Agosto de 2011: A tempestade perfeita da Ásia aos EUA ou PIGS ‘R’ US?

A ler na íntegra “Economia mundial: agosto, o mês da “tempestade perfeita”?” de Jorge Nascimento Rodrigues no Expresso. Deixamos aqui um excerto curioso:

“(…) PIGS “R” US

O grande risco deste verão é que a convergência destas  tendências negativas provoque o aparecimento de algum “cisne negro” ainda  imprevisto.

Entretanto, o think tank francês de prospetiva LEAP,  dirigido em Paris por Franck Biancheri, já avisou que entrámos numa segunda fase  da crise em que a novidade agora é a “limpeza” do “lixo” acumulado nas dívidas  soberanas, despoletada pela vaga de crises na zona euro mas que acabará por  tocar os Estados Unidos e o Reino Unido.

E quando tocar esses dois santuários, a tempestade perfeita  ter-se-á formado. Não serão milhares de milhares de euros em jogo mas biliões,  diz o LEAP.

Foi o historiador inglês Niall Ferguson, radicado nos Estados  Unidos, que sintetizou esta situação perante uma audiência americana  escandalizada: “PIGS ‘R’ US”. E comentou que não usou esse título num artigo no  Financial Times, pois o editor não concordaria.

Um comentário

Deixar uma resposta