Exportações já pagam 9 em cada 10 euros importados (act.)

Segundo os dados mais recentes divulgados pelo Banco de Portugal relativos à Balança de Bens e Serviços, no acumulado do ano (Janeiro a Setembro de 2011), a taxa de cobertura das importações pelas exportações de bens e serviços atingiu os 90,2% (era de 83,3% há um ano) que é sensivelmente o mesmo que dizer que o valor daquilo que exportamos é suficiente para pagar 9 em cada 10 euros de importações.

Sendo certo que há ainda um caminho a percorrer até atingirmos um excedente líquido no acumulado de 12 meses, esta taxa de cobertura é historicamente elevada muito para ela tendo contribuindo o incremento continuado das exportações de bens e serviço (persistentemente com aumentos mensais homólogos de dois dígitos) como também a moderação do consumo interno que tem tido reflexo em variações mais modestas (por vezes negativas) das importações.

Mais detalhes aqui no Boletim Estatístico de Novembro do Banco de Portugal.

Um comentário

  1. Quando a gente deixar de comer e passar a andar em pelota e descalços vais ver que a taxa de cobertura das importações pelas exportações de bens e serviços vai dar um excedente do caraças.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *