Trabalhadores portugueses sentem o seu trabalho menos reconhecido e recompensado

O Observatório Nacional dos Recursos Humanos (patrocinado por empresas e associações dedicados ao sector da gestão de recuroso humanos) tem vindo a desenvolver um relatório anual sobre o grau de satisfação do colaborador (trabalhador) em Portugal e está hoje a divulgar os resultados relativos a 2010. Note-se que foram inquiridas 26 organizações e recolheram-se 37.292 respostas de colaboradores.

 Pode aceder aqui aos resultados finais. Publicamos um excerto com as principais conclusões:

A partir dos resultados apresentados é possível apresentar as seguintes conclusões gerais relativas aos agregados de 2010 do ONRH:

  • Foi registada uma inversão na tendência ascendente das valorizações verificadas em 2009 ao nível das dimensões de análise, tendo os índices de Satisfação, Lealdade e Envolvimento registado em 2010 uma descida face ao ano anterior.
  • A dimensão Envolvimento é a que regista um valor médio mais elevado. Por oposição, a dimensão Reconhecimento e Recompensa é a que regista um valor médio mais baixo.
  • O Índice de Satisfação dos colaboradores desceu 1,2 pontos percentuais comparativamente a 2009.
  • O modelo estrutural estimado para o agregado nacional comprova o impacto da Satisfação na Lealdade e destas duas dimensões no Envolvimento.
  • Da análise sectorial, salientam-se os melhores resultados médios obtidos no sector privado comparativamente ao sector público, verificando-se igualmente que o sector farmacêutico apresenta valores médios por dimensão mais elevados do que a distribuição, a indústria e os serviços.
  • Para as entidades monitorizadas mais do que uma vez verifica-se que entre o penúltimo e o último estudo todas as dimensões registaram uma variação média positiva.

Um comentário

  1. Quando não se sente reconhecido e recompensado é um indicador que é preciso MUDAR , reclamar nada adianta , nunca adiantou o que é preciso é fazer coisas diferentes para ter resultados diferentes .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *