Perdi as senhas de acesso às Finanças, como entrego o IRS?

A perda das senhas que permitem a entrega online da declaração de IRS é um acontecimento comum. O prazo de entrega do IRS seja qual for a categoria de rendimentos recebida é sempre ligeiramente superior a um mês (veja o calendário das declarações anuais de IRS deste ano aqui: “Calendário de Entrega do IRS 2017 e informação sobre a entrega automática“), pelo que se não efectuar o pedido de novas senhas de acesso muito depois de iniciado o prazo de entrega relativo à sua categoria de rendimentos, é quase certo que receberá a dita senha por correio no seu domicílio fiscal a tempo de entregar a declaração dentro do prazo. Em princípio, segundo as finanças, o envio das novas senhas e a sua receção pelos contribuintes não deverá superar os 5 dias úteis, ainda que parte do processo dependa da celeridade do serviço postal.

Perdi as senhas de acesso às Finanças
Perdi as senhas de acesso às Finanças

Se mudou de casa e não atualizou a morada fiscal, se o serviço dos CTT falhar, se…. bom, e que tal tratar de confirmar desde já que tem a senha consigo? A entrega do IRS está à porta.

Dirija-se ao Portal das Finanças, concretamente a esta ligação destinada à recuperação da sua senha e trate do caso o quanto antes.

Se tiver de atualizar o domicílio fiscal, amanhã é um bom dia para tratar do caso numa loja do cidadão ou numa repartição das finanças.

 Acompanhe aqui as novidades sobre o IRS ou subscreva a nossa newsletter.

blank

34 comentários

  1. E caso tenha também perdido a pergunta secreta que é pedida logo a seguir a recuperar a senha? Só a posso recuperar directamente nas finanças?

  2. Tiago, eis a resposta dada por uma fã na nossa página do facebook:
    “Elisabete Guimarães No caso de perda da senha de acesso ao portal das finanças podem :solicitar 2ª via da mesma ou, caso não se lembrem da senha de acesso, enviem pedido de cancelamento da senha de acesso para ” desenhas2@dgci.min-financas.pt“, dp e-lhes enviado email a confirmar anulação da mesma.Posteriormente, podem pedir nova senha.”

  3. como obtenho a minha senha para por o irs pela net, se sempre que tento pedir tenho como resposta . a esse numero fiscal ja foi atribuido senha. e impossivel visto ser a primeira vez que estou a pedir tal coisa

    1. Alguém se pode ter enganado e pediu a senha para o seu número por engano? Mas se assim foi e se tiver a morada fiscal correcta, as senhas foram para a sua casa… Ou será que foi alvo de algum esquema? O melhor é ir fisicamente às Finanças esclarecer a situação (ou telefonar 1ª para a linha de apoio que surge no Portal da Internet e explicar a situação).

    1. Vai pois. Dirija-se ao Portal das Finanças e faça o seu pedido (nós não somos do ministério, apenas um blogue informativo particular sem ligações ao Estado).

    1. A resposta mais honesta é depende. Cada um de nós só tem a experiência pessoal e o tempo de demora não é sempre o mesmo. Só perguntando directamente ao Ministério das Finanças. Da minha experiência demora menos do que 5 dias úteis, mas…

  4. queria que se fosse possível que me enviassem uma password nova pois não sei cal da minha senha que já tinha é favor de mandarem para a morada seguinte rua ####################

  5. Quero, pedir a minha Senha para, poder prieencher o I.R.S….
    Não recebi nada, por a caixa do correio…
    Agradecia que me manda.sem, a minha senha por o e-mail, que tá em cima, em descriçao, mas vou meter aqui tambem…
    karrapato_live@hotmail.com

  6. ola boa noite tenho estado muito doente sem poder sair de casa e precisava da senha do irs para o terminar por favor mandem me por mail pesso vos dedicadamente e por favor muito obrigada

  7. Perdi a minha senha, preciso de entregar o IRS e chegou o fim do prazo.
    Pode enviar-me para o meu endereço de e-mail?

    1. Leonor dirija-se à Autoridade Tributária. Nós falamos de matérias fiscais mas nada temos a ver com o Ministério.

  8. bom dia, eu já fui ao portal das finanças para pedir a senha mas dis-me que ao numero de contribuinte já foi atribuída uma senha, como é possível se se trata do primeiro registo que faço. aguardo uma resposta.. obrigada

  9. Boa tarde
    esqueci-me da minha senha, tambem me esqueci da palavra chave, o que devo fazer para a recuperar ?

  10. Depois de 1 ano a tentar anular a minha senha uma vez que foi alguem sem a minha autorizaçao que pediu (estou no estrangeiro) fui de ferias e dirigi me as finanças toda contente a pensar que ia resolver o problema e qual foi o meu eespanto quando depois de 3horas a espera saio de la com um e-mail portal-senhas@at.gov.pt para puder cancelar a minha senha e pedir uma nova. Volto para o estrangeiro e entro neste e-mail onde fala tudo menos no que eu preciso. Alguem por favor pode me ajudar e dizer me afinal como cancelo a minha senha? Obrigado

  11. Agradecia que me cancelassem a senha que tinha anteriormente
    Morada : [#### eliminado pelo administrador da página, para proteção do leitor ####]

Deixar uma resposta