Onde posso pedir o número de contribuinte – NIF?

[wp_ad_camp_1]

Quem tem por aqui passado estará informado da exigência de atribuição de Número de Identificação Fiscal (NIF), vulgo, número de contribuinte, a todos os membros dos agregados familiares, atribuição essa que deve ser prévia à entrega da declaração anual de rendimentos do IRS – ver “IRS: a inscrição de todos os dependentes nas Finanças é obrigatória já em 2011.

Sem grande surpresa surgem as primeiras indicações de que os serviços emissores do NIF estão a começar a enfrentar números elevados de pedidos de atribuição do NIF ao ponto de as Finanças terem emitido um comunicado alertando para a diversidade de opções que existem para efectuar o pedido e obter de imediato no NIF. Em suma, do que as Finanças sublinham e daquilo que sabemos retemos o seguinte:

  • Qualquer serviço das Finanças está habilitado para emitir um novo número de contribuinte ainda que, desde o surgimento do Cartão do Cidadão, tenha deixado de haver a entrega de um cartão de contribuinte (entregam um papel contendo o número);
  • Os serviços das Finanças localizados nas Lojas do Cidadão também estão habilitados a emitir o NIF;
  • O pedido do NIF também se pode efectuar quando se pede a emissão do Cartão do Cidadão (ainda que este último seja oneroso).

7 comentários

  1. Verifiquei que para solicitar o abono para crianças e jovens via segurança social directa é necessário o NISS. Só é possível obter este número com o pedido do cartão de cidadão? Já coloquei a questão à segurança social, mas ainda aguardo resposta…

  2. Para requerer o abono de familia via Seg social directa e não tiver o NISS do recem – nascido basta digitalizar o formulario (requerimento) e enviar na opção “documentos electronicos” e dp escolher o assunto : requerimento abono/paternidade, etc. Espero ter sido util.

  3. LAMENTO DIZER MAIS UMA VEZ QUE; SEMPRE QUE SE PRETENDE QUALQUER INFORMACAO EM PÁGINAS OFICIAIS SE ESBARRA CONTRA UMA BARREIRA.
    É LAMENTÁVEL QUE INFORMACOES TAO SIMPLES COMO ESTA DE COMO SE ADQUIRIR O NIF NAO MERECAM UMA RESPOSTA SIMPLES E CONCRETA:
    VIVO NA ALEMANHA E É NESTAS COISAS PEQUENAS QUE SE VÊ A PEQUENEZ DO NOSSO PAÍS. MELHOR DE TUDO O QUE TEM A VER COM ENTIDADES OFICIAIS.
    ASSIM CONTINUAREMOS POR MUITOS E MUITOS ANOS A SER A CAUDA DA EUROPA; SENAO DO MUNDO…
    JOSE EDUARDO

  4. Caro Emídio, não faculte informações erróneas. Em Espanha você possui o seu DNI (vulgo BI) ou NIE (caso seja estrangeiro a trabalhar em Espanha) e o seu CIF (vulgo NIF), são 2 coisas completamente diferentes…

    Procure informar-se correctamente antes de lançar batatas para o ar e enganar outras pessoas devido ao seu desconhecimento.

    Grata

  5. Diana Calado, creio que tem que se informar é você,EMIDIO LOURENÇO RODRIGUES está certo, o NIF em España é o mesmo numero do DNI (BI)…e Cif é o numero dado as empresas…..se informe antes de esculachar alguém

Deixar uma resposta