Pesquisa Legislativas 2011 – ponto da situação dos resultados neste momento (rev.)

Ontem ao final da noite fizemos o primeiro ponto da situação à pesquisa que temos em curso e que vem acumulando votos há alguns dias. Com mais de 2000 votos expressos temos que cerca de 11% dos votantes afirma que votará em branco ou nulo e cerca de 5% afirma não ir votar (o que sem seguramente uma subsetimação é reveladora pela disposição em declarar expressamente o facto).

Quanto aos partidos, os partidos sem representação parlamentar cativam 8,2% dos nossos leitores que nos deram a sua opinião. Apenas o MEP ultrapassa os 2% juntando-se-lhe o PNR e o novíssimo PAN com mais de 1% cada (mas menos de 2%).

Admitindo que apenas os 5 actuais partidos obtêm mandatos de deputado, a distribuição dos votos nesses partidos seria a seguinte:

PSD 28,7
PS 27,8
CDS 20,0
CDU 16,1
BE 7,4

O cenário de disputa taco a taco entre quem vai ganhar as eleições também transparece na nossa pesquisa. Por outro lado, assinala-se uma bipolarização bem mais ténue do que a identificada pelas sontagens, com o CDS e a CDU a registarem preferências muito significativas.

Dados brutos (só com os 5 maiores partidos):

PSD 26,4
PS 25,5
CDS 18,4
CDU 14,8
BE 6,8

 

A pesquisa vai continuar em curso até à véspera das eleições. Depois tiramos teimas. Participe.

3 comentários

  1. Depois de 6 anos em que a dívida externa duplicou, hipotecando o nosso futuro, não sei como alguém ainda vai votar no Sócrates. Vão ver o estado-social que vão ter. Isto é mesmo um país de Sporting-Benfica em que aconteça o que acontecer os simpatizantes do PS continuam a votar Sócrates!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *