocês 🙁 Entreguei a 29 de manhã, ficou certa no mesmo dia. Sim, concordo, se hoje não tivermos alterações receber na próxima semana será impossível. 🙁

    Responder
  104. A verdade é que não podemos contar mesmo com nada, ainda ontem acabámos de perder mais um ano de subsídios, de 2 anos passou a 3, assim com a leveza de quem altera um plano qualquer. «Não precisamos de uma bola de cristal para perceber… ». É o governo do blá, blá, blá…

    Responder
  105. em relação ao ano passado esta a demorar mais dias passar de declaração certa a um novo estado? eu recordo-me que após declaração certa demorou mais tempo para avançar a partir dai é que foi bem mais rápido.

    Responder
  106. Durante o fim de semana poderá haver alterações. O ano passado aconteceu isso Não desesperemos…O ano passado a media para emissão do reembolso de 15/ 16 dias para os que entregaram no inicio

    Responder
  107. mas provavelmente só começa a contar do dia 1 pois a data oficial para entrega na net era a 1 de abril embora ja se conseguisse a dia 29 pelo que contam aqui….

    Responder
  108. Tenho alterações mas não no portal. Consultei, estava na mesma e liguei para o número do cat. Segui as opções do atendimento automático, informações sobre irs e depois sobre reembolsos. Pediram para introduzir o nif e logo a seguir ouvi a msg: «o seu reembolso já foi emitido, consulte a conta bancária nos próximos 5 dias úteis ou aguarde a recepção de cheque por correio». Tentem, por favor, e informem. 🙂 Entreguei dia 29! 🙂

    Responder
  109. Sandra, tão rápido até estou a estranhar esta eficácia, mas pronto submeti dia 2 vou aguardar mais uns dias se não mudar no site também vou telefonar a ver se recebo uma boa noticia

    Responder
  110. Entreguei o meu dia 03 de manhã e hoje já está como certa! Pelos vistos, mesmo havendo mais pessoas a entregar via internet, o primeiro passo continua rápido. Confiança e boa disposição é o que é preciso!

    Responder
  111. SANDRA SE TIVESSE ESPERADO PARA FALAR COM O FUNCIONÁRIO, ELE DIZIA-LHE LOGO QUE ISSO ERA REFERENTE OU OUTRO ANO, ACONTECEU COMIGO, DEPOIS FOI VERIFICAR , ENTRGUEI DIA 1 E AINDA Ñ ESTÁ CALCULDA, MAS DISSE-ME QUE PELO FIM DE SEMANPODE FICAR.

    Responder
  112. Até já voltei a ligar só para confirmar 🙂 Também estou a estranhar esta rapidez toda. E a desatualização do site, nunca aconteceu desta forma. Estou assim como que «em pulgas» com tanta novidade… 🙂 Liguem e confirmem as vossas situações.

    Responder
  113. Sandra infelizmente essa informação é dada a todos os contribuintes, mesmo aqueles que ainda não entregaram declaração, pois refere-se aos reembolsos do ano passado.

    Se falar com um operador a informação que lhe é dada é a que consta no sistema, pois eu mesma liguei para o 707206707 e essa é a informação que nos é dada.

    E mais temos que aguardar porque a lei prevê até dia 31 de Julho.

    Responder
  114. ja estou a ficar confusa
    entao afinal reembolsam em 20 dias ou não? afinal há aqui pessoas que ja tem o reembolso emitido ou não?

    Responder
  115. Já confirmei e realmente a informação é a de que a mensagem automática corresponde ao ano anterior. Desculpem lá, mas que INCOMPETÊNCIA! No meu caso, disseram-me que a minha declaração aguarda liquidação, tal como com as vossas… 🙁 Desculpem o alarme… 🙁

    Responder
  116. é muito chato terem a informaçao do ano anterior em sistema quando se liga! haja paciencia
    e aguarda liquidaçao e nao deram mais informaçao se a mesma ocorre em breve?

    Responder
  117. Pois Sandra, o que eles não nos conseguem dizer é quando passam a declaração à fase seguinte.

    O governo retirou brilhantemente a tolerância de 5ª feira à tarde, porque não haverá mais tolerância, se por acaso quisermos ver como tudo funciona, basta dirigirmo-nos hoje mesmo a repartições publicas, nomeadamente hospitais, finanças, tribunais e outros, e esta tudo a meio gás.

    Aliás basta olhar em redor das ruas de Lisboa e não se vê ninguém.

    Por isso este ano resta esperar que alguém tenha ordem e vontade para andar com os processos para a frente.

    Responder
  118. estou a ver que alguns de vós ao ligar foram mal informados.,,,enfim realmente hoje esta tudo deserto e poucos estão a trabalhar é quase feriado
    boa pascoa pode ser que este fim de semana algo avance no sistema e 2 ª feira hajam novidades…..

    Responder
  119. Sim, é verdade, e o mais chocante é a desinformação dos próprios funcionários. A pessoa que me atendeu ficou claramente na dúvida se já haveria reembolsos emitidos e só depois de aceder ao sistema é que esclareceu. Eles não têm qualquer noção do tempo que vai demorar. Que país este!!! 🙁

    Responder
  120. Sandra… é por isso que é bom ser funcionário publico… não ter que pensar é bom.. e como ngm os obriga a pensar nem a ser pro-activos… não são… são meramente reactivos…

    a culpa não é dos funcionários pq estão acomodados… a culpa é da estrutura que esta montada de forma a não haver exigência, nem responsabilização… uma pena…

    Responder
  121. A mim o que me disseram, era que o sistema informatico trabalha 24h dia por isso memo durante o fim de semana pode haver atualizações, vamos aguardar.

    Responder
  122. Vrifiquem por favor, quando se ente no nosso prtal das finanças,ao pe dos dados pessoais diz SITUAÇÃO FISCAL INTEGRADA, NO ANO DE 2011 na minha declaração diz VALIDADA, só está por preencher o espaço liquidação, será que isto quer dizer alguma coisa?

    Responder
  123. NOVIDADES

    Acabaram de me dar a informação, de que durante o fim de semana haverá liquidações feitas e que o sistema actualizará, mas que até agora as que já estão liquidadas ficaram todas disponiveis ao mesmo tempo e que se mantem os 20 dias. Vendo conforme o funcionario me vendeu.

    Responder
  124. Que boas notícias !! ..é como já disse: o coelhinho da Páscoa não é piegas .. e já sofremos todos um bocadito neste 1º trimestre – toca a animar para puxar as boas energias !!

    Responder
  125. Zita, que boa noticia.

    Mas desculpe onde obteve essa informação, é que até agora não houveram liquidações.

    Os srs das finanças não trabalham aos fins de semana?

    E quando liguei para o serviço há 5 minutos atrás a informação dada é que não tinham conhecimento de aquando davam inicio as liquidações

    Responder
  126. Zita, que boa noticia.

    Mas desculpe onde obteve essa informação, é que até agora não houveram liquidações.

    Os srs das finanças não trabalham aos fins de semana?

    E quando liguei para o serviço há 5 minutos atrás a informação dada é que não tinham conhecimento de aquando davam inicio as liquidações

    Responder
  127. Olhe Mia, liguei para o nº de apoio das finanças e tudo depende da pessoa que nos atende, foi um senhor que ñ vou dar o nome como é logico que até estava com vontade de falar, também lhe devem estar a apertar os sapatos como se costuma dizer, e disse-me que tinha sido a informação que lhe tinham dado. também já apanhei uma senhora muit mal disposta que me disse: Aguarde até Agosto pois esse é o prazo, esta e das tais funcionária mal informada porque Junho e o prazo legal para quem entregou em papel. Se ligar outraq vez pode ap0anhar outra pessoa mais recetiva a dar informações.

    Responder
  128. OH Ana Paula copiou a minha informação ou deram-lhe a mesma??? 🙂

    Bem vamos ao que interessa, obrigada Zita, vamos esperar pode ser que esse Sr diga a verdade era bem bom, vamos ver, logo que se saiba alguma coisa mais cá vamos falando.

    Obrigada

    Responder
  129. Boa tarde! A informação que eu tenho é a seguinte:

    Declaração certa
    Dentro do prazo
    30-3-2012

    Nada mais.

    Temos de aguardar pelo menos mais uma semana.

    Responder
  130. Ainda por cima vem ai fim de semana grande…a esta hora os funcionários da DGCI já deram de pinote e cagaram-se nas actualizações e pagamentos!
    Bruxoooooooooooooo…..

    Responder
  131. Boas

    Isto não depende só da vontade dos Funcionários, já que os mesmo também tem contas acertar com o fisco. Não estejam tão preocupados, porque o dinheiro vai chegar dentro do prazo estipulado.
    Afinal de contas é o nosso dinheiro.
    vão ver que daqui a uns dias esta tudo a dizer que já recebeu.

    Boa Pascoa…

    Responder
  132. A Liquidação será feita entre o dia 9 e o dia 12 o que tem que por mais 5 dias em cima para que o banco disponibilize o dinheiro.

    Responder
  133. Zita, já agora talvez saiba como é o procedimento, será que os reembolsos têm intervenção humana nas contas de reembolso, ou basta o programa informático ser accionado para serem feitas?

    Obrigada

    Responder
  134. Minha querida Mia, tanto quanto sei a unica coisa para que os humanos neste momento são percisos é para darem autorizações, pois o sr. também me disse ao fim de semana( ñ sei se neste) seguem reembolsos para os correios para quem ñ os recebe por transferência bancaria. Só que os correios só os entregam á semana.

    Responder
  135. Obrigada Zita pela informação…já volter a ter mais um poucinho de esperança. O ano passado a esta altura já tinha valor a reembolsar e no dia 8 o reembolso emitido. Se for assim este ano tambem já não era nada mau. Vamos manter a esperança, pois com esta crise é a unica coisa que nos resta hihihi bejijinhos e Boa Pascoa a todos.

    Responder
  136. Acabei de chegar! O que perdi?? Entregue a 31 e tudo se mantem, apenas avançou para validada. E é normal na SFI ter um sinal de “perigo” amarelo com a legenda Situação Pendente???? Francamente estou preocupado…

    Responder
  137. Boa noite estou no mesmo barco que o restante pessoal, mas vejam que este ano penso ser um pouco diferente, quem comanda as coisas por aqui é a Troika,

    Responder
  138. Boa noite, também andei por cá o ano passado e confesso que gosto de vir cá. Entreguei o meu irs hoje, infelizmente, pois queria ter entregue antes mas esqueci-me das palavaras pass e tive que pedir novamente…enfim. bem se forem os vinte dias dia 25 deve cair na conta. Bem falta faz. Bem haja a todos

    Responder
  139. Uma boa Pascoa para todos. Vamos aguardar por sabado ou domingo a ver se ha novidades. Não me parece que antes as tenhamos. Pensamento positivo. O ano passado entreguei a declaração a dia 1 e a dia 11 tinha indicação da Transferencia feita para a minha conta. So recebi no dia 15.

    Responder
  140. Bom dia a todos ( ao que parece aproveitaram para dormir até mais tarde ….)
    Anyway ….. portal em manutenção !! Teremos partilhas ??

    Responder
  141. Não consigo entrar outra vez na SFI nem nas consultas de IRS, submeti dia 30 as 22 h, acho que este fds existirá novidades 😉

    Responder
  142. bom dia,estive toda a noite de “plantão”a ver se mudava alguma coisa,tudo na mesma,com excecpção dos meus olhos que estão mais “inchados”

    Responder
  143. Fui ver ao portal e no SIF aparece como certa data de dia 4, se vou consultar o IRS aparece como dia 5, afinal qual é o dia certa da validação, eu entreguei dia 2. Um dia faz diferença para quem está à espera…
    Espero que haja novidades para aqueles que submeteram ainda no final do outro mês!!

    Responder
  144. BOM DIA AMIGOS…

    Tudo continua igual,como é sexta feira Santa, vou brincar um bocadinho com a situação, mesmo estando aflita. Vocês já viram como o ministro das finanças é lento a falar? Por isso a demora, é com a mesma lentidão que ele da as ordens,hihihihihih
    Desculpem-me a graça mas mais vale levar isto a rir…

    Responder
  145. Bom dia Henrique, o meu tb tem o sinal amarelo que quer dizer que está pendente, acho que será a faltar a a ordem para a liquidação dos €€ para a conta… julgo eu?? não sei se os outros tb têm assim???

    Responder
  146. Privados livres de cortes nos subsídios de férias e Natal
    30-03-2012
    Apesar da quebra de receita, o ministro garantiu que os reembolsos de IRS não sofrerão qualquer atraso: “Os prazos dos reembolsos estão regulados e serão cumpridos de acordo com essa regulamentação”, afirmou Vítor Gaspar.

    ISTO VINHA NO CORREIO DA MANHÃ

    Responder
  147. Boas Pessoal!
    Sou novato por aqui mas tenho vindo a acompanhar os v/ posts…
    Entreguei a minha declaração dia: 31, dia 02 apareceu como certa e hoje ainda não existem desenvolvimentos.
    A bufunfa é dificil sair ddo cofre do n/ maravilhoso estado mas vai sair.
    Um abraço para todos!

    Responder
  148. os prazos de reembolsos estao regulados mas para serem feitos até 31 Julho….
    acho que este ano nao teremos o dinheiro num prazo maximo de 20 dias.

    Responder
  149. Boas a todos. Sou nova aqui, mas tenho seguido todos os comentários…
    Entreguei a minha declaração dia 31 à noite e está CERTA desde 2/4. Entreguei a do meu filho 3/4 e ficou CERTA hoje dia 6 – afinal alguém mexeu nisto esta noite/hoje…?
    Boa Páscoa.

    Responder
  150. Boas a todos. Sou nova por aqui mas tenho seguido os vários comentários. Entreguei a minha declaração no dia 31 à noite e ficou certa 2/4 – ainda sem alteração. Entreguei a do meu filho 3/4 e ficou certa hoje 6/4 – afinal alguém trabalhou esta noite/hoje? Também ansiamos pelos €’s.
    Boa Páscoa

    Responder
  151. Bijua, o prazo de 31 de Julho é para quem entrgou a declaração em papel, e 20 dias para quem entrgou pela Net, isso é o que diz a lei. Mas por aquilo que se tem visto este governo é especialista em alterar as leis.
    Mas estive a ver o meu resume do ano passado e foi o seguinte
    Entreguei a 31 dia 8 foi liquidada e dia 13 ou 14 recebi. por isso está tudo dentro dos conformes. Este ano entrguei a 1 por isso vou aguardar. Temos que ser positivos, mesmo que ás vezes custe.

    Responder
  152. Tenham lá todos calma.

    Não há nada em contrário que indique que não será pago em 20 dias. O ano passado foi a mesma coisa, tanta especulação aqui e toda a gente recebeu dentro do prazo estipulado.

    O prazo de Julho é para quem entregou em formato papel.

    Um abraço

    Responder
  153. boa tarde.
    ha q ter calma mesmo quem entregou em papel o ano passado no final de junho já tinha o dinheiro na conta,por isso há q ser positivo o q interessa e q venha a massa seja cedo ou tarde.não acham?

    Responder
  154. Boa tarde, queria saber se alguem me pode ajudar.
    Já preenchi a minha declaração e está tudo certo não apresenta erros nem nada,
    mas quando vou submeter dá-me um alerta para o anexo a do quadro 4 na coluna das retenções diz que o valor introduzido e superior a informação que eles tem sobre o contribuinte em questão. Alguem me sabe dizer o que posso faze? fiz tudo correctamente conforme a declaração que a minha entidade patronal me deu pois e so esse alerta que me dá que não submete de resto esta tudo.
    Obrigada a quem me poder ajudar

    Responder
  155. BOA TARDE A TODOS

    ESTOU DESDE ONTEM A TENTAR ENTRAR NO PORTAL DAS FINANÇAS E DÁ SEMPRE SITE INDISPONIVÉL PARA MANUTENÇÃO!ALGUÉM TEM CONSEGUIDO ENTRAR?

    Responder
  156. Olá a todos! Também andei por aqui no ano passado e foi uma grande ajuda poder partilhar com todos a ansiedade própria de quem vive de um ordenado e espera por estes extras para poder resolver situações que mês a mês n4ao são possiveis de resolver. Para info entreguei dia 31 pelas 22h, dia 2 passou a validada e Declaração certa, até agora tudo igual. O ano passado entreguei dia 14 de Abril e dinheiro na conta dia 13 de Maio. Pelas minhas contas acho que amanha vamos ter novidades relativamente ao estado no Portal, especialmente os que entregamos logo no inicio. Boa Pascoa para todos!

    Responder
  157. A promessa da retirada do subsidio de ferias e subsidio de natal que o governo afirmou ser unicamente em 2012 e 2013 , agora já nao e assim vai ser ate 2015. entao meus amigos que pensar quando dizem que vao pagar em 20 dias ??

    Responder
  158. Boa noite

    Este ano está a andar ao mesmo ritmo do ano passado, por isso vamos ter calma. Ano passado entreguei a 31/3 e recebi em conta a 15/4, mas só comecei a ver desenvolvimentos no site a 7/4, tem q se contar com o desfasamento de 48 horas do site.

    Desde que a declaração seja dada como certa e seja validada é meio caminho andado.

    ; )

    Responder
  159. Epá … Vamos com calma …No máximo na próxima 2ª feira teremos notícias …. pensamento positivo !! Caramba … nós portugueses temos que ser mais para cima … chega de tristezas … não é só no futebol que temos que acreditar …. vá lá .. boa noite a todos ..

    Responder
  160. Desconfio que fiz qualquer coisa mal, para lém do sinal de alerta na SFI nã consigo vizualizar a própria declaração. Diz-me para contactar a linha de apoio. Relativamente a 2010 e 2011 já leva dois dias de atraso desde a data de Declaraç~ºao Certa e a info de Declaração com Reembolso que antecede a info de Reembolsos emitido.

    Responder
  161. Eu tambem tenho lá esse sinalefo amarelo que apenas quer dizer que alguma coisa está pendente – acontece o mesmo com o IMI – aparece o mesmo sinalefo porque ainda não está pago …
    …. quanto à não visualização da declaração nos sfi … só aparecerá quando tiver número de nota de liquidação ….

    Responder
  162. Boa noite,nao sei se alguem me pode ajudar!
    Comprei casa com a minha namorada,aconte que preenchemos a declaraçao separadamente. o banco enviou a carta dos juros e amortizacoes em meu nome,a minha duvida é a seguinte,divido o valor pelos dois?? tentei fazer isso e nao submeti a declaraçao dela porque deu ALERTA,mas na propria caderneta predial a casa esta dividida pelos dois. Agradeço ajuda

    Responder
  163. Bom dia! O Portal está em manutenção, não consigo acceder a nada, nem a SFI nem ás Declarações. Creio que hoje sim podemos ter novidades pelo menos aqueles que metemos logo no inicio. Para lembrar submeti a 31 pelas 22h, validada e certa a 2 de Abril, até agora assim, é possivel que altere hoje. A propósito alguem me sabe dizer, caso ela hoje altere para Situação com reembolso, quantas mais etapas deve recorrer, já não me lembro do ano passado. Obrigada e Bom Sábado Santo!

    Responder
  164. Bom dia!

    Tbm não consigo aceder à SFI (EM MANUTENÇÃO)!
    Também submeti no dia 31/03, tenho declaração certa e validada…
    Os próimos passos acho que é: declaração com reembolso e o n.º da respectiva nota de liqudação… após isto mais 3 dias e temos o dinheiro na conta… Atenção acho que foi assim o ano passado.

    Bom fim semana pa todos!

    Responder
  165. Ricardo, normalmente sao emitidas duas declaracoes dado que nao sao casados. A declaracao nao esta pre preenchida com o valor dos juros e amort.? Aconselho a falar com o banco para confirmar que o valor referido na sua declaracao é a sua parte. A da sua namorada sera igual.

    Responder
  166. bom dia tambem nao consigo fazer consulta de irs,e quando abro sfi aparece me escrito a vermelho “insucesso na obtençao de dados” mais alguem nesta situacao?entrguei dia 30 e foi validada dia 31

    Responder
  167. BOM DIA, espero que hoje ou amanhã tenhamos novidades, está tudo bloqueado por isso devem estar a se feitas atualizações(digo eu). vamos ter esperança. Já agora vamos ver quem é o primeiro a dar a noticia::::)))))

    Responder
  168. Estou na mesma situação… vamos acreditar que em breve vamos estar todos sorridentes ;)! Entretanto, não se esqueçam que é fim de semana, aproveitemos para relaxar e estar com quem nos quer bem… afinal esse é mesmo o nosso maior tesouro! Bom fim de semana e boa Páscoa!

    Responder
  169. Bom dia a todos!!
    A minha situação é igual. Nos movimentos financeiros (o unico espaço que de momento consigo consultar) tudo igual…. sem nada!!!

    Responder
  170. Se mal não recordo, o ano passado aconteceu o mesmo, o Portal esteve indisponivel durante quase um dia inteiro e depois houve novidades, o que não sei é em qual etapa, mas é sempre positiva esta situação. Sinceramente acho que quem entregou até dia 1 ou 2 deve receber no final da próxima semana ou no inicio da outra. Vamos partilhando por aqui..sempre nos ajudamos!!
    Cumprimentos a todos!

    Responder
  171. também nao consigo consultar a minha situaçao no portal
    devem andar em actualizaçoes ….espero que hoje tenhamos novidades pelo menos de quem entregou a 20/30 de março eu entreguei a dia 1

    Responder
  172. Entregue dia 2
    Dada como valida dia 4

    Hoje não consigo aceder aos movimentos.

    Tudo a correr normalmente… aponto para dia 18

    Abraços

    Responder
  173. Boas pessoal….a minha é do dia 29/03 e está igual à vossa, apenas dada como certa e tambem não consegui ainda lá entrar hoje.
    BOA PÁSCOA A TODOS

    Responder
  174. Receio que ésta situação no Portal não tenha a ver com actualizações e sim com o facto de o mesmo estar em baixo, ou seja com falta de ligação. Está assim desde ontém, acho muito tempo! O que acham?

    Responder
  175. Rita… Sim ja estava pre preenchida e so no meu nome eque contem os juros e amortizacoes no dela nao tem nada(o banco so enviou para mim). So que tenho duvidas em como resolver esta situacao.

    Responder
  176. Novidades no Portal!
    Já consigo acceder ao IRS mas continua tudo igual, estado validado e mais nada. Ou seja a mensagem a vermelho desapareceu mas continua a dar indisponibilidade logo á entrada. Tenho vontade chorar, pois acho que não se passou nada. Se calhar também pode ser que as actualizações só se visualizem amanha??

    Responder
  177. A minha conta não está bloqueada Zita, só não consigo acceder á própria declaração na SFI. De resto consigo entrar em tudo. Não tenho tanta certeza que estejam a fazer as contas Maria! Já devia aprecer alguma coisa de novo não acham??

    Responder
  178. O ano passado entreguei dia 1 e recebi no dia 18 e demorou cerca de 8 dias até passar a declaração com reembolso. Por isso acho que está tudo normal!

    Responder
  179. Boas Tardes a todos!

    A minha situação tbm se mantem igual, declaração certa e com sinalização de pendente na SFI.

    Lembrei-me que tenho uma vizinha aqui perto que é trabalhadora da Repartição Finanças aqui da zona e puxei a conversa acerca dos reembolsos…

    Ela disse que nada está garantido que os reembolsos de IRS a quem tenha direito sejam efectuado no prazo de 20 dias após a entrega da declaração via internet 🙁 fiquei triste mas continuo a acreditar que não tiraram a maravilhosa ideia do Sócrates…

    Assim que alguem tenha novidades post que eu vou fazendo o mesmo.

    Responder
  180. Boa Tarde, cheguei agora e estava com alguma esperança de que já ouvesse novidades, estou a ficar convencida de que talvez as atualizações estejam a ser feitas, mas que só devem ser descarregadas 2ª, pois se ñ forem hoje á meia noite já não acredito que sejam durante o fim de semana, por isso só nos resta aguardar e ter esperança de que os 20 dias sejam respeitados, pois acho que foi a unica coisa boa deixada pelo Socrates(no meu caso).

    Responder
  181. Pessoal, a declaração já está validada. Já tem número da declaração, só falta mesmo liquidar.
    Enviei a minha dia 1, foi declarada certa dia 3.
    Vamos rezar para que se despachem lol

    Responder
  182. Vi agora os anos anteriores e desde o dia de entrega até ao reembolsos emitido passaram 13 dias em 2010 e 11 em 2011. O dinheiro chegou à conta dois dias depois. Asssim se entreguei a 31 devia ter reembolsos emitido a 12 no máximo. se hoje é 7 e nenhuma aletração há atraso mesmo!!! Preciso dos meus €€€€€

    Responder
  183. Exma. Senhora,

    Obrigado pelo seu e-mail.

    Os reembolsos de IRS referentes às declarações enviadas pela internet e respeitantes aos rendimentos de 2011 serão tratados de forma prioritária, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores.

    Com os melhores cumprimentos

    Manuel Nobre Gonçalves

    Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

    Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
    Av. Infante D. Henrique, 1
    1149-009 Lisboa, PORTUGAL
    TEL + 351 21 881 68 00 FAX + 351 21 881 71 19
    http://www.portugal.gov.pt

    Vejam o que me foi respondido do Gabinete do Secretário a semana passada.

    Responder
  184. 2012-04-03 – A declaração de IRS entregue em 2012-04-01 17:48:55, foi considerada certa após validação central.

    Aguarde-mos

    Responder
  185. Boa noite

    Estive a reler os post do ano passado e só houve alteração a partir do dia 7/4 dia 8/4 para quem entregou 1º. Por isso tá td dentro da normalidade.
    Quanto ao centro de atendimento das finanças, todos dizem coisas diferentes, depende de quem nos atende.

    Vamos ver como anda…Boa Páscoa a todos

    Responder
  186. boa noite,cheguei agora a casa ansiosa para ver se havia novidades…….nada… a informaçao a vermelho na sfi desapareceu e de resto tudo igual.BOA PASCOA A TODOS! aminha sera a trabalhar….

    Responder
  187. Bom dia!
    Meus senhores continua tudo igual, não existe qualquer alteração no Portal, pelo menos para mim. Acho que vamos ter de esperar algum tempo.
    Bom Domingo de Pascoa para todos!

    Responder
  188. tudo igual para mim tambem ana!infelizmente acho que tens razao vamos ter de esperar algum tempo.o que revolta é que na hora de nos limparem os subsidios,nao ha compasso de espera resolvem e tiram o que é nosso por direito num abrir e fechar de olhos,e na hora de nos devolverem o que e nosso,é esta tristeza,resta nos controlar a ansiedade e saber esperar sem fazer muito alarido

    Responder
  189. Bom dia a todos. Hoje já consigo aceder àSFI, mas não há alteração no estado da declaração. Entreguei a 29/03, e foi validada nessa data também… 🙁

    Responder
  190. Amigos amanhã ás 9 horas deviamos começar a entupir com chamadas para o nº de apoio , sempre fazia pressão pois tudo fica registado.
    ´
    e a unica coisa que podemos fazer.. além de esperar. Mas se não pagarmos o IMI até dia 30 pagamos logo multa.

    Boa Páscoa

    Responder
  191. se calhar é isso mesmo que eles querem,que façamos chamadas,só que elas não são GRÁTIS,por mim,não gasto nem 1 centimo com isso,o ano passado liguei várias vezes para lá,para pedir esclarecimentos,e todos me davam respostas diferentes(tipo para despachar)mas desta vez,não caio na “esparrela”

    Responder
  192. Depois de uma curta ausência voltei e vejo que está tudo na mesma. Já verifiquei a minha situação e nada se alterou. Entregue a 29 á tarde, seguindo o calendário de 2010 e 2011 estão com 3 dias de atraso para alterar a situação.

    Responder
  193. Neni já pensou de que o ano passado não tivemos um friado pelo meio, eu faço hoje uma semana que entreguei, e o portal ten 2 dias de atrazo, pelo menos é o que vem no fim das declarações por isso.
    leia o mail que o secretári das finaças me enviou, está postado mais acima.
    ~
    Páscoa feliz

    Responder
  194. era de se prever que este ano com o problema financeiro que o pais atravessa que reembolso em 20 dias no fosse cumprido.
    até pode ser antes do dia 31 de julho mas não será certamente tão rapido infelizmente….

    Responder
  195. quanto a um feriado pelo meio….no ano passado tambem tivemos a pascoa em Abril? é que no ano de 2011 recordo.-me que um dos passos foi dado, no meu caso, a um domingo

    Responder
  196. Poi é amigos para o subsdio de ferias e de natal tambem é nosso e eles tomaram , e vão tomar ate 2015 ou permanentemente. Quanto ao reembolso pelo facto de ser o nosso dinheiro isso não é importante tanto faz, só o vão devolver quanto eles entenderem infelizmente é assim esta triste realidade.

    Responder
  197. o ano passado portugal pediu ajuda financeira a 6 de abril ,ainda em pior situaçao que a deste ano,pois não sei se recordam que apenas havia dinheiro para pagar o mes de maio aos funcionarios publicos e apesar disso os reembolsos decorreram dentro dos 20 dias.
    este ano com a ajuda financeira a decorrer,temos razoes para acreditar que os reembolsos em 20 dias irão deccorrer pelo menos da mesma celeridade que o ano passado,portanto ha que ter calma,pois pelo facto de termos cá a troika não podemos ser pessimistas em tudo.
    acreditem que alguns ainda irão receber mais cedo este ano.

    Responder
  198. POSSO ESTAR A SER UMA OTIMISTA, MAS TENHO UM PALPITO DE QUE AMANHÃ IRÁ HAVER NOVIDADES,PENSANDO BEM NÃO FAZ MUITA LOGICA, AS COISAS ESTAREM A SER DESCARREGADAS NA NET AO FIM DE SEMANA, O MEU FILHO TEM UM AMIGO QUE TRABALHA NO CENTRO INFORMATICO DAS FINANÇAS TENTOU LIGAR-LHE AGORA E TEM TLM DESLIGADO, LIGOU PARA CASA E DISSERAM-LHE QUE TINHA ENTRADO ÁS 13 H POR ISSO É QUE EU DIGO QUE AMANHÃ DEVE HAVER NOVIDADES,POS A TRABALHAR SEI QUE ESTÃO.

    Responder
  199. mais uma vez o sif em manutençao.
    as novidades estao proximas.. sera??
    em 2011 entreguei a 31 e este ano a 31 a .
    teve novos desemvolvimentos a 8 eu e muitos.
    vamos dando noticias de preferencia boas..

    Responder
  200. Ainda ha pessoas optimistas por aqui, valha nos isso porque eu estou tão decepcionado com tudo que ja nem acredito no coelhinho da pascoa nem no pai natal. Bom final de semana amigos.

    Responder
  201. para concluir o post em cima….ja tenho a validaçao certa…so falta mesmo a dizer liquidada e o dinheiro na conta….ate dia 13 sera k recebo? o que acham?

    Responder
  202. No ano passado entreguei o IRS a 31 e só foi liquidada a 11… Recebi na conta dia 18. Parece-me que não há razões para desesperar… pelo menos para já. Com calma ele vai cair na conta ;o))))))))

    Responder
  203. Ó João, se chegou agora vai ter uma grande desilusão. A maioria de nós entregou a 29 (o meu caso), 30 e 31 e até agora nada se alterou. Uns dizem que por termos tido a Páscoa pelo meio (em 2010 tive o feriado de 25 de Abril e recebi a 26), outros acham que é tudo informatizado e feriados e fins de semana não impede evoluções, outros falam que é preciso mão humana para alterar as coisas, eu sei lá. Vá andando por aqui que os primeiros a terem novidades partilham. sempre é uma forma de terapia financeira 🙂

    Responder
  204. Olá a todos!
    Acho que manha ou terça logo pela manha vamos ter novidades, mas acho também que até 13 de Abril ninguem recebe. Pelas minhas contas os primeiros reembolsos devem estar nas contas la para quarta dia 18 de Abril. Já não é mau!!

    Responder
  205. Gostei da parte da «terapia financeira». 🙂 Pois é, tudo na mesma… Espero que amanhã possamos ter novidades do andamento da coisa e, de preferência, que essas novidades tenham datas anteriores à de amanhã 😉 se não for pedir muito. De outra forma, a miragem de receber até 13 já era! Sim, todos receberemos, mas precisamos do que é nosso para ontem, certo? Espero que tenham tido uma boa páscoa, podia ter sido mais tranquila se este processo dos reembolsos fosse um bocadinho mais «transparente» e se o Estado conseguisse assumir compromissos de calendário com os contribuintes, da mesma forma que quando chega a hora de pagar os obriga a datas limite impostas «sem dó nem piedade».

    Responder
  206. Até amanhã, ainda acredito na hipótese de dia 13… imaginem que a liquidação surge com a data de dia 5, por exemplo. Já estaria tudo em andamento! 🙂

    Responder
  207. Boa noite a todos, estive a ver os comentários do ano passado e só passou de declaração certa para a outra situação a partir do 11, mesmo quem colocou no dia 1, eu por exemplo e recebi a 18. Acho que está dentro da normalidade, vamos aguardar…

    Responder
  208. DESCULPEM A PERGUNTA MAS PORQUE É QUE TODOS FALAM NO DIA 13?

    EU O ANO PASSADO METI A 30 E RECEBI A 15 POR ISSO ESTÁ TUDO DENTRO DO PRAZO, OS NOSSOS BOLSOS É QUE ESTÃO VAZIOS. AMANHÃ VAMOS TODOS ESTAR AQUI A DIZER QUE AS DECLARAÇÕES JÁ ESTÃO LIQUIDADAS. PENSAMENTO POSITIVO.

    Responder
  209. No ano passado, de acordo com participantes do fórum, os primeiros reembolsos foram pagos no dia 13 de abril mas as declarações passaram de certas a declarações com reembolso e liquidação no dia 8. Daí a data. No meu caso, entreguei a 5 e foi pago a 18, 13 dias de calendário. Sim, Zita, pensamento positivo!

    Responder
  210. Bom dia a todos,

    A esta hora a minha declaração continua na mesma, declaração certa, emissão de reembolso nem ve-lo.

    Vamos ver mais tarde.

    Até logo!

    Responder
  211. bom dia.é certo que na informação que é disponibilizada no site,está tudo na mesma,o que não quer dizer que esteja tudo parado,quando for actualizada a informação,já estará tudo diferente,o ano passado que tinha o dinheiro na conta e no site ainda estava como”LIQUIDADA VEJA RESUMO DE COBRANÇA)

    Responder
  212. Bom dia a todos, pois é continua tudo na mesma, mas também é verdade que as coisas não deve estar paradas; vejam o que acho que vai acontecer: as actualizações seram feitas hoje e amanha logo de manha vamos ter todos os que entregamos primeiro a situação alterada com data de hoje para Liquidada (foi assim quando passou a certa e validada pelo menos no meu caso). Depois ainda vamos ter que aguardar pelo menos 1 semana e meia pelo guito. Sinceramente não acredito que alterem a situação com data do fim de semana. Isso era quase, quase um milagre, vamos esperar para ver!

    Responder
  213. No meu caso em anos anteriores, antes da info de Declaração Liquidada ainda aparecia a info Declaração com Reembolsos e só 2 ou 3 dias depois liquidada. Seguindo as datas de 2010 e 2011 (calculando o número de dias) deveria ter declaração com reembolso no dia 5… Além disso em 2010 recebi a 26 e a data que surge para liquidação é de 25 (feriado…).

    Responder
  214. Liguei agora para o nr. de apoio das finanças. E estou estarrecido.

    Uma sra. com muita frieza, (após eu ter-lhe questionado sobre o facto do estado da minha declaração não sofrer alteração desde o dia 3 de Abril, nem sequer indicando o valor do reembolso), diz-me: “Este ano não será como em 2011 nem em 2010, cujos reembolsos foram pagos em 20 dias, pois irão ser todos pagos, mas só no final de JULHO”.

    deprimente! E contra aquilo que foi anunciado no decorrer de Março. que irão cumprir os prazos à semelhança do ano passado.

    Ainda quero acreditar que a frisada senhora, teve uma Páscoa dificil, e tal resposta se deve a ressaca apenas… Mas estou pessimista.

    Responder
  215. bOM DIA , TUDO NA MESMA, ACABEI TE TELEFONAR A MINHA DECLARAÇÃO ESTÁ IGUAL MAS A PESSOA DISSE-ME QUE HOJE QUANDO ENTRARAM LHES DISSERAM PE PODEM CONFIRMAR 14 A 20 DIAS E QUE A QUALQUER MOMENTO FICARIAM LIQUIDADAS, JÁ NÃO SEI EM QUEM ACREDITAR.

    Responder
  216. Bom dia pessoal, com toda a certeza amanhã teremos alterações ao estado das declarações sosseguem 🙂 está tudo a decorrer como nos anos anteriores.

    Um abraço

    Responder
  217. Zita, a minha opinião pessoal e baseado nos acontecimentos do ano passado, esqueça as linhas de apoio.

    O ano passado tivemos chamadas em que os funcionários indicavam Agosto para liquidação Lol…

    Reitero que está tudo a decorrer dentro do esperado.
    Quanto ao facto do Estado das declarações permanecer inalterado nao quer dizer que o processo não prossiga.
    O ano passado o meu pai já tinha o dinheiro em conta e a declaração ainda estava como Certa 🙂
    Boa semana para todos.

    Responder
  218. Liguei agora para o nr. de apoio das finanças. E estou estarrecido.
    Uma sra. com muita frieza, (após eu questionar sobre o facto do estado da minha declaração não sofrer alteração desde o dia 3 de Abril, e ainda nem sequer indicando o valor do reembolso), diz-me: “Este ano não será como em 2011 nem em 2010, cujos reembolsos foram pagos em 20 dias, pois irão ser todos pagos, mas só no final de JULHO”.
    deprimente! E contra aquilo que foi anunciado no decorrer de Março. que irão cumprir os prazos à semelhança do ano passado.
    Ainda quero acreditar que a frisada senhora, teve uma Páscoa dificil, e tal resposta se deve a ressaca apenas… Mas estou pessimista.

    Peço que liguem outras pessoas, para confirmar esta inforamação pff.

    Obrigado.

    Responder
  219. Mais uma coisa, ao ano passado pedimos a ajuda financeira/Troika a dia 6 de Abril e pagaram o IRS dentro do prazo (20 dias) ..

    vai correr tudo como o esperado pessoal…

    Responder
  220. Bom dia!!
    Pois é Nelson mas o ano passado no poder estava “um mãos largas”, este ano temos um “forreta” passo a expressão e sem ofender ninguém.

    Responder
  221. Bom dia

    Não podemos realmente ligar para a linha de apoio.

    Esta linha é uma linha 707, equiparada a valor acrescentado, com custos elevados.

    Para fazer experiência liguei duas vezes no mesmo espaço de tempo, a informação foi contraditória, dada pelo mesmo serviço mas por pessoas diferentes, um diz que até 31 de Agosto outro até 30 de Junho.

    A verdade é que ao fim de 11 dias no ano passado a minha declaração já tinha passado a declaração com reembolso, e este ano nada.

    A informação, no site das finanças, também não nos diz nada de que o reembolso ocorrerá em 20 dias, apenas diz que se entregarmos via NET será prioritária, resta-nos apenas esperar que hajam instruções aos funcionários para que procedam À realização das contas e posterior reembolso do que nos pertence, e como a lei diz que poderá ser até 31 de Julho, nada podemos fazer até lá, a não ser ter esperança de que seja rápido.

    Vamos por aqui dando noticias, e trocar informações uns com os outros, pois a minha declaração foi entregue a 30 de Março e a verdade é que ficou certa muito rapidamente, mas daí para cá nada mexe 🙁

    Responder
  222. a minha foi entregue dia 1 e passou a certa dia 3 e por enquanto nao avançou mais. nao me parece que vamos ter o dinheiro nos mesmos prazos do ano passado…já se encontra tudo mais ” atrasado” mas pode ser que consigamos cedo na mesma.

    ZITA é de confiar o que lhe foi dito, hoje pela linha de apoio….”?

    Responder
  223. bom dia

    meus amigos não há q desanimar,não há motivos para tal como já foi dito por alguns está tudo a decorrer dentro da normalidade,caso algum de nós não tenha o dinheiro na conta dia 15 então ai sim temos motivos para duvidar mas até dia 15 pensamento positivo

    Responder
  224. BIJUA tal como disse num comentário anterior, o meu pai o ano passado já tinha o reembolso na conta e a declaração ainda constava como declaração certa.

    Acredito que tudo decorre dentro da normalidade caso contrário os media já tinham empolado a noticia.

    Em todos os jornais a informação é a mesma (20 dias)

    Responder
  225. bom dia
    eu sinceramente acho que está tudo dentro do normal como o ano passado, que enviei a 04/04 e em 13/04 tinha reembolso emitido ou seja 9 dias a partir da submissão… so recebi a 18/04
    acho é que o prazo começa a contar a partir de 01/04

    Responder
  226. bom dia
    eu sinceramente acho que está tudo dentro do normal como o ano passado, que enviei a 04/04 e em 13/04 tinha reembolso emitido ou seja 9 dias a partir da submissão… so recebi a 18/04
    acho é que o prazo começa a contar a partir de 01/04, também estou aflita mas com esperança 🙂

    Responder
  227. Bom dia,

    Eu assumo que sou uma mera voyer deste forum, mas fiz agora uma experiência, e gostava de partilhar convosco e se fizerem secalhar ficam mais elucidados, liguem para o 707 206 707 e seleccionem as opções 1 > 1 > 0 digitem o vosso NIF e vejam o que vos diz a mensagem.
    Eu coloquei a minha declaração e a dos meus pais no dia 1 de Abril da parte da manhã e a mensagem que me dá é que o meu reembolso já foi emitido e que posso consultar a minha conta nos próximos 5 dias úteis.
    Apesar de no site ainda estar como validada, acredito na gravação porque o ano passado eles atrasaram-se no meu reembolso por um erro deles, e de facto a mensagem que me dava é que o meu reembolso estava pendente por causa de algo.

    Espero ter-vos ajudado.

    MB

    Responder
  228. depois de declaração certa quais são os estados seguintes ?
    n tenho a certeza que aparece logo reembolso emitido… alguem que me esclareça

    Responder
  229. Bijua ñ tenho certeza de nada , voltei a ligar e deram-me outra informação, perguntei porque cada um dizia a sua e dissera-me, poerque ninguém sabe nada, por isso estou a ficar aflita.

    Pergunto será que este jornal de economia não fez mais pesquisa nenhima alem da que postou á um mês, já podia ter feito mais qualquer coisa para saber.

    Já estou a ficar com a macaca.

    Responder
  230. Há uma noticia de 21/03 com a mesma informação Zita.(20 dias)

    Por favor esqueça a linha de apoio, nunca sabem nada, foi assim o ano passado e há dois anos idem aspas aspas…

    Responder
  231. Bom dia,
    Acho que relativamente ao ano passado a situação está atrasada dado que a dia 8 já havia pessoas com indicação de reembolso com data de dia 7. Mas não podemos esquecer que tivemos um feriado que pode ter atrasado o processo. De qualquer forma deixa-nos ansiosos. Lembro-me do ano passado o portal das fin. estar muitas vezes em manutenção e atualizações e este ano nem por isso. Acho que não devemos contar com o dinheiro para esta semana e sim para a proxima.

    Responder
  232. sim concordo que esteja mais atrasado, porque demora mais ou menos 5 dias o reembolso a cair nas contas e dia 15 é já este domingo.
    e antes de dizer reembolso emitido ainda teremos que ter o numero de liquidaçao e declaração com reembolso…

    Responder
  233. Feriado a semana passada e hoje segunda feira de Páscoa.

    Amanhã vão ver alterações nos estados.

    Sim, concordo com a Rita, no decorrer da próxima semana vamos começar a ver reembolsos.

    Responder
  234. Mas por acaso estive a confirmar na minha do ano passado e a declaração ficou com este estado:

    SITUAÇÃO REEMBOLSO EMITIDO

    DATA DA SITUAÇÃO 2011-04-11

    e no entanto foi efectuado o pagamento a mesma…

    Responder
  235. pois Nelson pode ser que sim
    eu acho que recebemos os nossos reembolsos este mês nao sei é se com a mesma rapidez que o ano passado. 🙂 mas já é bom ser no final de Abril dava-me imenso jeito

    Responder
  236. Boas Nelson… Pois agora estava a achar estranho, visto ser do ano passado e realmente não tinha la a dizer pagamento efectuado. Mas sim, eles desde que paguem, ate pode estar sempre a dizer declaração certa, hehehehe.

    Responder
  237. Ricardo é como eu ja tinha dito.

    Meu pai recebeu e ainda tinha declaração certa.

    O Estado no site não é indicativo da celeridade do processo.

    Responder
  238. Acabaram neste momento de me dizer qua ainda nenhuma declaração liquidada, e qua a unuca coisa que tinha mudado era que o ano passado o limite para pagamentos dos reembolsos, palpel e net era Agosto e aue agora papel e net tem que receber até 31 de Junho. POr isso para bom entendedor meia palavra basta, por muito que me custe julgo que vai ser assim, oxalá esteja enganada.

    Responder
  239. Zita, o ano passado disseram isso e muito mais.

    lógicamente que neste momento é prematuro existirem declarações liquidadas.

    vamos receber ate 20 dias, salvo informação legal em contrário.

    Responder
  240. O que eu mais estranho é que em anos anteriores havia no site das Finanças um comunicado informando sobre o prazo de 20 dias. Este ano não. O único comunicado que existe fala na antecipação de 31 de Agosto para 31 de Julho.

    Responder
  241. Até existir informação legal em contrário é tudo especulação.

    Formato papel até Junho, pela Internet reembolso até 20 dias….

    Responder
  242. zita
    o que li foi que até 31 de Junho todos sim mas com prioriadade aos da net por isso teremos de receber antes disso
    tambem já li em diversos jornais o que AT informou dos 20 dias…..nao haveria necessidade dessa afirmaçao e podiam continuar a informar, como no inicio do ano que havia garantias de reembolso tao rapido

    Responder
  243. Bom Dia,

    Não acham que se não reembolsassem em 20 dias já não teria feito um comunicado pela press? Eu acho que está tudo normal. Esta semana já devem de alterar o estado no site e lá para o início da próxima semana devem começar a reembolsar!!

    Responder
  244. Bom dia,

    Eu também acho que está tudo normal… até porque hoje fui às finanças tratar de umas coisas do meu pai e tinha lá um poster gigante a dizer que as declarações entregues pela internet eram pagas em 20 dias… e as entregues em papel até 31 de Junho …
    Vá lá vamos ter esperança…. senão atiramo-nos a eles…

    Responder
  245. hum já descobri lol.
    Boa tarde, tenho estado a acompanharos vossos coméntários.
    Mas acho que ninguem reparou numa coisa.
    No fim da página das finanças diz que a ultima actualização foi dia
    2012-04-04.
    O portal está desactualizado 5 dias…

    Tenham calma poispor isso ninguém sabe nada.

    Obrigado e desculpem a invasão.

    Responder
  246. Se efetuar a entrega via internet, e tiver direito ao reembolso do IRS, este será feito no prazo de 20 dias, de acordo com a Autoridade Tributária e Aduaneira.

    Responder
  247. Caros companheiros:

    Entrei agora em contacto com o site das finanças, sobre o tempo médio de reembolso do IRS, entregue via internet e a resposta foi a seguinte:

    Exmo(a) Senhor(a)
    Agradecemos o seu contacto e em resposta ao solicitado informa-se o seguinte:

    Artigo 96 .º
    Restituição oficiosa do imposto

    1 – A diferença entre o imposto devido a final e o que tiver sido entregue nos cofres do Estado em resultado de retenção na fonte ou de pagamentos por conta, favorável ao sujeito passivo, deve ser restituída até ao termo dos prazos previstos no n.º 1 do artigo 97.º(Redacção dada pelo artigo 46º da Lei n.º 53-A/2006 de 29/12)

    2 – Sobre a diferença favorável ao sujeito passivo entre o imposto devido a final liquidado com base em declaração apresentada dentro do prazo legal e o que tiver sido retido ou pago por conta é devida uma remuneração compensatória.

    3 – A remuneração referida no número anterior é líquida e não tem a natureza de rendimento de capitais.

    Artigo 97.º
    Pagamento do imposto
    (Redacção do DL 198/2001, de 3 de Julho)

    1 – O IRS deve ser pago no ano seguinte àquele a que respeitam os rendimentos nos seguintes prazos:

    a) Até 31 de Agosto, quando a liquidação seja efectuada no prazo previsto na alínea a) do artigo 77.º;(Redacção dada pelo artigo 46º da Lei n.º 53-A/2006 de 29/12)

    b) Até 30 de Setembro, quando a liquidação seja efectuada no prazo previsto na alínea b) do artigo 77.º;(Redacção dada pelo artigo 46º da Lei n.º 53-A/2006 de 29/12)

    c) Até 31 de Dezembro, quando a liquidação seja efectuada no prazo previsto na alínea c) do artigo 77.º (Aditada pelo artigo 46º da Lei n.º 53-A/2006 de 29/12)

    2 – Nos casos previstos na alínea b) do n.º 1 do artigo 76.º, ao imposto são acrescidos os juros compensatórios que se mostrarem devidos.

    3 – As importâncias efectivamente retidas ou pagas nos termos dos artigos 98.º a 102.º são deduzidas ao valor do imposto respeitante ao ano em que ocorreu a retenção ou pagamento.

    Com os melhores cumprimentos
    DSIRS
    José Soares

    Por isso, a resposta não é favorável aos nossos interesses, resta aguardar por uma melhor noticia.

    Cumprimentos,

    Responder
  248. Ora bem, deixo agora a versão que me foi transmitida pelo telefone, via centro de atendimento.

    Minha sra., tudo indica que se mantém como no ano anterior. Eu próprio entreguei a minha declaração dia 30 e aguardo novidades. Lol 🙂 Mas não sabemos muito mais. Quanto ao site, nem sempre está atualizado. E este ano está a correr mal, eles atualizam por lotes e basta uma declaração do lote ter divergências ou estar incorreta para atrasar a atualização e passar para o dia seguinte. MEU DEUS!!!!!!

    Como podemos concluir e verificar, a informação destes funcionários é tanta como a nossa. Adorei a parte das atualizações… Oh my god!

    Responder
  249. Telmixa não vi noticia….sem dinheiro estao sempre! em anos anteriores tambem diziam sempre isso
    mas lá esta se nao houvesse reembolso em 20 dias nao dariam a noticia porque senao ficavam como no inicio do ano em que as noticias eram que nao davam garantias de reembolso rapido.

    Responder
  250. quanto ao email recebido esta errado os reembolsos sao até 31 de Julho e nao agosto…esses emails tipo sao os mesmos dos anos anteriores.

    de resto eu só vi declaração certa a dia 4 e tem data de dia 3 e no proprio dia 3 nao estava actualizado, sim o site pode conter alguns atrasados de actualizaçao

    Responder
  251. Olhe Nelson já que este ano choveu pouco, vai chovendo por aqui! mas era melhor que fossem notas, voçês não acham que quando ligamos para lá e intoduzem o nosso nº eles tem acesso a dados que nós não! e actualizados, o portal pode estar desatualizado mas lá….. e dizem que aminha declaração só está validada. cheira-me a gato ::))

    Responder