Consultar online o mapa de responsabilidades de crédito

Desde 2012, o Banco de Portugal passou a disponibilizar online a consulta do mapa de responsabilidades de crédito e da informação sobre a restrição ao uso de cheque.

O serviço registou uma evolução significativa em outubro de 2018 passando a disponibilizar mais informação ao cliente bancário. Em concreto, ao tradicional “mapa de responsabilidade de crédito” juntou o “mapa de responsabilidades de crédito agregadas” que resume as responsabilidade de crédito do cliente bancário, quer como devedor direto, quer como avalista ou fiador de créditos alheios. Este segundo mapa só surge para dados referentes a um período posterior a agosto de 2018.

Os interessados (particulares) deverão possuir cartão do cidadão e autenticar-se através dele no sítio do Banco de Portugal ou, no caso de se pretender, em específico, o mapa de responsabilidades de crédito, autenticar-se através das credenciais de acesso usadas no Portal das Finanças.

Estas cautelas devem-se ao facto de a informação a consultar ser confidencial.

No caso das empresas a autenticação faz-se com as credenciais usadas no Portal das Finanças.

Note que o Banco de Portugal passou também a a permitir que os interessado obtenham dados históricos do Mapa de responsabilidades de Crédito podendo para o efeito, ainda antes de clicar em “Obter Mapa” selecionar o período de tempo relevante, podendo selecionar qualquer mês específico desde 2009.

Em baixo temos uma imagem da página de entrada do Banco de Portugal para efetuar o pedido do Mapa de Responsabilidade de Crédito.

 

Central de Responsabilidades de Crédito
Clique para aceder ao Banco de Portugal

 

Mais informação:

Se tem interesse sobre este tema talvez considere relevante ler também o artigo onde procuramos explicar “O que fazer se o seu nome aparecer na Central de Responsabilidade de Crédito? “

4 comentários

  1. boa tarde preciso que me enviem por email o mapa de responsabilidades do banco de portugal meu numero contribuinte e #### cartao cidadao e ######

    1. maria faça o seu pedido junto do banco de Portugal, não aqui. E tenha mais cuidado com a divulgação de nº de identificação pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *