Leitura sugerida: Guia de Poupança Fiscal (IRS 2012 e 2013)

[wp_ad_camp_1]

Recebemos recentemente o “Guia de Poupança Fiscal”, gentilmente enviado pelo autor, Pedro Cruz. Trata-se de uma edição com a chancela da Vida Económica orientada para as finanças pessoais e, em concreto, para a gestão informada de vários aspetos incontronáveis relativos ao IRS. O objetivo, estamos em crer, é poder satisfazer todo o tipo de leitores, incluindo aqueles para os quais a gestão fiscal é uma novidade.

A obra de cerca de 100 páginas impressa em formato A4 aposta no português simples, na profusão de exemplos e na representação gráfica, nomeadamente, nos capítulos destinados a auxiliar no preenchimento da declaração anual de IRS.  Em termos de organização podemos encontrar 6 capítulos:

  • A declaração de Rendimentos
  • Definições Fiscais
  • Categorias de Rendimento
  • Deduções Específicas
  • Deduções à Coleta
  • OE 2012
  • E ainda uma tabela final com o resumo das Deduções no IRS.

Se é certo que encontra muita de informação de referência contida nesta publicação dispersa, por exemplo pela net, ou um pouco mais arrumada por aqui (ver Deduçõess IRS 2012), também é verdade que o “Guia de Poupança Fiscal”  acrescentará valor para muitos dos nossos leitores, quer por oferecer um preenchimento acompanhado da declaração do IRS, quer por sistematizar conceitos e informação de referência num único local de fácil consulta, quer ainda por expor vários exemplos concretos ao longos das várias secções, respondendo a muitas das perguntas mais frequentes. O preço anunciado acaba por tornar a obra particularmente apelativa e competitiva face a concorrência existente: 4,90€.

Note bem: Não temos qualquer interesse comercial na obra.

Deixar uma resposta